45 anos do lançamento de You´re my Best Friend e ’39

You’re My Best Friend foi escrita por John Deacon e foi lançada como single no dia 18 de junho de 1976 no Reino Unido, tendo ’39, de autoria de Brian May como lado B.

Vamos conhecer um pouco mais dessa música?

A composição de John Deacon
Deacon escreveu apenas uma música para A Night At The Opera, o quarto álbum de estúdio do Queen. You’re My Best Friend foi escrito para sua esposa, Veronica Tetzlaff, uma ex-professora estagiária de Sheffield, e acabou sendo um sucesso duradouro. A música expressa sua devoção em letras sinceras:

“Você é meu raio de sol e quero que saiba

Que meus sentimentos são verdadeiros

 Eu realmente te amo 

Oh, você é minha melhor amiga.”

O baixista da banda escreveu a música em casa.

“Freddie não gostava de piano elétrico, então eu o levei para casa e comecei a aprender piano elétrico e basicamente essa é a música que surgiu quando eu estava aprendendo a tocar piano”, disse Deacon. “Foi escrito naquele instrumento e soa melhor nele.”

A gravação da música

A música, com arranjos inteligentes que mostraram a harmoniosa harmonia da banda, foi gravada em agosto de 1975 em Londres. A bateria habilidosa de Roger Taylor, com baixo, caixa e chimbal, combinou bem com o baixo Fender de Deacon. Deacon também tocou o piano elétrico Wurlitzer EP-200 na faixa, enquanto Brian May trabalhou sua mágica usual com cinco faixas de guitarra diferentes em seu famoso Red Special.

“John não escreveu muitas músicas, mas quando o fez – como com Another One Bites the Dust e I Want To Break Free – eles eram grandes, grandes sucessos, disse May.

You’re My Best Friend se tornou  uma das faixas muito conhecidas do Queen.  John era um azarão, geralmente o cara quieto do Queen. Às vezes perguntávamos a ele: Você conseguiu alguma coisa, John?’ E ele era muito modesto sobre o que havia escrito. You’re My Best Friend era sobre sua adorável esposa.”

O vídeo

O sucesso do vídeo Bohemian Rhapsody convenceu a banda a usar aquela ferramenta promocional novamente. O clipe de You’re My Best Friend – que mostra a banda em um enorme salão de baile, com um lustre cintilante, rodeado por mais de mil velas – foi dirigido por Bruce Gowers. Foi filmado no Elstree Studios, em Londres, durante um dia excepcionalmente quente de primavera. Não havia ar condicionado e o calor das velas e luzes tornava a sessão desconfortável.

Para o vídeo, Deacon tocou um piano de cauda, ​​o mesmo instrumento que Mercury usou quando a música foi tocada em um show. Eu me recusei a tocar aquela maldita coisa, disse Mercury sobre o piano elétrico. “É minúsculo e horrível e eu não gosto deles. Por que tocá-los quando você tem um piano adorável e excelente? ”

A reação
O single de três minutos foi lançado em 18 de junho de 1976, no Reino Unido, e frequentes apresentações no rádio ajudaram a se tornar um sucesso. “You’re My Best Friend” começou uma corrida de oito semanas nas paradas de singles do Reino Unido em 3 de julho, alcançando uma posição de pico de No.7. Ele também alcançou a posição 16 na Billboard Hot 100 dos EUA e mais tarde foi certificado de platina na América, com mais de um milhão de cópias vendidas. Coincidentemente, o cantor country Don Williams fez um sucesso com sua própria música intitulada You’re My Best Friend no final daquele ano.

A música do Queen já apareceu em vários filmes e programas de televisão, incluindo Os Simpsons, Uma Família da Pesada e EastEnders. A doce balada de Deacon, que também tocou no final da paródia do filme de zumbi Shaun Of The Dead, também foi regravada por outros artistas, incluindo The Supernaturals (1997) e Stevie Ann (2014).

Quando o Queen lançou seu álbum Live Killers em 1979, incluindo apresentações de músicas de shows em toda a Europa, eles incluíram uma versão bacana de dois minutos de You’re My Best Friend.

Décadas depois do sucesso nas paradas de You’re My Best Friend, Deacon vive tranquilamente em Londres e ainda é casado com Veronica, o amor de sua vida, com quem criou seis filhos.

A canção de Deacon continua sendo uma das mais populares já escritas sobre o assunto.

’39

Esta canção, de autoria de Brian May, relata a história de um grupo de exploradores espaciais que embarcam no que é , de sua perspectiva, uma viagem de um ano. Após seu retorno, no entanto, eles percebem que cem anos se passaram, por causa do efeito de dilatação temporal na teoria especial da relatividade de Einstein, e os entes queridos que deixaram para trás estão agora todos mortos ou envelhecidos.

May canta o vocal principal na gravação do estúdio da canção.

Fontes:

www.udiscovermusic.com

www.queenvault.com

www.queenpedia.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *