Queen The Greatest Live – Episódio 33 – Radio Ga Ga

Existem poucos exemplos melhores de banda e público em total harmonia do que o clássico single de Roger Taylor, Radio Ga Ga, de 1984.

Além das fronteiras e barreiras linguísticas, todos no estádio sabem exatamente o que fazer – e o resultado é um dos momentos mais afirmativos da vida. de unidade que o rock ‘n’ roll tem a oferecer.

O público do Queen é uma seção rítmica por si só – e como vemos no último episódio de Queen The Greatest Live, quando se trata de palmas que fazem tremer o estádio, Radio Ga Ga é páreo até para o poderoso We Will Rock You.

Como um dos sucessos definidores do Queen nos anos 80, Radio Ga Ga foi escrita por Roger Taylor, que trabalhou durante três dias seguidos no estúdio com um sintetizador e uma bateria eletrônica para criar esta ode à era de ouro das ondas de rádio. Isso é parte do que a música trata, na verdade, disse o baterista ao apresentador do Breakfast Time do Reino Unido, Frank Bough, quando a música alcançou o segundo lugar no Reino Unido em 1984.

O fato de os videoclipes parecerem assumir o controle quase do lado auditivo – o lado visual parece ser quase mais importante.

Embora o verso parecesse ao mesmo tempo triunfante e melancólico, foi o refrão da Radio Ga Ga – convidando a uma palma dupla quase pavloviana – que deu ao Queen mais um ponto de destaque na participação do público.

Mesmo assim, foi preciso que Freddie Mercury reconhecesse o potencial do hino da música. Acho que Roger estava pensando nela apenas como mais uma faixa, refletiu o cantor, que finalizou Radio Ga Ga. Mas eu instantaneamente senti que havia algo ali, uma mercadoria realmente boa, forte e vendável

Como sempre, Freddie provou enfaticamente que estava certo, com a percussão humana da Radio Ga Ga tocando em todos os shows do Queen desde seu lançamento até a formação original sair da estrada no final dos anos 80. E se você nunca teve a sorte de estar naquele mar de mãos, capte a atmosfera com as eletrizantes imagens de arquivo desta semana do show histórico da banda em Népstadion, na Hungria, na Magic Tour de 1986.

Próxima Semana: Queen The Greatest Live – Freddie Mercury

Foto: © Queen Productions

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *