Curiosidades – Freddie Mercury –  O Rei da Bavária – Por Sheila Pauka

.                     Freddie Mercury –  O Rei da Bavária

Munique foi um verdadeiro paraíso para Freddie. Freddie era uma verdadeira Rainha no palco. Acho que ele veio para Munique porque queria ser uma Rainha na vida real.

Peter Ambacher

– Entre 1.979 e 1.985, Freddie Mercury foi um visitante regular de Munique, gravando Álbuns e curtindo festas selvagens. Um de seus amigos na época era Peter Ambacher, também conhecido como a drag queen  Miss Piggy .

Hoje, ele oferece visitas guiadas pela cidade seguindo os passos de Freddie Mercury.

Abaixo, segue sua entrevista –

**********

– Ainda de aparência jovem, ele usa tênis esportivo e carrega uma bolsa de juta. Ele nos levará para onde, há quase 40 anos, o maior astro do Rock do mundo se apaixonou, onde costumava comer knuckle de porco e onde gostava das melhores festas.

– Ambacher nos conduz por algumas ruas laterais – e para em frente ao número dois na Stollbergstrasse. Este é o lugar onde tudo começou.

E – Onde estamos?

P.A – Este é o local do antigo bloco de apartamentos Stollberg Plaza. Freddie morou aqui durante seus primeiros meses, após se mudar para Munique.

E – Você também o visitou neste apartamento?

P.A. – Sim, muitas vezes, na verdade! Eu geralmente ainda estaria com ele depois de uma noite passada em um bar ou uma discoteca, e Freddie costumava dizer: ” Venha, vamos voltar para o meu. Nós saíamos juntos lá. O apartamento não era tão bom, porque só havia quartos mobiliados no Stollberg Plaza e Freddie não se importou em mudar nada.

 

 

 

E – Vamos voltar um pouco mais no tempo: como você descobriu que Freddie Mercury estava morando em Munique?

P.A – Eu era um frequentador assíduo do Jeans, um bar gay. Naquela época, ficava no mesmo quarteirão do Stollberg Plaza. Ouvi um boato no bar de que Freddie Mercury estava na cidade.

E – Você era fã dele e do Queen na época?

P.A – Eu os tinha visto se apresentar na televisão. Sempre pensei: ele é gay. Mas em 1.979, quando ele se mudou para Munique, ele ainda não tinha se revelado em público. Ele esperava que, em Munique, poderia se concentrar em sua música em paz, sem a interrupção constante dos caçadores de autógrafos.

– Depois de caminhar algumas centenas de metros na calçada, Ambacher para em frente à um complexo de escritórios. Ele corre ao longo do número 48 para entrar em uma passagem estreita através de um edifício. Foi aqui que ele conheceu Freddie Mercury.

E – Na frente de um prédio de escritórios?

P.A – Aqui costumava ser a Fisherman’s, uma sauna para gays. Você tinha que tocar a campainha e olhar direto para a câmera. Então a porta se abriria com um zumbido.

R – E então, uma noite, o grande Freddie Mercury entrou marchando?

P.A  – Este homem estava de repente em pé na minha frente com seu torso peludo e apenas uma toalha em volta dos quadris. Nós conversamos, eu achei ele muito legal, fiquei surpreso que ele falava inglês. Foi sua assistente que me disse com quem eu estava falando.

E – Então você não reconheceu Freddie Mercury, uma das maiores estrelas do Rock do mundo?

P.A. – Notei seu bigode memorável. Embora não fosse tão incomum. Todos em Munique tinham bigode na época. Freddie era apenas um cara muito normal – como você e eu. Ele era tímido e certamente não se empolgava.

– Em 2.018, o filme Bohemian Rhapsody foi lançado no cinema. O filme retrata o período de Munique como um ponto baixo: Freddie no fundo do poço cercado por falsos amigos. Não é verdade, é claro, diz Ambacher – e na próxima parada do passeio, na Sebastiansplatz (praça), ele dá sua versão da história.

E – Onde estamos agora?

P.A. – Este é o antigo Sebastianseck (bar). Foi aqui que Freddie conheceu um de seus amores … Winnie Winfried Kirchberger comandava o Sebastianseck. Ele também foi responsável por apresentar Freddie à culinária bávara.

 

E – Ele gostou?

P.A. – Ele amava knuckle de porco. Winnie cuidou dele, apesar das brigas. Uma vez, no aniversário de Winnie, Freddie mandou entregar um Mercedes Coupé novo em folha do lado de fora do bar, com um enorme laço enrolado em volta. Certamente, àquela altura, tínhamos formado um grupo de verdade: Freddie, Winnie, eu e alguns outros camaradas que Freddie conheceu na sauna ou nos clubes. Foi um momento maravilhoso. Foi uma época maravilhosa, enquanto eles estavam juntos.

– Peter Ambacher dirigia um bar na Blumenstrasse 43: o antigo Frisco, onde ele servia bebidas.

P.A. – O bar ficava no térreo e funcionava seis dias por semana. Nosso lugar era tão popular que os donos de restaurantes e bares da região se perguntaram por que seus clientes corriam atrás de nós às 23h00!

E – Por que exatamente às 23h?

P.A. – As Frisco Girls se apresentaram à meia-noite! Eram duas amigas e eu como Miss Piggy. Coloquei meu nariz e orelhas de porco, sincronizei os lábios com as músicas e dancei.

E – E o Freddie era fã das Frisco Girls?

P.A. – Ele estava lá muito para ver os shows. Mas ele geralmente ficava no canto, bebia sua vodca com laranja e observava a multidão. As janelas do Frisco ficavam escurecidas para que ninguém visse a luz do dia. Muitas vezes só saíamos de madrugada.

E – Então como acabou o Frisco?

P.A. – Trabalhei lá por 13 anos, até 1.987. Aí Rainer, meu companheiro de vida, também morreu de AIDS. Eu não queria continuar sozinho …

– Antes de encerrar o passeio, Peter Ambacher quer nos mostrar o clube Henderson na Rumfordstrasse, hoje conhecida como Paradiso Tanzbar.

         

 

E – Não foi aqui que Mercury gravou o videoclipe de sua música Living on my Own?

P.A. – Freddie comemorou seu 39º aniversário aqui, em 1985. Todos nós aparecemos em trajes elegantes. Alguém veio como Maria Stuart, outra pessoa como Rainha Elizabeth, eu estava vestida como uma dama de companhia porque não cabia em uma drag. Atravessamos um tapete vermelho para sermos recebidos por vans de emissoras de televisão, incluindo uma da BBC. Foi a melhor festa da minha vida. Bebemos garrafa após garrafa de champanhe Cristal Louis Roederer.

 

 

 

E – E foi nessa festa que foi feito o videoclipe de Living on my Own?

P.A. – Tivemos que filmar isso nos próximos dias. Totalmente de ressaca! Mas não importava, para mim o melhor presente era simplesmente passar esse tempo com Freddie.

– 1.985 – A carreira solo de Freddie Mercury não é o grande sucesso que ele esperava. Ao mesmo tempo, sua Banda é convidada a participar do Live Aid … alguns problemas de saúde … Freddie deixa Munique !

E – Freddie disse adeus?

P.A. – Ele se foi entre um dia e o outro. Ele apenas enviou seus melhores votos e agradecimentos por meio de sua assistente. Foi estranho, alguns dias antes estávamos comendo juntos, festejando juntos. E então ele se foi. Acho que Munique foi um verdadeiro paraíso para Freddie. Mas não foi um paraíso para a eternidade !

 

Peter Ambacher

Fonte – www.munich.travel
Tradução livre feita por mim .
Base para composição de texto e ajustes – Nansen & Piccard.
Fotos de Frank Stolle

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Feliz Natal a todos!!

Postado por - 24 de dezembro de 2010 4
Nós gostariamos de desejar a todos um Feliz Natal. Queremos agradecer pela ajuda e força de todos nos momentos difíceis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *