Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 12/15 por Helenita dos Santos Melo

12° Álbum “A KIND OF MAGIC” – (1986)

One Vision

– A banda decidiu que essa música seria creditada a todos os quatro, mas era basicamente composta por Brian May (acordes) e Roger Taylor (letras). Freddie Mercury estava encarregado da produção e dos arranjos, e ele aperfeiçoou o que os outros compunham.

– Durante toda a sua carreira, as músicas foram creditadas ao membro original da banda que as escreveu, mesmo que outros membros tenham contribuído. Para One Vision, a banda optou por um crédito conjunto, que se tornaria a norma do próximo álbum The Miracle.

– Ela é inspirada no famoso discurso de Martin Luther King Jr. nos degraus do Lincoln Memorial, em 28 de agosto de 1963, tanto que, no texto, a frase “I have a dream” é mencionada várias vezes.

– A canção sempre foi tocada pelo Queen nos concertos da Magic Tour como primeira apresentação. Eles disseram que, de fato, a introdução da música foi “perfeita” para a abertura de um evento como aquele.

– Ela não fez parte do filme “Highlander” como as outras músicas do disco, mas entrou em outra película, “Iron Eagle (Águia de Ferro aqui no Brasil)  estrelado por Louis Gossett Jr.

– O vídeo é caracterizado pela pose conhecida das quatro cabeças dos membros do grupo, exibido pela primeira vez em 1975 com o vídeo de “Bohemian Rhapsody” e depois retomado dez anos mais tarde. John Deacon pode ser visto na bateria em uma breve passagem.

– Vozes estranhas e distorcidas de Freddie podem ser ouvidas no início da música, que também podem ser ouvidas durante a seção de bateria de Roger, porque Brian usou um Fairlight CMI para mostrar e modificar os sons gravados.

– Um documentário foi feito em torno da gravação desta faixa, mostrando os membros da banda trabalhando na música no estúdio com o produtor Reinhold Mack (que trabalhava com a banda desde 1980).

– A banda estava insatisfeita por ter uma equipe de documentários por perto, sentindo que os forçou a agir de acordo com a câmera e não naturalmente como eles mesmos no estúdio. No entanto, foi incluído em muitas compilações de vídeo e no relançamento do álbum A Kind of Magic.

– A última frase da música é Fried chicken (Frango frito), embora inicialmente as palavras fossem One vision.

– Essa mudança foi o resultado de um jogo que a banda costumava fazer às vezes: durante a gravação e composição das letras eram feitas algumas paródias de suas músicas.

– Naquele dia, o grupo comeu frango frito no jantar (em inglês, Fried chicken).

 

A Kind of Magic

– Essa música foi escrita por Roger Taylor. Ele afirmou que escreveu alguns textos, que acabaram sendo a base de One Vision e A Kind of Magic, evidenciados pela demo da música que aparece pela primeira vez no EP bônus de 2011, que mistura os dois textos.

– Mais tarde, sem o conhecimento de Roger, que estava nos Estados Unidos por alguns dias, Freddie aperfeiçoou a letra, acrescentou a linha de baixo e reorganizou a estrutura. Independentemente disso, a nova versão mais pop foi atribuída a Roger.

– Esta versão está incluída no álbum, e foi lançada como um single e incluía Spike Edney, que toca alguns teclados.

– A versão alternativa mais pesada e rock, que também fez sua estreia oficial no EP 2011 Universal Bonus, é apresentada durante os créditos finais de Highlander.

– A frase “A Kind of Magic” (Uma espécie de magia) é a mesma pronunciada pelo protagonista Connor MacLeod (Christopher Lambert) no filme Highlander.

 

One Year of Love

– Composição de John Deacon.

– Na versão do álbum, ele toca o sintetizador Yamaha DX7, há uma orquestra de cordas conduzida por Lynton Naiff e um saxofone tocado por Steve Gregory.

-John decidiu substituir o solo de guitarra por um solo de saxofone após uma discussão com Brian, que não aparece na música.

– Foi lançado como single na França e na Espanha.

– A música aparece durante a cena do bar em Highlander.

 

 

Pain Is So Close to Pleasure

– Foi escrita por Freddie Mercury e John Deacon.

– Esta teria sido uma das últimas vezes que Freddie teria cantado uma canção do Queen completamente em falsete.

– Outra música que ele canta completamente em falsete é Cool Cat, do álbum Hot Space.

– O título da música se refere a um pedaço do texto da música One Year of Love.

– É a 4ª faixa do álbum A Kind of Magic (1986) e é uma das três músicas do disco (as outras duas foram “One Vision” e “Friends Will Be Friends”) que não fazem parte da trilha sonora do filme “Highlander – The Last Immortal”, dirigido por Russell Mulcahy.

 

Friends Will Be Friends

– Composição co-escrita por Freddie Mercury e John Deacon. É uma das últimas baladas de piano de Freddie e alcançou o 14º lugar no Reino Unido.

– Durante a Magic Tour, a música foi tocada entre We Will Rock You e We Are The Champions, as tradicionais músicas finais das performances ao vivo do Queen. Não aparece em Highlander.

– Esse “intervalo” entre as duas últimas músicas não ocorria desde 1977, ou seja, da turnê “News of the World”.

– O vídeo foi filmado na “Wembley Arena” junto com um grande grupo de fãs.

O texto basicamente fala que são os amigos que nos levarão pela mão na adversidade e que permanecerão ao nosso lado para sempre.

– Com relação ao álbum: de acordo com muitos, as duas músicas que veem a colaboração de Freddie Mercury e John Deacon (“Pain Is So Close to Pleasure” e “Friends Will Be Friends”) foram inteiramente compostas por este último que, no entanto, teria decidido co-creditá-las a Freddie como sinal de reconhecimento pela ajuda prestada durante a registração.

 

Who Wants to Live Forever

– Foi composta por Brian May, que também canta a primeira estrofe e o primeiro refrão.

– John Deacon não participou e Roger Taylor tocou algumas partes da bateria eletrônica e contribuiu com os vocais de apoio. Percussão e contrabaixo foram tocados pela orquestra, apesar de Roger e John tocá-los no vídeo.

– A música serve como um “tema de amor” no filme Highlander, pois acrescenta ao enredo secundário do filme como um homem predestinado à imortalidade, conforme o passar dos anos, vê as pessoas envelhecerem e morrerem.

Existe uma versão instrumental da música chamada “Forever”.

– No filme, Freddie também canta a abertura da música, ao contrário da versão do álbum, que é cantada por Brian.

– A música foi apresentada em todos os estágios da turnê do álbum A Kind of Magic. A versão original incluída no álbum tem uma duração de pouco mais de cinco minutos e é a faixa mais longa do álbum. A versão incluída na coleção “Greatest Hits II” na parte final da canção é cortado um segmento musical de vinte segundos.

 

Gimme the Prize (Kurgan’s Theme)

– Foi escrita por Brian May.

– Essa música é caracterizada por sons de heavy metal e também de várias falas do filme, em particular I have something to say: It’s better to burn out than to fade away (Eu tenho algo a dizer: É melhor queimar do que desaparecer) e There can be only one (Só pode haver um).

– Essas falas são ditas por Kurgan, principal antagonista do filme Highlander. Por isso a música foi legendada “Tema de Kurgan”.

– Dentro da música são audíveis efeitos sonoros como lutas de espadas, várias risadas de Kurgan e tiros como os apresentados no filme.

– A música está ligada a outra composição semelhante do álbum: Princes of the Universe.

 

Don’t Lose Your Head

– Música composta por Roger Taylor e apresenta a cantora Joan Armatrading em uma participação vocal especial.

– A canção tem o nome de uma frase citada no filme Highlander e é tocada por um curto período de tempo quando Kurgan sequestra Brenda.

– A música então segue em um cover de Theme from New York, New York, embora seja apenas um pequeno clipe. Este cover não tem nada a ver com a canção chamada New York (demo) inserida no Box Set comemorativo intitulado Freddie Mercury Solo Collection, lançado em 2000.

– Uma versão instrumental da canção intitulada A Dozen Red Roses for My Darling é o lado B de A Kind of Magic.

– Junto com Gimme the Prize, são as únicas peças de A Kind of Magic que não foram lançadas como single.

Essa música nunca foi tocada ao vivo em shows ou turnês do Queen.

 

Princes of the Universe

– É a trilha sonora do filme Highlander e foi escrita por Freddie Mercury.

– É um trabalho bastante complexo e pesado e mostra o Queen voltando às raízes do hard rock e do heavy metal. A música é tocada nos créditos de abertura do filme.

– O videoclipe usa clipes e cenários do filme, bem como uma participação especial de Christopher Lambert, “lutando” com Freddie no Silvercup Studios, que era uma locação do filme.

– Christopher Lambert usa a espada para “combater” com Freddie e este defende-se com o seu microfone a meia haste!

– Com muitos efeitos especiais, o clipe foi dirigido pelo próprio diretor de Highlander, Russell Mulcahy.

 

 

Postagens anteriores:

1 -Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 1/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

2 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 2/15 – Queen II – por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

3 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 3/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

4 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 4/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

5 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 5/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

6 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 6/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

7- Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 7/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

8 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 8/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

9 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 9/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

10 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 10/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

11 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 11/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

B-Sides – Stealin’

Postado por - 3 de maio de 2023 0
B-SIDES – Stealin’ Autor: Queen B-side de Breakthru, 1989 – Uma sobra interessante das sessões de The Miracle, Stealin‘ evoluiu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *