Bruce Gowers, diretor do clipe de ‘Bohemian Rhapsody’ morre aos 82 anos

Bruce Gowers, o diretor vencedor do Emmy de American Idol: The Search for a Superstar e o vídeo original de Bohemian Rhapsody, morreu em 15 de janeiro em sua casa em Santa Monica após sofrer uma infecção respiratória aguda, de acordo com a família. Ele tinha 82 anos.

Entre 2002 e 2011, Gowers dirigiu 234 episódios de American Idol ao longo de oito temporadas, o que lhe rendeu cinco indicações ao Grammy e uma vitória por excelente direção em série de variedades, música ou comédia em 2009.

Gowers já havia sido indicado ao mesmo prêmio Emmy em 1998 por seu trabalho no especial de TV Fleetwood Mac: The Dance no ano anterior. Em 1985, ele também foi indicado aos editores do Fifth International Guinness Book of World Records por excelente edição de fita de vídeo para uma série limitada ou especial.

Nascido em New Kilbride, na Escócia, Gowers começou sua carreira no outro lado do Atlântico, onde frequentou o BBC Training College em Londres. Por fim, Gowers aceitou cargos de produção e direção em redes como Rediffusion e London Weekend Television.

Sua família observou que Gowers era mais feliz na sala de controle, que ele frequentemente ocupava como diretor de programação de televisão e videoclipes.

Em 1975, Gowers foi repentinamente aclamado pela crítica depois de atuar como diretor do lendário videoclipe de Bohemian Rhapsody do Queen.

Nas décadas que se seguiram, Gowers viu um influxo de oportunidades para trabalhar ao lado de artistas como Rolling Stones, 10cc, Rod Stewart, Bee Gees, Alice Cooper, Journey, Supertramp, Michael Jackson, Rush, Santana, Prince, REO Speedwagon, Toto , John Mellencamp e muito mais.

Mais tarde, nos anos 70, Gowers mudou-se para a Califórnia, onde continuou a dirigir e produzir grandes premiações, como o Primetime Emmy Awards, o Billboard Awards e o MTV Awards.

Gowers recebeu seu próprio MTV Award por seu trabalho em Bohemian Rhapsody e recebeu um prêmio do Director’s Guild of America em 2004 por Genius: A Night for Ray Charles. O experiente cineasta também recebeu um Grammy em 1986 por dirigir o videoclipe longo de Huey Lewis and the News, The Heart of Rock ‘n’ Roll.

Ele deixa esposa, Carol Rosenstein; sua filha, Katharine Polk; seu filho, Sean Gowers e seus quatro netos: Sean Jr., Robert, Charlotte e Layla.

Fonte: variety.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *