Box Collector´s Edition por trás das câmeras – Por Sheila Pauka

®️ Brian May fala sobre o processo criativo do Queen com o Box Set The Miracle.
– Com o lançamento do Box Set The Miracle do Queen – uma reedição expandida de oito discos do Álbum de 1989 – os fãs não apenas obtém acesso à faixas inéditas, mas também dão uma espiada no funcionamento interno da Banda icônica.
Enquanto a edição de colecionador inclui músicas como Face It Alone e Too Much Love Will Kill You ( pretendida para o Álbum, mas arrancada no último minuto ), o verdadeiro bônus da caixa é a inclusão de diálogos das sessões de estúdio de 1988 da Banda.
– Você se sente assim ?
Ouvir o Queen rir, provocar e reclamar durante a produção de The Miracle – gravado após o diagnóstico de HIV de Freddie em 1987 – é uma alegria semelhante a assistir ao documentário dos Beatles de Peter Jackson – Get Back – e sua riqueza de brincadeiras saudáveis ​​e bem-humoradas.
 Ouvindo nossos diálogos em The Miracle, parece que estou no meio de nossas sessões, encontrando alegria, encontrando frustração – disse Brian à Variety quando telefonou de Londres.
Essa era a intenção – convidar as pessoas para o nosso ambiente de estúdio naquele momento.
 – Brian também sugere uma possível turnê do Queen + Adam Lambert em 2023 e o lançamento expandido de seu EP – Star Fleet Project – de 1983, com Eddie Van Halen.
– Entrevistador – Vocês dividiriam os créditos das músicas igualmente. Essa foi a primeira vez. O que levou a Banda a essa decisão ?
– Brian – Foi uma decisão interna, parte do nosso processo de crescimento, eu acho. Percebemos, cada vez mais, que o fato de sermos concorrentes era bom para nossa criatividade, mas muitas vezes prejudicial para fazer as escolhas certas e tirar o máximo proveito um do outro. Então, decidimos compartilhar o crédito da escrita e isso fez uma grande diferença para nós.
– De repente, não parecia que você estava cuidando do bebê de outra pessoa. Você está trabalhando em algo compartilhado no qual todos têm interesse. Isso nos deu uma nova energia, despertou uma nova centelha em nosso processo criativo.
– É difícil lançar minha mente de volta completamente. Mas lembro que estávamos todos prontos para participar e tirar o máximo proveito do fato de que éramos maiores juntos do que a soma de nossas partes. Escrever juntos era uma coisa, mas também percebemos o quão bem havíamos trabalhado juntos.
– Essa química era rara, preciosa e não algo que você pudesse ter montado artificialmente. Pela graça de Deus, nos encontramos com talentos complementares.
Então, coisas como Was It All Worth It foram incrivelmente interativas de uma forma que não víamos há anos. Nós apenas participamos, nos empolgamos e nos divertimos.
O Processo Criativo
– Brian – O Box Set destaca isso porque você ouve o processo criativo – estamos dando à você tudo – de outtakes significativos, letras alternativas, tentativas de diferentes solos e tomadas vocais, a quantidade de argumentos saudáveis …
Você ouve sua evolução !
E há um Álbum inteiro do que poderia ter sido em oposição ao que se tornou.
Ouvindo com fones de ouvido nossos diálogos em The Miracle, parece que estou no meio de nossas sessões – encontrando alegrias, encontrando frustrações …
Face It Alone – por que tão pouco retrabalhada ?
– Entrevistador – Face It Alone com Freddie Mercury foi a primeira faixa da caixa The Miracle a sair, e é surpreendente ouvir como ela estava nua. O que você lembra sobre fazer essa música ?
– Brian – Muito pouco. Era um fragmento entre tantos outros fragmentos naquela época, ou talvez outras canções nos chamassem mais alto. Eu me lembro do som da melodia … ficou na minha cabeça. Foi feito incrivelmente rápido. Freddie provavelmente escreveu a letra pela manhã e estava trabalhando na música com seu estranho teclado. Eu nem me lembro de ter tocado guitarra nela, para ser honesto. Eu provavelmente estava apenas tocando algo para nos levar para o próximo verso, algo para alimentar.
– Entrevistador – Então, sua equipe de Engenharia uniu elementos para tornar Face It Alone completa …
– Brian – Sim. Resistimos à tentação de entrar lá e fazer um número comigo tocando novas partes da guitarra. Resistimos, também, à tentação de transformá-lo no épico que poderia ter se tornado.
Poderia ter sido desenvolvida em uma grande construção. Mas queríamos entregá-la da forma mais simples possível.
É muito austero como você pode ouvir, com muito pouco na pista … o mais econômico possível. Há momentos em que os meninos resgataram uma palavra ou uma frase para fazer uma reprise do verso que faz sentido – Freddie fez três takes – mas é isso.
– Entrevistador – Quando a versão que ouvimos foi finalizada e apresentada à você, qual a primeira coisa que passou pela sua cabeça ?
– Brian – Os caras jogaram isso em cima de mim, então fiquei muito emocionado. Tudo o que eu podia ouvir eram as incríveis cordas vocais de Freddie, trabalhando tão esplendidamente e apaixonadamente … Sim, eu estava muito emocionado.
Era como se ele estivesse lá, e você percebe, novamente, que talento incrível ele era. Um ser humano tão incrível com um instrumento extraordinário.
As músicas assumem significados diferentes para pessoas diferentes em momentos diferentes.
Fotos: algumas maquetes utilizadas no vídeo de Face It Alone
Novidades por aí ?
– Entrevistador – Considerando que existem outros Álbuns do Queen que ainda não receberam o tratamento de raridades do Box Set, é justo dizer que existem outras joias para descobrir e lançar ?
Brian – É possível. Nós realmente não sabemos até voltarmos lá. Eu não teria previsto que teríamos tanto material inédito em torno de The Miracle, como acabou. Acho que encontraremos muitos outros tesouros escondidos, sim.
Música nova com Adam Lambert e uma possível nova turnê ?
– Entrevistador – No próximo ano marca 12 anos desde que Adam Lambert se tornou parte do Queen. Depois de todo esse tempo, há alguma chance de você, Roger e Adam gravarem novas músicas juntos, e vocês três saírem em turnê em 2023 ?
– Brian – Há uma grande possibilidade de sairmos juntos novamente. Estamos falando sobre isso enquanto você e eu falamos, tomando essas decisões. Agora, torna-se mais uma decisão à medida que você envelhece. Não tenho mais 35 anos e sair de casa por dois meses não é fácil.
– Provavelmente seria nos Estados Unidos em 2023 em algum momento. Espero que isso aconteça, mas é uma grande possibilidade.
A coisa da música nova ? Devo dizer que ainda não aconteceu, mas levantamos o assunto. Geralmente, quando estamos juntos, o show ao vivo consome tudo. Não há realmente tempo para discutir qualquer ação de estúdio.
Sentimos que o material ao vivo é o que o público deseja. Então, suponho que a oportunidade de fazer um Álbum juntos não apareça, mas não estou dizendo que não poderia acontecer.
Novos projetos solo Brian May ?
?Entrevistador – Outro Álbum solo de Brian May no horizonte ?
?Brian – Estou trabalhando no Box Set Star Fleet, que é o número 3 na Brian May Gold Series [ os dois primeiros sendo Back To The Light e Another World ], e provavelmente será lançado na metade do próximo ano.
Nunca gostei da mixagem original de Star Fleet – o single – então limpamos isso.
Você ouvirá o desenvolvimento do solo de Eddie Van Halen, que sempre achei uma das melhores coisas que ele fez … um verdadeiro clássico imortal das suas peças.
E, ainda mais do que The Miracle, vamos dar-lhes tudo. Cada tomada de cada música. As coisas que deram errado, as risadas, a descoberta de coisas novas para fazer.
▪️Fontes –
Por A. D. Amorosi em 16 de Novembro de 2022.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Queen Cover no Interior de SP

Postado por - 14 de março de 2004 0
Piracicaba/SP – 19/03 Captain Jack Av. Independência,1630 Fones: (19 ) 3411-0605 entrada: homen R$7,00 / mulher R$5,00 Horário: 00h www.captainjack.com.br…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *