Lançamento de “Back To the Light” em CD e Vinil 7″

 

Quando Brian May estava escrevendo canções no final dos anos 1980, algumas foram usadas no Queen. Outros sempre foram destinados a ser músicas solo. Uma dessas músicas é Back To The Light, a faixa título gloriosamente catártica do álbum solo de estreia de Brian, lançado em 1992 e relançado recentemente.

A faixa terá um lançamento físico em CD e vinil de 7 “em 22 de outubro junto com a música Nothin’ But Blue, bem como um lançamento digital especial com uma versão bônus de karaokê de Back To The Light.

O lançamento também vem com um novo vídeo que Brian revelou que fará a ponte entre o lançamento original e sua atual revisitação. Time Traveler, é o único teaser que ele oferece por enquanto.

Após a abertura de ‘The Dark’, ‘Back To The Light’ serviu como a abertura apropriada para seu álbum pai, apresentando Brian aos fãs como um artista solo e mostrando seu compromisso com seu novo papel como um vocalista poderoso, terno e sincero .

A música, lançado em novembro de 1992, abriria os shows da The Brian May Band, atraindo o público antes de elevar o teto com sua grandeza impulsionada pelo otimismo. Reformulada para propósitos de solo, as habilidades de arranjo que Brian aplicou e cultivou no Queen são colocadas em exibição completa: guitarras e vocais crocantes se envolvem em conversas apaixonadas, harmonias exultam de uma forma que constrói pontes da música de Brian do Queen II, a clássica Father To Son  ao longo dos anos. Entre suas camadas de som e varredura melódica dramática, a música se destaca como uma declaração pessoal, mas expansiva, de determinada crença de que a luz está lá fora – e uma promessa constante, talvez, de que este álbum acompanharia (I´ll be there) os ouvintes no longo caminho em direção a ele.

Entre seus versos quentes e hinários e refrões em erupção, a busca da música “por uma visão mais clara” mapeia essa jornada no microcosmo. Como explica Brian,

a música veio em um momento difícil da minha vida. Não era hora do sol. Eu tinha que encontrar um lugar onde pudesse ver uma indicação da jornada que eu tinha que fazer. Então a música é sobre isso.

Começa muito sombrio e fala de criaturas noturnas, que não são raposas e texugos, claro. Eles são o tipo de criaturas da sua imaginação que estão mordendo você e fazendo você se sentir com medo. Então, estou sentado sozinho ouvindo esses gritos, e os versos têm esse tipo de atmosfera. Mas os refrões estão todos PARA CIMA !!!. É tudo, ‘vou encontrar – voltar para a luz – é isso que estou procurando – é isso que vou encontrar.’

O ímpeto inicial para Back To The Light remonta a 1988, quando Brian apresentou as primeiras ideias para a música com seu amado técnico de guitarra Brian ‘Jobby’ Zellis e o renomado produtor / mixer / engenheiro de gravação Pete Schwier. Quando chegou a hora de gravá-la para o álbum, a música se desenvolveu em parte como – como o relançamento do single anterior Resurrection – um testemunho apaixonado dos poderes restauradores da amizade e colaboração.

Enquanto Gary Tibbs (Roxy Music, Adam and The Ants) tocava baixo e um quarteto de cantores (Miriam Stockley, Maggie Ryder, Suzie O’List, Gill O’Donovan) ajudava a colocar as harmonias em órbita, o falecido grande baterista de rock Cozy Powell ajudou Brian a se sentir como se estivesse em uma banda novamente.

Tive a grande sorte de ter algumas pessoas maravilhosas comigo quando estava passando por isso, notavelmente Cozy Powell, que foi o suporte mais fantástico para mim, tanto emocional quanto musicalmente.

Cozy foi um desses grandes originais, um dos bateristas que definiu a bateria do rock and roll nos primeiros anos. A presença dele era simplesmente enorme, cheia de otimismo … Eu perguntei muito a ele, sabe, ‘Você pode fazer isso, você pode interpretar essas peças?’ E ele dizia, ‘Certo, Brian, eu certamente posso – vamos vá em frente! ”Sempre presente, sempre solidário. Ele amou o que eu estava fazendo com o álbum. Ele foi um impulso incrível durante todo o período de gravação e você pode ouvir isso em ‘Back To The Light’. Há uma sensação fantástica – apenas o som de sua bateria é tão colossal. 

A força e a sensibilidade do resultado ajudam a levar a música acima e além das circunstâncias específicas sugeridas pelas letras de Brian. Enquanto Brian estava escrevendo sobre questões pessoais, ele cuidadosamente confundiu os detalhes, ajudando a proteger os envolvidos e permitindo que os ouvintes se envolvessem mais intimamente com a música.

Às vezes, se você recuar um pouco e torná-lo menos específico”,  “fica aberto para interpretações de outras pessoas que estão passando por coisas semelhantes. Um pouco de generalização pode ser bom, eu acho, porque permite que as pessoas entrem. As pessoas vão, ‘Oh, sim, essa é a minha vida também. Sinto que isso se conecta a mim. ‘E, dessa forma, as músicas se entrelaçam na vida das pessoas. 

diz Brian.

O single físico (CD, vinil branco de 7 ”) e digital vêm acompanhados pela versão luminosa da guitarra de May Nothin’ But Blue , uma canção escrita e gravada pouco antes da perda do lendário frontman do Queen, Freddie Mercury, com John Deacon no baixo.

Brian diz:

No momento em que eu estava no estúdio fazendo isso, não tínhamos perdido Freddie. Eu estava pensando nele e cantando sobre ele. Ele estava em seus últimos dias. Não tinha acontecido, mas eu tinha a sensação de que estava prestes a acontecer. Apenas alguns dias depois que Freddie foi embora. E Nothin’ but Blue parecia que ia ser como era. Existem pequenas pistas aí. Há um pequeno tipo de citação de We Are the Champions que apenas algumas pessoas reconheceram. Há pequenos pedaços de harmonias e pequenos ritmos que lembram coisas sobre Freddie. Portanto, esta faixa é descaradamente sobre Freddie. O que é estranho porque muito amor vai matar você é o que as pessoas pensavam que era sobre Freddie. Não, é este, nada, mas Blue é Freddie. 

Relembrar o trabalho com John Deacon na faixa desencadeia uma resposta igualmente emotiva de Brian:

John, como sempre, fez um trabalho excelente, tocando baixo de bom gosto. Que bom que John tocou nessa faixa. Acho que todo mundo se esquece disso, inclusive eu! Não ouvimos muito de John atualmente, infelizmente. Portanto, é uma tristeza eterna para Roger e eu termos perdido Freddie, mas também, em essência, perdemos John e, depois disso, foi muito difícil ser Queen.

Também disponível no single digital está uma versão karaokê de Back To The Light. Todas as músicas aparecem em Back To The Light, que entrou no álbum Top 10 em seu relançamento em agosto, um testemunho do lugar especial que ocupa no afeto dos ouvintes.

Os fãs também devem procurar um vídeo muito especial feito para acompanhar o relançamento da faixa-título, onde Brian, como um viajante do tempo, revisita o local de um antigo triunfo: um lembrete de quão clara e clara a luz de sua emocionante aventura solo continua a brilhar quase 30 anos depois.

Back To The Light estará disponível para compra, download e transmissão a partir de 22 de outubro

Clique aqui para pré encomendar em CD e Vinil 7 ”

Assista e ouça aqui: https://brianmay.lnk.to/BackToTheLight-Single

 

Assista ao novo vídeo de Brian:

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *