Influências musicais de um jovem Farrokh Bulsara

As melodias ocultas do jovem Freddie Mercury.

Explorando a trilha sonora de sua infância!

 

Freddie Mercury, o lendário vocalista do Queen, é celebrado por seu notável alcance vocal, carisma e habilidade em composição. A sua música transcende gêneros e gerações, deixando uma marca indelével no mundo.

 

Mas que melodias e ritmos moldaram os gostos musicais do jovem Freddie Mercury?

 

Embora não haja uma lista de reprodução definitiva da trilha sonora de sua infância, podemos montar um mosaico musical, que provavelmente influenciou o prodígio musical em que ele se tornaria.

 

Música Pop Ocidental: A Fundação

Uma coisa que sabemos com certeza sobre a exposição musical inicial de Freddie Mercury é seu amor pela música pop ocidental. De acordo com seu ex-colega de Banda do The Hectics, o único tipo de música que ele ouvia e tocava quando criança era a música pop ocidental.

 

Esta ampla categoria provavelmente incluía os sons icônicos das décadas de 50 e 60, apresentando artistas que se tornariam lendas do rock and roll.

 

Elvis Presley: o rei do rock and roll

Elvis Presley, com sua eletrizante presença de palco e fusão de blues, country e rock, sem dúvida impressionou o jovem Freddie Mercury. As performances enérgicas e a voz distinta de Elvis prepararam o terreno para a revolução do rock que se seguiria, e é fácil imaginar um jovem Freddie sendo cativado por “The King”.

 

Chuck Berry: pioneiro do rock and roll

Os riffs de guitarra contagiantes e as letras contadas de histórias de Chuck Berry definiram os primeiros dias do rock and roll. Seus sucessos como “Johnny B. Goode” e “Maybellene” deixaram uma marca indelével no gênero e provavelmente teriam ressoado no jovem Freddie.

A influência de Berry pode ser ouvida nos elementos rítmicos e melódicos da música do Queen.

 

Little Richard: um showman do rock and roll

Talvez uma das influências mais significativas nos primeiros gostos musicais de Freddie Mercury tenha sido Richard. A mãe de Freddie uma vez o mencionou cantando músicas de Little Richard em casa, demonstrando um carinho particular por esse influente pioneiro do rock and roll.

 

O seu estilo extravagante, seus vocais poderosos e sua enérgica presença de palco deixaram uma marca significativa no desenvolvimento musical de Freddie.

 

The Beatles: a trilha sonora de uma geração

Freddie atingiu a maioridade durante o auge da Beatlemania. A música dos Beatles era onipresente, e sua abordagem revolucionária para compor e gravar, sem dúvida, moldou sua sensibilidade musical.

O som diversificado dos Beatles, que englobava elementos de pop, rock e vários outros gêneros, poderia ter despertado o interesse de Freddie na experimentação musical e na mistura de gêneros.

 

Fundações Clássicas: O Maestro de Piano

Antes de Freddie se tornar o icônico astro do rock que conhecemos hoje, ele recebeu treinamento formal de piano quando criança. Suas aulas de piano, que continuou até os 09 anos, lançaram as bases para sua musicalidade.

Embora seus interesses musicais posteriores gravitassem em torno do rock e do pop, esse treinamento clássico provavelmente contribuiu para seu impressionante controle vocal e precisão musical.

 

Influências indianas: uma tapeçaria cultural

Os primeiros anos de Freddie foram passados em Zanzibar e na Índia, e essas influências culturais não poderiam ter acontecido sem o acompanhamento musical.

 

Embora não possamos identificar artistas ou canções específicas, a exposição à música e às tradições indianas durante a sua educação pode ter influenciado subtilmente as suas composições musicais posteriores.

Essa influência pode ser ouvida no uso de escalas, ritmos e harmonias exóticas pelo Queen, particularmente em canções como “Bicycle Race”.

 

O mosaico musical: moldando uma lenda

Embora nunca possamos ter uma lista de reprodução completa da trilha sonora da infância de Mercury, as diversas influências que ele foi exposto forneceram informações valiosas sobre sua jornada musical.

 

A música pop ocidental, incluindo os sons dinâmicos de Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard, provavelmente despertou sua paixão pela música e pela performance. Os Beatles apresentaram-lhe composições inovadoras e possibilidades de confusão de gêneros, enquanto a sua formação em piano clássico lançou as bases para o seu domínio vocal.

 

Além disso, a tapeçaria cultural de Zanzibar e da Índia deixou uma marca indelével na sua paleta musical, permitindo-lhe tecer elementos de escalas e ritmos exóticos na música do Queen, criando um som único e globalmente apelativo.

 

No final, a trilha sonora da infância de Freddie Mercury era uma rica tapeçaria de influências musicais que, quando combinadas com seu extraordinário talento e criatividade, o levariam a se tornar uma das maiores estrelas do rock da história.

 

Embora não tenhamos a playlist exata, podemos ouvir ecos dessas influências na música atemporal que ele criou, garantindo que seu legado perdure pelas gerações vindouras.

 

Via

Anthonynews

19 de Dezembro de 2023

 

The Hidden Melodies of Young Freddie Mercury: Exploring His Childhood Soundtrack

 

Bohemian Rhapsody Forever

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *