Lazing on a Sunday Afternoon – Por Helenita dos Santos Melo

LAZING  ON  A  SUNDAY  AFTERNOON

(2ª música do 4º álbum)

 

– A música é uma continuação perfeita de Bring Back That Leroy Brown, presente em Sheer Heart Attack.

– O Queen não é uma banda de rock tradicional. É um grupo que não estabelece limites artísticos e que se baseia nas suas múltiplas inspirações para criar uma obra rica e variada.

– A letra descreve a semana de um típico londrino: trabalho na segunda, lua de mel na terça e ciclismo na quarta. O narrador, que não se esquece de dançar uma valsa no zoológico na quinta-feira, então especifica, não sem um toque de ironia:

 

I come from London Town, I’m just an ordinary guy/Fridays I go painting in the Louvre

(Eu sou da cidade de Londres, sou um cara normal/Às sextas-feiras vou pintar no Louvre)

 

– Descreve uma fase da vida em total tranquilidade, acompanhada por aquele estilo jazz que Freddie parece gostar tanto.

– Aos 24 segundos ouve-se um barulho que será ouvido novamente no disco Jazz de 1978. É a campainha de uma bicicleta, que reforça a frase Bicycling on every Wednesday evening (Eu ando de bicicleta toda quarta-feira à noite).

– Grande admirador do music-hall, Freddie Mercury mostra aqui sua habilidade no piano. Usado para as sessões de A Night At The Opera,  o piano Bechstein IV, apelidado de o Bechstein branco, é fácil de usar pelo cantor, pois o teclado é mais suave que o do famoso piano Hey Jude do Trident Studios, com a qual foram gravadas as músicas dos três primeiros álbuns da banda.

– Nos primeiros segundos, o estranho efeito de cobertura da voz de Freddie chama a atenção do ouvinte. Parece um megafone que foi usado para a gravação dessa voz. O produtor do álbum, Roy Thomas Baker, revela o segredo por trás de sua produção: Freddie canta em um dos estúdios e sua voz é transmitida através de fones de ouvido colocados em um grande pote de conservas na frente do qual está o microfone estático com uma grande abertura de captação de som.

O efeito desse tipo de faça você mesmo é o que dá à voz de Freddie esse som, como se ele estivesse passando por um telefone antigo cujo som é desprovido de baixas frequências.

 

Os músicos à beira da piscina nos estúdios Ridge Farm, onde preparam seu novo álbum em agosto de 1975.

 

Vídeo oficial de Lazing on a Sunday Afternoon

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de  Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *