Life Is Real (Song for Lennon) – Por Helenita dos Santos Melo

LIFE IS REAL (SONG FOR LENNON)

(7ª música do 10° álbum)

 

– Em 8 de dezembro de 1980, John Lennon é assassinado na frente do edifício Dakota em New York.

– Freddie Mercury, que sempre reconheceu sua admiração pelo antigo componente dos Beatles, decide de prestar uma homenagem com esta balada gravada durante o verão de 1981 e que interpreta ao piano.

– Ele escreveu a letra, que trabalhou antes mesmo de conceber a música, um fato raríssimo, durante uma viagem em avião.

– Em 1982 ele daria detalhes sobre este processo criativo:

[…] A maior parte das vezes, escrevo a canção a partir de uma melodia. Em certas ocasiões, um texto me inspira a escrever um tema. ‘Life Is Real’ é uma delas, já que compus primeiro a letra. Mergulhei na escrita daquele texto, página após página, e depois coloquei a música. Pensei fazer algo ao estilo de Lennon […]. Por outro lado, a maior parte das vezes, tenho as melodias na mente. Eu as interpreto no piano e as gravo.

– Comovente pela homenagem que presta ao ídolo de uma geração, o tema possui melodia e arranjos refinados e elegantes.

– O tema contém um grande número de referências à canção Mother, que o ex- Beatle havia gravado em 1970 para seu álbum John Lennon/Plastic Ono Band, em cuja introdução se escuta quatro vezes os sinos de uma igreja.

– Em Life Is Real (Song for Lennon), trata-se de uma nota de piano, repetida em quatro ocasiões de maneira sucessiva, o que dá início ao tema.

– Embora Freddie Mercury tenha sido o primeiro a prestar homenagem ao antigo membro dos Fab Four, Roger Taylor declararia:

John Lennon era meu grande herói. Foi o maior compositor na face da Terra, e uma das vozes mais roqueiras jamais escutadas […]. Nunca penso na ideia de que já não está entre nós.

– E Brian May confirma:

Para cada um de nós, Lennon […] era, é e será sempre o melhor. Não tenho mais nada a acrescentar.

– Na terça-feira, 9 de dezembro de 1980, em seu show na Wembley Arena em Londres, o Queen tocaria Imagine depois de Love Of My Life em homenagem ao cantor morto no dia anterior.

 

John Lennon, assim como os outros três Beatles, foi uma das maiores influências de Freddie, Brian e Roger.

 

Vídeo oficial de Life Is Real (Song for Lennon)

 

Imagine, com o Queen em 9 de dezembro de 1980

 

 

Mother, com John Lennon

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *