Brian May responde perguntas de fãs

O guitarrista do Queen responde perguntas dos fãs feitas no site do The Guardian.

Ele falou sobre se arrepender de nunca ter tocado com John Lennon, seu amor por Pink e Avril Lavigne, e sua treta com Michael Eavis dentre outras coisas.

 

Quais guitarristas mais te influenciaram quando jovem? Waydgroods
The Shadows Hank Marvin foi uma inspiração para todos nós, crianças. Ele tinha um som incrível, melódico e fluido. No lado mais rock’n’roll, há James Burton, um dos criadores da guitarra rock, que tocou para Elvis e Ricky Nelson. Tive a sorte de tocar com ele recentemente. Ele é uma verdadeira inspiração. Não é apenas o som – é o fato de que ele pode dobrar as cordas e fazer a guitarra falar.

 

Se o Queen não existisse, em qual banda (de qualquer época) você mais gostaria de estar? Sr_202
Os Beatles, provavelmente. Tenho certeza de que não teria sido fácil ser um Beatle, mas com esse incrível nível de criatividade, eu me identificaria. Assisti muito Get Back. Fiquei um pouco triste assistindo o primeiro, porque me lembrou de nós – às vezes o Queen no estúdio dizia [inala nervosamente], Aqui estamos, e as coisas não estão se encaixando. Eu senti que eles estavam em um lugar bastante doloroso – mas no segundo seguinte, eu senti que eles estavam realmente se encontrando novamente. É um livro didático de como estar em um estúdio. Se não fossem os Beatles, poderia ter sido o Led Zeppelin. Se eles me deixassem entrar.

 

 

Profissionalmente, qual é o seu maior arrependimento de não ter gravado com outro artista (não necessariamente outro guitarrista)? Marcelo Neves
Raramente recuso uma colaboração. Lamento não ter tido a chance de trabalhar com John Lennon. Os Beatles nem sempre concordavam, eles estavam sempre puxando e empurrando – um pouco como nós e o Queen – e acho que John seria um empurrador e puxador muito mais forte. Você teria que trabalhar muito para acompanhar, para acreditar em seus instintos. Eu poderia nos imaginar nos dando bem.

 

Qual foi sua inspiração para criar o Star Fleet Project [relançado este mês], junto com outros músicos incríveis como Eddie Van Halen? LucyOR98
Haviam duas inspirações. Uma delas era a música, tema de uma série de TV infantil chamada Frota Estelar. Era uma história de aventura japonesa de ficção científica, feita com robôs. Eu costumava levantar nas manhãs de sábado para assistir com meu filhinho, que tinha quatro ou cinco anos na época. A outra inspiração foi: estou em LA e meio que separado do Queen porque precisávamos de um pouco de espaço. Acordei uma manhã e pensei: Eu poderia ligar para qualquer um – eu poderia ir e tocar. Eu não acho que isso teria acontecido em Londres. Eu me sinto mais livre em Los Angeles, estranhamente – isso meio que abre meu nervo social.

Liguei para meu vizinho Alan Gratzer, o baterista do REO Speedwagon, e perguntei se ele achava que a ideia funcionaria. Aí liguei para o Ed Van Halen, um amigo que eu não via muito e um músico extraordinário, e ele falou: Diga-me onde e quando, estarei lá. Então liguei para todos os outros caras: Phil Chen, então da banda de Rod Stewart, e Fred Mandel. Todos disseram que sim. Foi fantástico.

Você ainda usa uma moeda de seis pence como palheta? Nrdawes

Praticamente sempre – seis pence, ou os dedos. Eu costumava tocar com aquelas palhetas de plástico, mas sempre achei que eram muito flexíveis. Eu realmente não conseguia sentir o que estava acontecendo quando a coisa tocou as cordas. Entrei em palhetas cada vez mais difíceis, até ficarem muito duras. Então, um dia, peguei uma moeda, que por acaso era de seis pence, e pensei:  É tudo de que preciso. Sixpences são metais muito macios, que não danificam as cordas da guitarra, mas se eu virar aquela borda serrilhada em um ângulo em relação à corda, posso obter aquele tipo de som consonantal articulado e percussivo – eu chamo de graunch. Antes de 1950, eles tinham um alto teor de níquel, o que os torna muito macios, então eu gosto especialmente de um sixpence de 1947 – o ano em que nasci.

 

Você tinha alguma suspeita de que John Deacon deixaria a banda e não faria mais parte após a morte de Freddie, e por que você acha que ele foi embora? timspora
Tudo o que posso dizer é que, historicamente, John era bastante sensível ao estresse. Todos nós achamos difícil perder Freddie, mas acho que John lutou particularmente. Fizemos algumas coisas juntos, em 1996: a gravação de No One But You – a música que escrevi sobre Freddie quando estávamos erguendo a estátua em homenagem a ele em Montreux [Suíça] – e um show em Paris. Era para abrir a temporada de balé com uma nova obra incrível de Maurice Béjart, sobre Mozart e o Queen. Tocamos com John no baixo e Elton John cantou conosco. Naquele momento, John apenas olhou para nós e disse: Não posso mais fazer isso. Sabíamos que ele pelo menos precisava de uma pausa, mas acabou que ele nunca mais voltou. Acho que não posso entrar em muitos detalhes – temos que respeitar o fato de que John precisa de sua privacidade agora – mas ele ainda faz parte do maquinário da banda. Se tivermos qualquer decisão importante, em termos de negócios, ela sempre passará pelo John. Isso não significa que ele fala conosco – geralmente não fala – mas ele se comunicará de alguma forma. Ele ainda faz parte do Queen.

Freddie Mercury and Brian May at Live Aid in 1985.

May e Freddie Mercury no Live Aid em 1985. Fotografia: Pete Still/Redferns

 

Quando você saiu do palco depois do set do Live Aid em 1985, você teve alguma suspeita de que tinha acabado de roubar o show? Liblabflab
Ei! Não. Absolutamente nenhuma suspeita. Você sai de coisas assim com um grande sentimento de alegria, mas também está fazendo uma autoavaliação: Oh, Deus, eu não fiz isso, gostaria de ter feito isso, deu errado. Parecia diferente porque não era um público do Queen – todos aqueles ingressos para o Live Aid foram vendidos antes de sermos anunciados no projeto – mas eles ainda reagiram dessa forma. A enormidade disso me atingiu: a Radio Ga Ga, clap, clap. Ver aquilo acontecendo me deu calafrios na espinha.

 

O vocal de chamada e resposta que Freddie fez com o público no Live Aid foi pré-planejado ou aconteceu espontaneamente? Douglas Kay
Nós não planejamos isso. Sempre dependia de Freddie, se ele queria fazer isso, e ele se sentia confiante de que era o momento certo. Freddie tinha uma aptidão, é preciso dizer – ele simplesmente conseguia se conectar. Ele se conectou com todo mundo. Assim que ele fez, Ey yo, foi isso – o lugar implodiu. Lembro-me de olhar para Roger, pensando, parece ter funcionado!

 

Você concorda que Sheer Heart Attack é o melhor álbum do Queen? Se não, qual você considera o melhor? Gerimus
Foi um avanço em termos de chegar lá, mas não sei se é o melhor. O meu favorito, estranhamente, é provavelmente o último, Made in Heaven, que terminamos depois que Freddie se foi. Tem tanta profundidade, tanto conteúdo espiritual e emoção, porque estávamos trabalhando com a voz de Freddie quando Freddie não estava mais aqui. Na verdade, levamos alguns anos para chegar ao ponto em que poderíamos fazer isso porque estávamos de luto. Roger e eu saímos e fizemos nossas próprias turnês e fingimos que o Queen não existia. Então, de repente, olhamos para todo esse material embrionário e pensamos: esse álbum está clamando para ser feito. Foi um trabalho de amor, mas acho que posso ouvi-lo com um grande sentimento de paz agora.

 

Existem bandas atuais cujos lançamentos são sempre essenciais para você ouvir? Stuckinazoo
Tenho vergonha de dizer o quão pouco me sento e ouço música. Geralmente estou fazendo música, ou trabalhando de alguma outra forma – em astrofísica, ou fazendo campanha para animais selvagens – e tenho três filhos e sete netos. Não sobra muito tempo! Eu tenho alguns CDs no carro que costumo ouvir. O Pink é um deles. Eu amo ela. Ela é incrível. Ouço muito Foo Fighters e gosto da Avril Lavigne – não me canso disso, sempre acho a música dela nova. Há uma efervescência nisso que eu gosto.

 

Você consegue se lembrar do momento em que decidiu abandonar sua promissora carreira como astrofísico e se dedicar totalmente a ser músico? SmilinPeter
De certa forma, a decisão foi tomada por mim. Fiz três anos de trabalho em meu doutorado, depois fiquei sem dinheiro, então ensinei em uma escola para me sustentar. No final daquele ano, tentei enviá-lo, mas meu orientador não achou bom o suficiente. Eu pensei: Oh, Deus, eu realmente não posso fazer isso. O Queen ensaiava à noite, enquanto eu ensinava, escrevia minha tese e não dormia. Algo tinha que ir. Eu pensei, obviamente não sou bom o suficiente como cientista, então deveria desistir. E Queen estava exatamente naquele ponto em que você podia ver a porta se abrindo. Tivemos o início da ideia de como estar no palco, como criar um ato. Nós pensamos, vamos nessa. Nunca me arrependi, mas tive muita sorte de poder dar uma volta completa e voltar ao doutorado 30 anos depois.

Brian May

‘Foi um trabalho de amor, mas acho que posso ouvi-lo com uma grande sensação de paz agora’…

May no último álbum do Queen. Fotografia: Denis Pellerin

 

Como você volta à pesquisa acadêmica e escreve uma tese em astronomia depois de ter conhecido grande sucesso no campo da música? Onde você encontra a motivação, a energia? nympheableu
Fiquei pensando: E se? Sempre me mantive muito próximo da astronomia. Um dos meus maiores amigos foi o astrônomo Patrick Moore. Ele apresentou The Sky at Night por 50 anos, com apenas uma pausa, quando foi envenenado por um ovo. Ele era como um tio bondoso para mim. Começamos a escrever um livro juntos, The History of Universe – um projeto bastante ambicioso – e ele me incentivou a voltar e escrever meu doutorado. Comecei a mencioná-lo em entrevistas e o professor Michael Rowan-Robinson o leu. Ele era o chefe de astrofísica do Imperial College, onde eu havia começado 30 anos antes. De repente, encontrei-me no telefone com ele. Ele disse: Se você está pensando seriamente em terminar seu doutorado, eu serei seu orientador. Eu tive que dizer sim. Foi uma oportunidade incrível, mas foi incrivelmente difícil. Mais de uma vez, tive muita vontade de desistir. Por um ano, basicamente larguei tudo – não fazia música e quase nunca via minha família. Todo mundo ia dizer: Ele recebeu um tratamento especial porque é um astro do rock, então eles tinham que ser vistos como algo muito difícil para mim. Mas no final consegui meu doutorado.

 

Em 1993, você saiu em turnê com o Guns N’ Roses durante a infame turnê mundial Use Your Illusion com a Brian May Band. Como foi sua experiência? umcopodexerez
Foi um grande momento e altamente perigoso. Você nunca sabia o que iria acontecer, se o Guns iria subir no palco ou se Axl [Rose] de repente decidiria que não poderia fazer isso naquele dia em particular. Assim que eles subiram ao palco, foi como um terremoto. Eles foram incríveis, uma ótima banda ao vivo – e eles foram muito gentis comigo. Axl era fã do Queen e muito influenciado pelo que fazíamos. Não havia mais Freddie e eu estava cantando e tocando minha própria guitarra ao mesmo tempo – o que é difícil. Foi uma sensação estranha, porque eles estavam fazendo esses grandes shows que o Queen teria feito. Lembro-me de um enorme estádio na Turquia, onde pensei: não seria ótimo se o Queen estivesse aqui – mas é claro que nunca estaremos. Eu estava em paz com isso, mas alguns anos depois, lá estávamos nós tocando em locais enormes, maravilhosos e lotados novamente.

 

Slash from Guns N’ Roses on stage with Brian May.  May (vista aqui com Slash, à esquerda) se apresentou com o Guns N’ Roses em um show de homenagem a Freddie em 1992 no Wembley Stadium em Londres, e mais tarde saiu em turnê com a banda. Fotografia: Mick Hutson/Redferns

 

Você acha que Michael Eavis [fundador do Glastonbury] e você poderia sentar e resolver suas diferenças [sobre suas opiniões sobre o abate de texugos]? Seria maravilhoso ver a banda tocar no Glastonbury apenas uma vez. timspora
Você nunca pode dizer nunca, mas é uma questão de princípios muito importante para mim. Estou convencido, mais do que nunca, de que o abate de texugos é o maior crime que este país já cometeu contra a vida selvagem. É completamente inútil e a tragédia é imensa: você está falando de quase meio milhão de animais nativos mortos e não beneficiou nem um pouco os fazendeiros. O fato de Michael Eavis apoiar o abate de texugos é difícil de engolir. Eu realmente não quero endossar seu festival, mas não é impossível que possamos sentar e conversar. Eu falo com qualquer um – é assim que avançamos.

 

Você trabalhou com dezenas de músicos diferentes fora do Queen. Quem foram os melhores em seu instrumento? PlayUpBarnstoneworth

Eddie Van Halen – trazendo-nos de volta à Star Fleet. Ele é incrível. Como Jimi Hendrix, ele levou a guitarra para um novo lugar, deu-lhe uma dimensão extra e milhões de pessoas o seguiram. Ele também era um cara maravilhoso de se ter por perto: muito inocente, muito divertido e leve. Ele nunca parecia tentar, nada era difícil para ele – ele só tinha aqueles dedos mágicos. Nunca havíamos trabalhado juntos antes do Star Fleet, apenas saímos juntos – foi realmente glorioso estar perto dele e ter esses momentos.

 

Guitarist Eddie van HalenMuito cheio de diversão e luz’… Eddie Van Halen, visto aqui em 1982, falecido em 2020. Fotografia: Icon and Image/Getty Images

 

Muitas pessoas tentaram fazer covers de músicas do Queen ao longo dos anos. Você tem um favorito? StarFlapper
Garth Brooks fez Crazy Little Thing. Ele é outra daquelas pessoas que simplesmente não precisa tentar, apenas sai ótimo. Seu coração e alma estão nisso.

 

De quais momentos da sua carreira você mais se orgulha? Romead
De pé no telhado do Palácio de Buckingham, ao vivo, sem rede de segurança, na frente de um bilhão de pessoas [assistindo na TV]. Nada poderia superar isso, realmente, por puro gerenciamento de terror. É difícil funcionar, você tem tanto medo – e era toda a abertura do Jubileu de Ouro, então tudo dependia disso. Se tivesse dado errado, eu teria sido para sempre o cara que estragou tudo. Eu tive que me dar uma conversa muito boa. Minha estratégia era essa coisa que ensinam nas clínicas de depressão, que é abandonar-se a um poder superior, seja Deus ou o que quer que seja – você apenas se concentra nas coisas que pode realmente controlar. Então, eu praticava, fazia alguns ensaios com a orquestra. Mas eu tinha que fazer isso ao vivo – você não poderia fingir algo assim – se eu tivesse, eu teria sido para sempre o cara que fingiu. Foi tudo real, e tudo ao vivo, e nunca vou esquecer. A adrenalina era incrível.

 

Fonte: www.theguardian.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Novidades no Queen On Line

Postado por - 28 de junho de 2005 0
As secoes “Media” e “History” estao totalmente modificadas. Na secao media vc pode encontrar Wallpapers, fotos, audio/video e uma secao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *