Lançamento do novo single de Brian May ‘Back To The Light’

Hoje, dia 22 de outubro, foi lançado o single e o cd da música Back To The Light do álbum remasterizado Back to the Light.

 

Quando Brian May estava escrevendo canções no final dos anos 1980, algumas foram usadas no Queen. Outros sempre foram destinados a ser músicas solo. Uma dessas canções é Back To The Light, a gloriosamente catártica faixa-título do álbum solo de estreia de Brian, lançado em 1992 e relançado recentemente.

A faixa tem um lançamento físico em CD e vinil de 7 ”, junto com seu Nothin’ But Blue inspirado em Freddie Mercury, bem como um lançamento digital especial com uma versão bônus de karaokê  Back To The Light.

O lançamento também vem com um novo vídeo, que cria uma ponte de tempo entre o lançamento original e sua atual revisitação.

 “Eu aperfeiçoei os três vídeos originais de 1992, mas o vídeo de ‘Back to the Light’ é novo – um curta-metragem com uma história para contar”, diz Brian

Após a abertura de The Dark, Back To The Light serviu como a abertura apropriada para seu álbum pai de 1992, apresentando Brian aos fãs como um artista solo.

Um sucesso no Top 20 em seu single lançado em novembro de 1992, ele abriria os shows da The Brian May Band, atraindo o público antes de elevar o teto com sua grandeza impulsionada pelo otimismo. Entre suas camadas de som e dramática varredura melódica, a música se destaca como uma declaração pessoal, mas expansiva, de determinada crença de que a luz está lá fora – e uma promessa constante, talvez, de que este álbum acompanharia (“Eu estarei lá”) ouvintes no longo caminho em direção a ele.

Entre seus versos quentes e hinários e refrões em erupção, a busca da música “por uma visão mais clara” mapeia essa jornada no microcosmo. Como Brian explica,

“a música veio em um momento difícil da minha vida. Não era hora do sol. Eu tinha que encontrar um lugar onde pudesse ver uma indicação da jornada que eu tinha que fazer. Então a música é sobre isso.”

 “Começa muito sombrio e fala de criaturas noturnas, que não são raposas e texugos, claro. Eles são o tipo de criaturas da sua imaginação que estão mordendo você e fazendo você sentir medo. Então, estou sentado sozinho ouvindo esses gritos, e os versos estão naquele tipo de atmosfera. Mas os refrões estão todos PARA CIMA !!!. É tudo: ‘Vou encontrar – voltar para a luz – é isso que estou procurando – é isso que vou encontrar.’ ”

O ímpeto inicial para Back To The Light remonta a 1988, quando Brian apresentou as primeiras idéias para a música com seu amado técnico de guitarra Brian ‘Jobby’ Zellis e o renomado produtor / mixer / engenheiro de gravação Pete Schwier. Quando chegou a hora de gravá-la para o álbum, a música se desenvolveu em parte como – como o relançamento do single anterior Resurrection – um testemunho apaixonado dos poderes restauradores da amizade e colaboração.

Enquanto Gary Tibbs (Roxy Music, Adam and The Ants) tocava baixo e um quarteto de cantores (Miriam Stockley, Maggie Ryder, Suzie O’List, Gill O’Donovan) ajudava a colocar as harmonias em órbita, o falecido grande baterista de rock Cozy Powell ajudou Brian a se sentir como se estivesse em uma banda novamente.

“Tive a grande sorte de ter algumas pessoas maravilhosas comigo quando estava passando por isso, notavelmente Cozy Powell, que foi o suporte mais fantástico para mim, tanto emocional quanto musicalmente.”

“Cozy foi um desses grandes originais, um dos bateristas que definiu a bateria do rock and roll nos primeiros anos. A presença dele era simplesmente enorme, cheia de otimismo e hooliganismo … Eu perguntei muito a ele, sabe, ‘você pode fazer isso, você pode interpretar essas peças?’ E ele dizia, ‘Certo, Brian, eu certamente posso – vamos em frente!’ Sempre presente, sempre solidário. Ele amou o que eu estava fazendo com o álbum. Ele foi um impulso incrível durante todo o período de gravação e você pode ouvir isso em ‘Back To The Light’. Há uma sensação fantástica – apenas o som de sua bateria é tão colossal. ”

O single físico (CD, vinil branco de 7 ”) e digital vêm apoiados pela versão de guitarra luminosa de Nothin’ But Blue de May, uma canção escrita e gravada pouco antes da perda do lendário frontman do Queen Freddie Mercury com John Deacon no baixo.

Brian diz:

No ponto em que eu estava no estúdio fazendo isso, não tínhamos perdido Freddie. Eu estava pensando nele e cantando sobre ele. Ele estava em seus últimos dias. Não tinha acontecido, mas eu tinha a sensação de que estava prestes a acontecer. Apenas alguns dias depois que Freddie foi embora. E Nothin’ but Blue parecia como ia ser. Existem pequenas pistas aí. Há um pequeno tipo de citação de We Are the Champions que apenas algumas pessoas reconheceram. Há pequenos pedaços de harmonias e pequenos ritmos que lembram coisas sobre Freddie. Portanto, esta faixa é descaradamente sobre Freddie. O que é estranho porque muito amor vai matar você é o que as pessoas pensavam que era sobre Freddie. Não, é esse, nada, mas Blue é Freddie. ”

Relembrar o trabalho com John Deacon na faixa desencadeia uma resposta igualmente emotiva de Brian:

“John, como sempre, fez um trabalho excelente, tocando baixo de bom gosto. Que bom que John tocou nesta faixa. Acho que todo mundo se esquece disso, inclusive eu! Infelizmente, não ouvimos muito de John atualmente. Portanto, é uma tristeza eterna para mim e Roger termos perdido Freddie, mas também, em essência, perdemos John, e depois disso foi muito difícil ser Queen. ”

Também disponível no single digital está uma versão karaokê de Back To The Light. Todas as músicas constam de Back To The Light, que entrou no Top 10 de álbuns em seu relançamento em agosto, um testemunho do lugar especial que ocupa no afeto dos ouvintes.

O lançamento vem com um vídeo muito especial (“trippy”, disse a Rolling Stone) feito para acompanhar o relançamento da faixa, onde Brian, como um viajante do tempo, volta 29 anos no tempo para tocar com seu eu mais jovem e sua banda solo na frente de um público lotado, revisitando o local de um antigo triunfo.

Brian diz:

 “Eu me sinto meio carinhoso olhando para trás. Olhando para mim há 30 anos, um jovem sem ideia da incrível jornada que ainda estava por vir. ”

É um lembrete poderoso e inegavelmente comovente de quão brilhante e clara a luz da emocionante aventura solo de Brian continua a brilhar quase 30 anos depois.

Peça o CD e o single de 7 ” aqui .

Assista e ouça aqui: https://BrianMay.lnk.to/BackToTheLight-Single

A reedição remasterizada de “Back to the Light” de Brian May está disponível agora em CD, vinil, cassete, download digital e formatos de streaming e pode ser solicitada aqui: https://BrianMay.lnk.to/BackToTheLight

 

“Back to the Light – the Time Traveller video – 1992-2021”

Créditos.

História de: Brian May. Diretor: Simon Lupton.

Produtor de vídeo: Rohan Acharya

Produtor de áudio: Brian May. Coprodutor: Justin Shirley-Smith

Produtora: Duck Productions

Apresentando:
Cozy Powell, Cathy Porter, Shelley Preston, Spike Edney, Neil Murray, Jamie Moses

 

Fonte: www.queenonline.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Declarações de Elton John

Postado por - 7 de março de 2005 0
Elton John está no projeto de um musical baseado no filme de Billy Elliot. ” Eu quero fazer a melhor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *