O que são “B-Sides”?

Quem é da geração anterior aos streamings de música, e que ouvia (e ainda ouve) músicas nos discos de vinil, sabe que eles possuem dois lados, Lado A e Lado B. O Lado B (ou B-side) dos singles (vinis de 7 polegadas que continham normalmente uma música de cada lado) eram compostos por canções diferenciadas ou alternativas e muitas vezes elas não faziam parte de nenhum álbum.  Como as pessoas precisavam virar o lado do disco, as bandas aproveitavam e colocavam no lado B músicas diferenciadas do seu próprio trabalho. Muitas bandas e artistas já declararam que o lado B dos seus singles eram compostos por músicas autênticas e que o lado A era composto por músicas mais comerciais. O termo B-side remete ao não comercial, ao alternativo, à diversidade, à espontaneidade, ao lado oposto.

Os lados B do Queen também eram assim. A grande parte dos lados B eram uma faixa do álbum ou uma edição, remix ou versão única de uma faixa do álbum.

Felizmente, existem exceções a essa afirmação. Existem algumas faixas selecionadas para o lado B, que naquela época não eram músicas do álbum e que estavam disponíveis exclusivamente em um único formato.

Ao longo dos seus 50 anos de atividade o Queen gravou mais de 10 B-sides.

 

A partir da próxima semana, faremos uma viagem através das histórias das B-sides do Queen, incluindo as faixas não-lançadas oficialmente e que hoje estão disponíveis facilmente na internet.

 

A primeira parada na nossa viagem será See What A Fool I’ve Been, B-side da maravilhosa Seven Seas Of Rhye, lançada em fevereiro de 1974.

 

 

Juntem-se à nós nesta viagem!

 

Fontes: www.queennet.com.br/queen/b-sides/

www.queenonline.com

www.queenvault.com

www.queenpedia.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

There are 1 comments

  1. Pingback: B-sides - Thank God It's Christmas: A canção de Natal do Queen – Queen Net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *