Comunicado de Imprensa: Roger Taylor – ‘Outsider’

Roger Taylor teve muito tempo livre recentemente para refletir sobre sua longa, rica e extraordinária jornada pela vida e pela música. Com a turnê europeia de Sucesso do Queen + Adam Lambert, a partir de 2022, pela pandemia Covid-19, Roger fez bom uso do seu tempo. Animado com a inspiração criativa, ele passou grande parte do confinamento escrevendo e gravando material novo. Em pouco tempo, ele se encontrou com seu primeiro álbum solo em oito anos, Outsider.

As habilidades de Roger como compositor, vocalista e multi-instrumentista serviram-lhe bem durante o isolamento forçado dos últimos 18 meses. Em uma tradição que remonta ao seu primeiro álbum solo, Fun in Space de 1981, ele escreveu, produziu, cantou e executou todas as músicas do próprio Outsider, com apenas uma pequena ajuda de amigos e colaboradores de longa data. Baseado em mais de meio século na música, Roger concebeu Outsider como uma espécie de declaração madura no final da carreira, seu humor predominante outono e agridoce.

“Outonal é uma palavra muito boa para isso”, diz ele. “É um pouco nostálgico e melancólico, e bastante adulto, um pouco mais adulto do que meus últimos álbuns.”

Outsider oferece uma suntuosa variedade de peças requintadamente arranjadas que lançam um olhar filosófico sobre a fragilidade humana e nosso breve tempo na Terra. Composta na Cornualha durante o primeiro confinamento em 2020, a faixa de abertura do álbum Tides é uma bela meditação sobre mortalidade contra a vasta tela do tempo cósmico e os ciclos imutáveis do oceano, a própria seção de ritmo da Mãe Natureza.

“As marés saíram completamente de um sentimento”, explica Roger. “Minha casa é perto do mar, e as marés entram e saem, você pode definir o seu relógio por eles, você pode confiar neles de uma maneira que eles quase podem ser um amigo. É sobre a inevitabilidade do nosso curto prazo aqui, nossa morte certa.”

Mas Outsider está longe de ser um álbum sombrio. De fato, equilibra a melancolia mundialmente cansada com otimismo, compaixão e vislumbres de amanhãs mais brilhantes pela frente. Outra faixa inspirada em confinamento, o lançamento introspectivo de 2020, Isolation, conclui com a esperança cautelosa de que as cicatrizes da solidão e da ansiedade logo se curem quando a interação humana normal voltar. Enquanto isso, o elegante single We’re All Just Trying To Get By, com a vocalista convidada KT Tunstall adicionando harmonias voluptuosas ao lado de Roger, celebra o mais básico dos impulsos humanos: a sobrevivência.

“É a declaração mais simples, na verdade”, Roger explica. “É o que todas as forças vitais da Terra estão fazendo: apenas tentando sobreviver, proliferar e existir. É tudo o que estamos tentando fazer, de plantas a animais e humanos, tentando sobreviver. Além disso, é claro, estamos no meio de uma pandemia sangrenta … Quer dizer, você tem que dizer que até o Coronavírus está apenas tentando sobreviver também! ”

“Até mesmo a cinemática e edificante faixa título do álbum nos lembra que os oprimidos alienados podem se levantar para lutar pelo triunfo das garras da derrota. “Outsider é sobre bullying e não estar no meio da multidão”,

Roger explica.

“É meio que voltando à escola, mas todos nós já tivemos isso em alguma parte de nossas vidas. Todo mundo é um estranho em algum momento, eles se sentem excluídos ou perseguidos. ”

 

 

 

Outsider pode encontrar Roger em um modo mais suave do que o normal, mas sua predileção por prazeres sensuais e hedonismo de hard rock ainda fazem parte do pacote. Embebido em blues, a linda I Know I Know I Know é um confessionário de voz rouca, revelando a alma do ponto de vista de um amante arrependido que cometeu muitos erros dolorosos.

“É um pedido de desculpas por alguma má ação humana”, diz Roger. “É autobiográfico? Eu acho que você deve fazer sua própria opinião. “

Em contraste, o narrador do stomper de blues-rock pesado e atrevido More Kicks não sente vergonha de celebrar sua juventude selvagem e apetites insaciáveis.

“Isso é um blues sem desculpas”, 

Roger ri. O número mais alto em Outsider acelera em um crescendo estampado com Roger em seu elemento, batendo atrás do kit de bateria como um homem possuído.

Oh sim, eu ainda posso derrubar”, 

ele sorri.

“Mas eu gosto de pensar que eu tocar com mais sutileza nos dias de hoje. Talvez não tanto poder, mas mais técnica.”

Os álbuns de Roger nunca se esquivaram de declarações políticas.

Outsider continua essa tradição com a música de protesto arejada, polida e enganosamente cativante Gangsters Are Running This World e sua faixa irmã de funk-rock Gangsters (Purple). A letra contundente é voltada diretamente para líderes autoritários em todo o mundo, de Putin a Lukashenko a Bolsonaro.

“No Queen sempre tentamos ser apolíticos”, 

Roger acena.

“Mas quando você tem a liberdade de se expressar como uma única pessoa, você pode dizer o que diabos você gosta, o que eu sempre tentei fazer. Tantos gângsteres estão administrando países hoje em dia.”

A música mais deliciosamente inesperada em Outsider é The Clapping Song, mais conhecido por sua versão original de 1965 Top Ten US smash por Shirley Ellis, bem como seu remake britânico de 1982 pelo Belle Stars. Este banger brilhante, bronzeado e funky é um flashback afetuoso para os gostos pop adolescentes de Roger.

“Eu amei o original de Shirley Ellis”,

diz ele.

“É tão alegre e simples. Tem um balanço para ele, e eu tentei recriar esse balanço usando um kit de bateria antigo. Foi um verdadeiro prazer fazer essa música, é como uma rima de berçário para crianças.”

 

 

Outsider também revisita e retrabalha um punhado de faixas do extenso cânone solo de Roger. A exuberante e sincera balada romântica Absolutely Anything apareceu pela primeira vez na trilha sonora da sci-fi de 2015 de mesmo nome, estrelada por Simon Pegg e Kate Beckinsale, que foi escrita e dirigida pela lenda do Monty Python Terry Jones. Outro corte de arquivo, Foreign Sand, é um hino de unidade co-escrito pelo roqueiro japonês Yoshiki. O original foi um sucesso do Top 30 no Reino Unido em 1994, mas o novo “English Mix” de Roger tira a música para uma balada acústica crua, seu vocal granulado vestido apenas em guitarra luminosa e delicada.

“Eu só acho que as pessoas precisavam ouvir o núcleo real da música”, 

Roger explica.

“Eu senti que o original foi um pouco super arranjado e super orquestrado. Eu gosto daquela coisa do John Lennon de tirar as coisas para que você ouça o núcleo de uma ideia em vez de vestir demais.”

 

https://youtu.be/uTyLR8oFKF0

Outsider conclui como começou, refletindo com tristeza sobre a majestade do cosmos e o período finito da vida humana em Journey’s End. Lançado pela primeira vez há quatro anos como um single autônomo e mini-filme, este épico imersivo de sete minutos serve como o final perfeito para o álbum mais ambicioso de Taylor até hoje, com seus sombreamentos emocionais sombrios e sensação sinfônica suntuosa.

“Tem uma atmosfera bastante caprichosa, bastante fatalista”, 

Roger disse.

“É basicamente sobre pensamentos de mortalidade. É uma espécie de aceitação do fato de que esta é uma jornada, e que a jornada chegará ao fim. É uma peça muito musical com um senso de finalidade sobre isso, mas uma espécie de finalidade otimista.”

Lançando Outsider em grande estilo, Roger e sua banda estão tocando uma turnê de 14 datas no Reino Unido, começando no Newcastle O2 em 2 de outubro. Prometendo um set-list de faixas solo antigas e novas, além de alguns clássicos do Queen que agradam a multidão, esta é uma ótima notícia para as massas famintas de rock quando finalmente emergimos da hibernação de confinamento.

“Quero que todos aproveitem”, 

Roger insiste.

“Duvido que farei isso por muito mais tempo, mas ainda sou capaz de fazê-lo, então eu realmente abraço. Vou tocar músicas do Queen também? Absolutamente! Não suporto pessoas que não abraçam muitas coisas pelas que são amadas. Vamos lá, admitir quem você é!

Roger Taylor pode estar em clima de outono em Outsider, mas ele não vai suavemente para aquela boa noite. Esta longa, rica e extraordinária jornada musical ainda não acabou.

Roger Taylor – Outsider

Lista de faixas:

1. Tides.

2. I Know, I Know, I Know.

3. More Kicks.

4. Absolutely Anything.

5. Gangsters Are Running This World.

6. We’re All Just Trying To Get By – Featuring K T Tunstall.

7. Gangsters Are Running This World – Purple Version.

8. Isolation.

9. The Clapping Song*

10. Outsider.

11. Foreign Sand – English Mix**

12. Journey’s End.

 

Todas as músicas escritas por Roger Taylor exceto:

*The Clapping Song – Escrito por Kay Werner, Lincoln Chase, Sue Werner.

**Foreign Sand – Escrito por Roger Taylor e Yoshiki.

 

Álbum produzido por Roger Taylor & Joshua J Macrae.

 

Créditos:

Gerenciamento de Projetos Emma Donoghue

Conceito de Arte Roger Taylor

Projeto de Arte Richard Gray

Ilustração da capa Tigerlily Taylor

Fotografia Lola Leng Taylor e Sarina Taylor

Pintura em Mervyn Peake invertido (com permissão gentil da propriedade de Mervyn Peake).

Formatos: 1LP 180g Vinil Preto, 1LP 180g Vinil de Cor Azul Transparente,

1x de cor azul transparente, 1CD, Download Digital e Streaming.

Coincidindo com o lançamento de seu álbum Outsider, Taylor fará suas primeiras apresentações ao vivo fora do Queen em mais de duas décadas. Taylor fará uma turnê pelo Reino Unido durante todo o mês de outubro tocando 14 shows com sua banda especialmente formada composta pelo tecladista do Queen + Adam Lambert, Spike Edney, o baterista Tyler Warren, o baixista Neil Fairclough, além do guitarrista Christian Mendoza.

 

Datas da turnê de Roger Taylor ‘Outsider’ outubro de 2021.

Apresentado por Phil McIntyre Live.

Sáb 2 de Outubro NEWCASTLE, O2 Academy

Domingo 3 de Outubro MANCHESTER, Academia

Tue 5 October        YORK, Barbican

Wed 6 October        CARDIFF, St. David’s Hall

Fri 8 October            LIVERPOOL, O2 Academy

Sat 9 October        NORWICH, University East Anglia (UEA)

Mon 11 October        BATH, Forum

Tue 12 October        BOURNEMOUTH, O2 Academy

Thu 14 October        PLYMOUTH, Pavilions

15 de outubro NOTTINGHAM, Cidade do Rock

Sol 17 de Outubro BEXHILL, Pavilhão De La Warr

Ter 19 de outubro GUILFORD, G Live

Casamos em 20 de outubro COVENTRY, HMV Empire

22 de outubro LONDRES, O2 Shepherd’s Bush Empire

Link de ingressos: https://rogertaylor.lnk.to/outsider-tour

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

WSO e Queen

Postado por - 5 de março de 2005 0
A Winnipeg Symphony Orchestra está realizando uma série especial de concertos ao longo do ano com convidados especiais. Como parte…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *