Strange Frontier, segundo álbum solo de Roger Taylor, completa 37 anos

Em 25 de junho de 1984, o baterista Roger Taylor lançou seu segundo álbum solo chamado Strange Frontier.

Esse álbum foi o resultado de uma segunda série de sessões de gravação, após a primeira ter sido rejeitada por falta de direção; canções gravadas, mas que não foram lançadas, incluem Keep On Running, She Belongs To Me, I Wanna Take You Higher, Turn On The Power, Sun And Steel (que possivelmente se tornou Killing Time), Been To Spain e All Your Dreams Will Come True.

Nos primeiros meses de 1984, após ter realizado várias seções de gravação durante o ano anterior, Roger começou a montar o disco. Das 10 músicas do álbum, apenas 5 faixas são exclusivas de Roger: Strange Frontier, Beautiful Dreams, Man On Fire, Killing Time e Young Love.

Racing In The Street de Bruce Springsteen (que na minha opinião ficou melhor que a original) e Masters Of War de Dylan foram inclusões bem-vindas.

Abandonfire e I Cry For You (Love, Hope and Confusion) foram co-escritas com David Richards.

It’s An Illusion foi escrita com Rick Parfitt do Status Quo, com quem Roger e seu assistente, Crystal Taylor, tinham se tornado amigos durante as sessões de gravação.

Se há um tema para Strange Frontier, este tema é a valorização da vida enquanto se preocupa com o futuro, um tópico que a maioria das estrelas do rock estava abordando no início dos anos 1980. Isso teve muito a ver com a ameaça real de uma guerra nuclear e a crescente conscientização sobre o assunto por meio da música. Consequentemente, muito do álbum de Roger soa como o equivalente britânico de Born In The USA de Bruce Springsteen, embora deva ser lembrado que aquele álbum marcante foi lançado três semanas antes do de Roger, então a semelhança é inteiramente coincidência. Mesmo assim, na promoção do álbum, Roger falou sobre a crescente preocupação com o estado das coisas no mundo; enquanto o Queen era geralmente reservado sobre suas crenças políticas, Roger continuou sendo o único membro que falaria abertamente sobre o assunto.

Strange Frontier foi lançado com críticas, três semanas depois que o primeiro single, Man On Fire, falhou em pegar as paradas, chegando ao 66º lugar no Reino Unido. O álbum se saiu um pouco melhor, alcançando a posição 30 no Reino Unido e não alcançando nenhuma posição nos EUA. Se Roger estava preocupado, ele não deixou transparecer e parecia mais do que feliz em deixar de lado sua carreira solo para começar a trabalhar com o Queen novamente.

Fontes: www.queenpedia.com

www.queenvault.com

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *