Queen The Greatest Live – A série Greatest retorna com uma celebração de um ano do Queen Live. Uma série de 50 semanas no YouTube que mostra os bastidores para revelar o que acontece na criação de um show do Queen, apresentando momentos de apresentações icônicas e demonstrando por que a banda é considerada a melhor apresentação ao vivo.
Queen The Greatest Live: We Will Rock You (Episódio 22)
Continuando a exploração de como as músicas do Queen são adaptadas do estúdio para o palco, revisitamos imagens de arquivo de um dos clássicos de todos os tempos da banda para descobrir como essa transição pode inspirar resultados inesperados.
Poucas músicas permaneceram no coração da cultura popular como We Will Rock You – e o hino clássico do Queen evoluiu junto com a mudança dos tempos. Quando Brian May apresentou a música para o News Of The World de 1977, a banda gravou a versão original de estúdio sem bateria (todos os quatro membros, em vez disso, deram batidas de pés e palmas).
Eu não tinha certeza se iria soar como uma música adequada, disse Brian ao Guitar World.
Mas assim que ouvi Freddie cantando, comecei a ficar mais confiante, porque ele soava como uma espécie de agitador.
Tocada ao vivo na turnê News Of The World daquele ano, e rapidamente ganhando seu status duradouro como destaque de setlist obrigatório (geralmente seguido por We Are The Champions), We Will Rock You trocou de pele inúmeras vezes. No episódio da semana passada do Queen The Greatest Live, Brian explicou como o público do Queen reivindicou a propriedade da batida viciante da música (Tornou-se uma extravagância de bateria… o público canta e a fisicalidade está lá).
Agora, imagens raras de arquivo revelam como a banda reinventou We Will Rock You ao longo das eras, brincando com tempo, instrumentação e muitas outras variáveis. Abrindo com o famoso show no Népstadion de Budapeste em 27 de julho de 1986, assistimos à performance que mais se aproxima do original de estúdio, com Roger Taylor conduzindo o ritmo icônico em um ritmo lento em seus surdos e caixa.
Mas uma versão mais rápida de We Will Rock You sempre existiu em paralelo, e a música se torna uma fera muito diferente em um show de 1977 em Houston, quando Brian ataca sua guitarra Red Special com uma agressão quase punk enquanto um Freddie de jaqueta de couro dispara seu vocal.
A música mostra seus músculos mais uma vez no lendário show do Queen em 1982 no Milton Keynes Bowl, enquanto as harmonias vocais de quatro vias da banda pareciam mais proeminentes do que nunca quando eles escolheram We Will Rock You como abertura no Fórum de Montreal em novembro de 1981.
Próxima semana: Queen The Greatest Live – Another One Bites The Dust
Foto © Queen Productions Ltd
Fonte: www.queenonline.com