Queen The Greatest – Episódio 44 – O Chamado de Mandela

Queen The Greatest: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora. Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os principais momentos da história do Queen, lembrando-nos por que o Queen e sua música continuam sendo amados em todo o mundo.

Say It’s Not True foi escrita por Roger Taylor para a Fundação 46664 de luta contra a Aids de Nelson Mandela e tocada ao vivo pelo Queen no primeiro concerto 46664 em 29 de novembro de 2003.

Gravado como o primeiro single de estúdio por Queen + Paul Rodgers e lançado no Dia Mundial da AIDS em 1 de dezembro de 2007, com todos os rendimentos indo para 46664.

Liderada por Brian May, Roger Taylor e Dave Stewart, 46664 foi uma iniciativa global que reuniu os principais ícones da música para divulgar a mensagem de Nelson Mandela:

A AIDS não é mais uma doença, é uma questão de direitos humanos.

A história de como Brian e Roger acharam impossível ignorar um telefonema de Nelson Mandela dizendo “você pode resgatar meu show?”

O episódio Queen The Greatest desta semana marca outro momento extraordinário na história do Queen depois que Brian e Roger responderam a um chamado de Nelson Mandela, iniciando uma série de reuniões extraordinárias dos maiores artistas da música do mundo para homenagear a vida e o legado de Nelson Mandela enquanto promove a conscientização da pandemia de HIV/AIDS, estabelecido sob a identidade de 46664, o número de prisão de Mandela sob o qual ele foi detido em Robben Island, na Cidade do Cabo, até 1982.

Em 2003, um telefonema veio de Nelson Mandela, pedindo a ajuda do Queen para um concerto de conscientização sobre a AIDS na Cidade do Cabo. Mas, ele não estava apenas pedindo para eles se apresentarem….

Brian May:

Respondemos a ligação para Madiba. Nelson Mandela está de repente no telefone dizendo ‘você pode resgatar meu show’, e nós produzimos para ele, e fomos lá e realmente não imaginávamos que o subproduto seria que estaríamos nos reencontrando com uma audiência.

Brian May:

Algo para contar aos seus netos, eu acho. Estar na presença de tamanha grandeza e fazer parte de todo esse empreendimento, me sinto incrivelmente privilegiado.

O lançamento da campanha seria o primeiro Concerto do 46664 no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo, em 29 de novembro de 2003. O show aconteceu para uma audiência de 40.000 pessoas e foi transmitido para todo o mundo via TV, webcast e rádio.

Projetado para aumentar a conscientização sobre a pandemia global de HIV, foi uma noite emocionante, repleta de algumas performances verdadeiramente memoráveis ​​como ícones da música e figuras públicas de todo o mundo, incluindo Anastacia, Beyoncé, Bob Geldof, Bono e The Edge, The Eurythmics,  Brian May e Roger Taylor do Queen e Oprah Winfrey dividiram o palco com muitos dos artistas mais conhecidos da África do Sul, entre eles Johnny Clegg, Angelique Kidjo e o Soweto Gospel Choir.

Além de produzir o show e aparecer como parte do incrível line-up, Brian e Roger compuseram novas músicas, especialmente para o evento. No show, o Queen apresentou três novas músicas inspiradas no apelo de Mandela; Say It’s Not True,  The Call e Invincible Hope, a última faixa com uma amostra de um dos famosos discursos de Mandela.

 

A cobertura do concerto alcançou mais de 2 bilhões de pessoas em 166 países, tornando-o o evento de mídia mais amplamente distribuído da história.

Roger Taylor:

Sabe, nós não somos políticos, somos apenas músicos usando o que fazemos como uma plataforma para aumentar a conscientização de forma eficaz, e se você pode aparecer na TV na maioria dos países do mundo, isso é bastante uma boa maneira de conscientizar, eu acho. Portanto, esta é realmente uma maneira de pressionar os políticos e as empresas farmacêuticas para tornar os medicamentos mais baratos ou disponíveis gratuitamente.

Brian May:

Estaremos procurando um compromisso sustentado e acho que estamos fazendo isso sozinhos, quero dizer, certamente sentimos que gostaríamos de alguma forma de continuar este clube maravilhoso que se uniu, o banner 46664 se você como, a marca registrada. E gostaríamos de continuar, continuar martelando e garantir que isso não seja apenas um pequeno sopro no vento.

 

Nos próximos anos, o Queen estaria envolvido em mais shows do 46.664 na Noruega, novamente na África do Sul, e com um show final no Reino Unido no Hyde Park de Londres em 27 de junho de 2008, com a presença de 46.664 pessoas que comemoraram o nonagésimo aniversário de Nelson Mandela e fizeram parte do a série de concertos 46664 – e ainda mantendo vivo o legado de Freddie, respondendo ao chamado na luta global em curso contra a pandemia de AIDS.

O Queen continua a ser inspirado por Nelson Mandela e continua a luta contra o HIV/AIDS através do Mercury Phoenix Trust, a instituição de caridade criada após a morte de Freddie Mercury.

http://www.mercuryphoenixtrust.com/

Semana que vem: Queen 2005 – Queen + Paul Rodgers

 

Fonte: https://www.queenonline.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Brian no 3D Awards 2011

Postado por - 14 de fevereiro de 2011 0
Na semana passada Brian participou da International 3D Society 2nd Annual 3D Creative Arts Awards no Hollywood’s Chinese Theatre, em 09 de fevereiro, que foi apresentado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *