História do Queen será contada através de livro de fotos de Neal Preston — com imagem argentina na capa

Neal Preston já soma quatro décadas de carreira na fotografia, sendo um dos profissionais mais respeitados da história da indústria musical. Uma importante parte dessa trajetória vai estar nas páginas do livro “Queen: The Neal Preston Photographs”, que será lançado em outubro. Com mais de 300 imagens de shows do Queen, a edição vai reunir ainda textos do guitarrista Brian May e do baterista Roger Taylor. E a imagem de capa mostra o nove policiais no círculo central do gramado do estádio Gigante de Arroyto, em Rosário, na Argentina, na mesma turnê de 1981 que passou pelo Morumbi, em São Paulo. A mídia local comemorou e lembrou o evento histórico, ocorrido em 6 de março daquele ano. Na Argentina, o Queen também tocou em Buenos Aires e em Mar del Plata.

O fotógrafo Neal Prestou começou a acompanhar o Queen nos anos 1970 e registrou shows memoráveis da banda, como a última turnê do Queen com Freddie Mercury em 1986, o do “Live Aid”, em 1985, e também o primeiro no Brasil, em 1981. “Foi como estar acompanhando os Beatles, foi selvagem”, brincou Neal em uma entrevista ao “Wikimetal” em 2013.

Na ocasião dessa entrevista, Neal traçou diferenças entre as bandas que ele mais fotografou: Led Zeppelin (que acompanhou em todas as turnês dos anos 1970), Queen e The Who. “Elas são todas fantásticas, mas todas diferentes. Com o The Who, costumo me concentrar mais em Pete Townshend, porque sou um grande fã. Com o Zeppelin, existia esse elemento de um pouco de perigo, como “o que vai acontecer hoje à noite?”, era difícil descrever… Com o Queen, era mais um espetáculo, um carnaval”, disse.

Registro do Queen feito por Neal durante ensaio. Foto: Reproduçao
Registro do Queen feito por Neal durante ensaio. Foto: Reproduçao

O gigantesco arquivo de Neal com fotografias do Queen foi resumido para mais ou menos 300 imagens para compor o livro, que será lançado pela Reel Art Press. “É a primeira vez que Neal e o Queen compilam esse trabalho em um volume: vislumbres da vida nos bastidores, performances ao vivo e altos e baixos após a performance, muitos dos quais nunca foram vistos antes. As imagens são acompanhadas por lembranças e anedotas do guitarrista do Queen, Brian May, e do baterista Roger Taylor. As páginas vibram com uma energia palpável”, diz a editora em comunicado. O livro pode ser encomendado pelo site da editora por 49,95 libras.

Uma das fotos mais famosas de Freddie Mercury feita por Neal. Foto: Reprodução
Uma das fotos mais famosas de Freddie Mercury feita por Neal. Foto: Reprodução

Entre os registros, está aquele famoso onde Freddie aparece virado para trás e olhando para cima, como se um refletor o impulsionasse, diante de um Wembley Stadium lotado. A foto faz parte da exposição permanente na nova versão do estádio londrino. “Foi o começo do show, na primeira música. Eu percebi que era o terceiro quadro que eu tinha conseguido. Mas não penso: ‘Oh, eu tenho uma cena icônica’. Estou fotografando e só vejo o filme no dia seguinte. Qualquer fotógrafo que disser, dez minutos depois de fotografar ‘eu tenho uma foto icônica’, não sabe o que está fazendo. Você precisa do benefício de tempo e conhecimento do passado”, ensinou ele numa entrevista ao “Vice” em 2017.

Durante anos, as fotografias de Neal apareceram em todos os meios de comunicação: capas e páginas de revistas, jornais e livros, em programas de TV, em longas de ficção e documentários, em programas e cartazes da Broadway, capas de vinil, CD e DVD. Depois de ingressar no International Cinematographers Guild, em 1999, ele atuou como fotógrafo nos filmes “Quase Famosos”, “Vanilla Sky”, “Elizabethtown”, “Compramos um Zoológico” e “Aloha”.

Fonte: https://reverb.com.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *