Queen – A Ilha de Zanzibar e sua história com Freddie Mercury – Por Sheila Pauka

 

– Freddie nem sempre falava publicamente sobre sua educação e primeiros anos de vida em Zanzibar, mas isso não impediu o crescimento do comércio turístico lucrativo, à sua volta, no arquipélago.

– Hoje, os fās do Queen podem fazer passeios pelos lugares mais encantadores de sua infância  incluindo sua casa, sua Escola Missionária do Convento de São José em Zanzibar, onde aprendeu a ler e escrever, o local de culto de sua família e a corte onde seu pai trabalhava.

– Há também um Restaurante e um Café Freddie Mercury, além do Museu Freddie Mercury.

 

          

– A família viveu uma vida bastante rica, considerando o salário de Bomi. Além dos trabalhadores domésticos, Freddie tinha uma babá de nome Sabine.

– O jovem Farrokh Bulsara cresceu nas ruas estreitas de Stone Town.

– Eles moravam em um apartamento confortável com vista para o mar, na parte histórica da cidade de Zanzibar, com seu labirinto de becos estreitos repletos de lojas, casas, bazares e Mesquitas.

         

 

– Os primeiros anos de escolaridade de Freddie foram na St. Joseph’s Convent Missionary School, onde ele foi ensinado por freiras anglicanas.

Ele estava sempre bem vestido.

lembra um amigo.

 

– Mas os bons tempos foram de curta duração. Em 1964, uma revolução derrubou a elite árabe dominante e cerca de 17.000 pessoas foram mortas. Uma República foi então estabelecida com os presidentes de Zanzibar e Tanganyika, no continente, assinando um ato de união.

– A família Bulsara, juntamente com muitos outros, fugiram das ilhas.

 

     O complexo relacionamento de Freddie com Zanzibar….

– Mas uma problemática para muitos de Zanzibar – e para os zoroastrianos – é a sexualidade de Freddie. O Islā é a religião predominante no arquipélago e o sexo gay foi ilegal em 2.004.

                      

 

                       

– Em 2006, houveram protestos contra festividades marcadas para celebrar os 60 anos que Freddie faria. A Associação para a Mobilização e Propagação Islâmica (Uamsho) ameaçou realizar uma manifestação, após ouvir rumores de que turistas gays estavam à caminho da Ilha, especificamente para comemorar o aniversário de Freddie.

– Por outro lado, há excursões dedicadas à  ele e existe, em determinados setores da sociedade, muito orgulho do cantor.

– Aboubakar Famau, da BBC na Tanzânia, diz que, embora alguns aspectos do estilo de vida do cantor sejam controversos em uma sociedade islâmica conservadora, ainda há um sentimento de orgulho nele. Ele disse:

Eles têm orgulho dele, sentem que têm alguém da ilha que tocou o nivel internacional na indústria da música 

 

Nota – Bohemian Rhapsody chegou a filmar cenas de Freddie em Zanzibar, quando criança, porém foram deletadas… inclusive de um jovem ator fazendo o papel de Freddie de nome Adam Rauf……. elas seguem abaixo.

                 

 

 

Fonte – BBC News Outubro 2018

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *