It´s Late – Por Helenita dos Santos Melo

IT’S LATE

(10ª música do 6º álbum)

 

– Depois de trabalhar o tema em Now I’m Here e She Makes Me (Stormtrooper In Stilettoes), Brian May implicitamente revisita seu relacionamento romântico com a misteriosa Peaches.

– O guitarrista, então parceiro de Chrissie Mullen, se apaixonou pelos encantos dessa jovem, que conheceu na primavera de 1974 em Nova Orleans, na abertura da turnê americana do Queen para o Mott the Hoople.

– Embora Brian nunca cite a enigmática Peaches, a letra é clara. Narra o triângulo sentimental em que o autor está preso. A estrutura da letra é precisamente pensada pelo guitarrista, que explica seu trabalho ao radialista Redbeard em 2017:

 

É uma história muito pessoal que concebi em três partes. A primeira foca no personagem, que está na companhia da esposa. A segunda ocorre em um quarto, em algum lugar. O rapaz está na companhia de outra mulher, por quem está apaixonado e que não pode deixar de amar, sem saber administrar a situação. Na última parte, ele se encontra com sua esposa novamente, tentando explicar a situação para ela e dar sentido ao que aconteceu. Eu acho que se eu tivesse que reescrever hoje, eu faria de forma idêntica.

– O epílogo do episódio Peaches acontece durante a noite de lançamento do álbum Jazz em Nova Orleans, em 31 de outubro de 1978, durante a qual Brian May sai da festa mais cedo para procurar a bela americana em toda a cidade:

Conhece aquela sensação, quando tudo vai bem, quando tudo está perfeito, magnífico, mas no fundo sente um imenso vazio? […] – pergunta o guitarrista em 1998—. Eu me apaixonei alguns anos antes em Nova Orleans e esperava vê-la naquela noite, mas ela não estava lá. Eu não a encontrei, mas ela o fez mais tarde.

 

– Ainda com sua parceira Chrissie Mullen, Brian será atormentado por muito tempo pela desordem que esse reencontro lhe causa e pelo conflito que ela desencadeia entre a vida de uma estrela do rock e a vida familiar.

– Então comporia a bela e explícita Leaving Home Ain’t Easy (Não é fácil sair de casa), para o álbum Jazz.

– Durante a apresentação de It’s Late nas sessões da BBC em outubro de 1977, o Queen toca o intervalo erótico de Get Down, Make Love no meio da música, realizada por Mercury e May, começando no minuto 3:08.

– Em 1983, em um vídeo filmado pela produtora Star Licks, Brian May explica precisamente como interpretar o solo de It’s Late.

– Emocionante para seus fãs, o vídeo detalha a técnica do guitarrista e oferece a partitura completa do solo.

Freddie e Brian, vestindo um de seus trajes desenhados por Zandra Rhodes, que se move

com cada movimento de seus braços.

 

Vídeo oficial de It’s Late

 

It’s Late(BBC Sessions)

Tutorial de Brian sobre o solo de It’s Late

 

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc)

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *