Don’t Stop Me Now – Por Helenita dos Santos Melo

DON’T STOP ME NOW

(12ª música do 7º álbum)

 

– Reconhecível por sua embriagadora melodia, seus estribilhos a três vozes e seu break de voz com bateria, Don’t Stop Me Now é uma das canções mais conhecidas do Queen e uma das favoritas do público.

– Escrita por Freddie, este hino ao excesso descreve de maneira implícita os abusos de todo o tipo em seu ambiente. Nessa época, Freddie leva uma vida sem freios, sexualmente liberado, que divide com vários casais, e consume narcóticos cada vez mais.

– Estes excessos o distanciam pouco a pouco dos seus amigos do Queen, que preocupam-se com seu modo de vida, como Brian May diria mais tarde:

Parecia-me que se tratava de uma canção cheia de bom humor, é certo. Mas mesmo assim me perguntava: ‘Estamos falando aqui de nos colocar em perigo?’, porque nesse momento estávamos muito preocupados por Freddie, e essas perguntas persistiam.

 

– Publicado em 26 de janeiro no Reino Unido, o segundo 45 rpm extraído de Jazz tem um êxito relativo e se situa no 9º lugar das paradas.

– Porém com o tempo seria imposto como um clássico do grupo:

Praticamente se tornou o maior sucesso do Queen – conclui Brian May -, […] uma espécie de hino para as pessoas que querem aproveitar os prazeres que oferece a vida.

 

– Interpretada a 156 pulsações por minuto, Don’t Stop Me Now continua sendo um tema fácil, porém muito festivo.

– O solo de Brian é um dos mais famosos, admirado por gerações de guitarristas que sonham em reproduzir este som, obtido graças ao deslocamento dos micros da Red Special.

Screenshot do video original.

 

Sobre a personagem Lady Godiva que é citada na canção, falamos detalhadamente nesses posts:

(20+) Queen Fatos & Fotos | Facebook

(20+) Queen Fatos & Fotos | Facebook

 

Vídeo oficial de Don’t Stop Me Now

 

Vídeo com 10 horas e 47 segundos de Don’t Stop Me Now

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *