39 anos da música Strange Frontier

Strange Frontier (single)

Data de lançamentos: 30 de julho de 1984

Lado A: Strange Frontier
Lado B: I Cry For Y ou ( Love , Hope & Confusion )

– No dia 30 de julho de 1984, Roger Taylor lançava o single da música Strange Frontier, tendo no lado b a música I Cry For You.

– O single faz parte do seu segundo álbum solo denominado também de Strange Frontier.

– A música é forte e sólida, e começa com um dueto de sintetizador e bateria, com um baixo forte e um som de marimba muito interessante.

– Ela conta a história de um holocausto nuclear, uma grande ameaça no início e meados da década de 1980.

Strange Frontier contém algumas das letras mais mordazes de Roger, embora o verso final, surgindo em overdrive graças à introdução de alguns elaborados backing vocals de coral, seja particularmente comovente:

Algum dia em breve eles vão largar o grande / Não há mais pai e não há mais mãe.

(Someday soon they’ll drop the big one/No more dad and no more mum)

 

– Quando perguntado pelo disc jockey Jim Ladd se já esteve envolvido com o movimento No Nukes ( No nuclear weapon/Sem armas nucleares) , Roger disse:

Estou envolvido na versão em inglês… chama-se CND [Campanha Pelo Desarmamento Nuclear]. E sou membro dela e contribuo e acredito que o que estão fazendo é certo e, basicamente, muitas das músicas em Stranger Frontier são direta ou indiretamente [sic] sobre isso, porque eu acho que essa era a questão mais importante da época, e é sobre isso que eu queria escrever.

 

Strange Frontier foi lançado como segundo single do álbum em 30 de julho de 1984, e no lado  B foi incluída uma versão remixada de I Cry For Y ou ( Love , Hope & Confusion ) .

– O single mal chegou ao Top 100, chegando a um modesto número 98 no Reino Unido.

– O vídeo foi dirigido por George Bloom e filmado em Malibu, Califórnia, em julho de 1984.

– O vídeo da música é uma reprodução quase perfeita do clássico Rebel Without A Cause (Juventude Transviada) de James Dean, e Roger corre pela encosta de uma montanha tudo pela atenção de uma garota.

– A música esteve presente em vários setlists do The Cross (a outra banda de Roger) e durante a turnê Electric Fire de Roger em 1999, e foi bem recebida pelo público.

– Surpreendentemente, ele fez algumas outras aparições, notadamente em 2000 em um show com a SAS Ban’ e no concerto de tributo ao décimo aniversário de Freddie em 24 de novembro de 2001, com Brian como convidado na guitarra.

 

Vídeo promocional da música:

I Cry For You

– Roger concluiu o álbum Strange Frontier de uma maneira tipicamente exagerada, I Cry For You (Love, Hope And Confusion)‘ dividiu os fãs em dois grupos: há quem ame e quem odeie a música. Mas apesar desta divisão, I Cry For You, é um hino de rock otimista com sintetizadores, bateria programada e guitarras crescentes,

– Repleto de letras clichês: I Cry For You (Eu choro por você), Love Me Tender (Me ame com ternura) e destinada a inspirar, a música é, no entanto, um excelente final para o segundo álbum solo de Roger.  A música foi remixada por John Deacon, diminuindo a velocidade da música, removendo a maior parte da bateria – que revelou os vocais de Roger mais claramente – e adicionando seus próprios floreios no baixo.

– Este remix foi então estendido para a versão em vinil de 12″ de Strange Frontier, desta vez por John e Mack, trazendo o tempo de execução para pouco mais de seis minutos e adicionando mais trabalho de guitarra e bateria programada.

Mixagens simples e estendidas foram finalmente lançados no box de Roger, The Lot.

Vídeo de I Cry For You:
Fonte: Queen Complete Works
Tradução de Cláudia Falci

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *