WE WILL ROCK YOU
(1ª música do 6º álbum)
– Sempre em busca do efeito de palco que os aproxime ainda mais de seus fãs e, ao mesmo tempo, aumente seu público, os músicos se propõem a criar um tema unificador e atemporal, como um hino nacional que todos possam aprender de memória:
O público será parte integrante do espetáculo a partir de agora e deve ser incluído no espetáculo. Mas o que os espectadores podem fazer? O que podemos pedir a eles? Eles estão apertados, eles não podem fazer muito. Eles podem pisar forte, bater palmas e cantar. Eles poderiam repetir a música em coro com o cantor!, explicaria Brian May.
– Quando o guitarrista apresenta a música para Freddie Mercury, ele imediatamente aprova a direção.
Brian May explica a estrutura e o significado das letras da seguinte forma:
Na minha opinião, a música relaciona as três fases da vida de um homem. O primeiro é o menino que pensa que pode mudar o mundo. O segundo é o homem que acredita que muda o mundo. E o terceiro é o velho que capitula diante de seus próprios limites.
– Para a gravação do famoso pum pum chac que serve de base rítmica para a música, não são utilizados nenhuma amplificação de tambores. Imortalizada no Wessex Sound Studios, a batida é feita à mão por Brian May e pelo engenheiro-chefe de som do álbum, Mike Stone. A cadência é intencionalmente simplista, como uma marcha militar, para que o público possa reproduzi-la facilmente durante os concertos.
– Num primeiro momento, Stone instala aquelas plataformas retangulares de altura variável e usadas para aprimorar os instrumentos no palco.
– Mercury, May, Deacon e Taylor sentam-se em banquetas de piano e começam a bater o ritmo com as mãos e os pés no assoalho.
– Mike Stone convida a todos nos corredores do estúdio a participarem da base rítmica da música.
– Andy Turner, na época um jovem assistente do engenheiro de som, lembra:
Uma tarde eles vieram me buscar, e também […] Betty, a senhora que nos servia o chá e que morava bem ao lado do estúdio. Eles nos colocaram na área da bateria. Ficamos lá fazendo o pum pum chac repetidas vezes.
– Para fazer o vídeo, os músicos, seus técnicos e o diretor do Rock Flicks se reúnem no jardim da casa de campo que Roger Taylor comprou em Surrey, sul de Londres. Os músicos aparecem quase congelados no meio da neve, alguns deles usando botas e luvas de borracha, de pé sobre as tábuas da bateria montadas para a ocasião.
Por que essa encenação? Ainda é um mistério…
– John carrega o baixo por cima do ombro e a bateria de Roger é visível no vídeo de We Will Rock You (apesar desses dois instrumentos estarem praticamente ausentes desta música), porque naquele mesmo dia eles gravaram o clipe do single Spread Your Wings, composta por Deacon.
– Para alguns observadores, We Will Rock You é a primeira música de rap, muito antes do surgimento desse movimento e das primeiras músicas de seus pioneiros, Grandmaster Flash ou The Sugarhill Gang.
Freddie Mercury logo se tornaria um personagem tão famoso quanto o Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster.
Vídeo oficial de We Will Rock You
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo