Crazy Little Thing Called Love completa 42 anos

No dia 5 de outubro de 1979, era lançado o single de Crazy Little Thing Called Love, tendo como lado B a música We Will Rock You, tirada do álbum ao vivo Queen Live Killers. A música é uma clara homenagem ao Rei Elvis Presley que havia falecido 2 anos antes, e era um ídolo de Freddie Mercury. Freddie adotou tão bem o estilo vocal do Rei do Rock, que muitas pessoas pensam que essa música REALMENTE é de Elvis Presley.

“Eu a escrevi na banheira”,

disse Freddie Mercury sobre a música, em uma entrevista para a Melody Maker em 1981. Ainda se referindo a ela, Freddie diz que levou de 5 a 10 minutos para escrevê-la e que usou uns poucos acordes de violão que ele conhecia para compô-la, e percebe-se que desde o início que a intenção de Freddie era escrever uma música simples.

Os tempos haviam mudado e a banda entrou numa fase de muito sucesso, principalmente por causa desta música. Nesta fase, o Queen focava mais no ritmo e não mais o escopo sônico expansivo de suas primeiras canções.

Brian comenta que quando ouviu a música pela primeira vez pensou:

“Meu Deus, está quase pronta. Deixe-me colocar um pouco de guitarra nele antes que eles continuem”. E completou: “Freddie toca violão acústico. Tudo o que eu realmente fiz foi adicionar uma espécie de solo de rock and roll e algumas harmonias de fundo e pronto.”

O solo de guitarra foi feito em uma Fender Telecaster que pertencia a Roger.

Em uma entrevista para a Sound em 1984, Roger comenta:

“não era exatamente um rockabilly, mas parecia muito o Elvis”.

Após ser lançada, alcançou a segunda posição no Reino Unido, a maior posição conseguida pela banda até então, desde o lançamento de We Are the Champions em 1977.

Não era intenção da banda lançar a música nos Estados Unidos, mas a gravadora Electra lançou esta música com a versão do Live Killers de Spread Your Wings em dezembro de 1979, proporcionando à banda a sua primeira posição número 1 nos Estados Unidos.

O vídeo da música foi filmado em 22 de setembro de 1979 nos Estúdios Trillion. Foi dirigido por Dennis Devallance e mostra a banda vestida com roupas de couro e Freddie dançando em volta. Freddie é a estrela e a banda tem um papel secundário aqui.

 

A música foi tocada de 1979 a 1986 nos shows. Normalmente a música era precedida por uma fala de Freddie em que ele dizia que tinha pouca habilidade na guitarra.

 

No Show “Concert for Life (Tributo a Freddie Mercury)”, Robert Plant cantou esta música.

Em 7 de outubro de 1979, Freddie compareceu a um evento beneficente – para a Sociedade da Cidade de Westminster para Crianças Deficientes Mentais – ao lado do Royal Ballet e cantou essa música, mas como a música havia sido lançada a alguns dias antes apenas, poucas pessoas sabiam a letra.

 

Quer saber mais sobre a música? Acesse essa nossa postagem do ano passado: 41 anos do primeiro lançamento de Crazy Little Thing Called Love – Queen Net

 

Fonte: “Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada)” por Georg Purvis

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *