TEAR IT UP
(2ª música do 11º álbum)
– Brian May volta ao trabalho com este tema mordaz!
– A canção anuncia a sua cor: o Queen abandonou o som das discotecas de Munique para voltar a deixar que a bela Red Special se expresse da melhor maneira, depois de um tempo um pouco abandonada.
– Em 12 de maio de 1984, o grupo participa no festival Rose d’Or em Montreux. Criado em 1961 pelo fundador do festival Eurovision, Marcel Bezençon.
– O ano de 1984 tratava-se de um acontecimento importante, seguido pelas televisões do mundo inteiro e, o Queen interpreta quatro temas, entre eles o furioso Tear It Up (também cantam Radio Ga Ga, It’s A Hard Life e I Want To Break Free).
– Porém o curioso do dia é que o grupo usa o playback em todo o concerto. Freddie parece perdido, esquece algumas palavras e não canta na frente do microfone. A única razão pela qual a banda aceita participar nesta farsa imposta pelos organizadores é a transmissão em massa do concerto para quarenta países, uma oportunidade que o grupo não pode deixar passar, já que ia perdendo impulso na primavera de 1984.
– O vídeo do concerto oferece um belo momento televisivo ao gosto da década de 1980, onde os artistas montam um espetáculo sejam quais forem as condições.
O Queen no palco do festival La Rose d’Or em Montreux em 12 de maio de 1984, prestando-se ao jogo do playback em frente às câmeras do mundo inteiro.
Vídeo oficial de Tear It Up
O Queen no festival Rose d’Or em Montreux, 1984
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo