Quadro – Turnês do Queen – América do Sul Bites the Dust Tour – Por Sheila Pauka

Quadro – Turnês do Queen – ®️ AMÉRICA DO SUL BITES THE DUST TOUR

▪️28 de Fevereiro à 21 de Março de 1981.

 

▪️Músicos

– John Deacon (baixo).

– Brian May (guitarra, vocais, violão em Love Of My Life e Crazy Little Thing Called Love, piano em Save Me e Flash’s Theme).

– Freddie Mercury ( vocais, piano, pandeiro, violão em Crazy Little Thing Called Love).

– Roger Taylor (bateria, vocais, tímpanos, vocais em I’m In Love With My Car).

 

▪️Repertório

– We Will Rock You (fast).

– Let Me Entertain You.

– Play The Game.

– Somebody To Love.

– Mustapha.

– Death On Two Legs (Dedicated to……

– Killer Queen.

– I’m in Love With My Car.

– Get Down, Make Love.

– Need Your Loving Tonight.

– Save Me.

– Now I’m Here.

– Dragon Attack.

– Now I’m Here (reprise).

– Fat Bottomed Girls.

– Love Of My Life.

– Keep Yourself Alive.

– Flash.

– The Hero.

– Crazy Little Thing Called Love.

– Bohemian Rhapsody.

– Tie Your Mother Down.

– Another One Bites The Dust.

– Sheer Heart Attack.

– We Will Rock You.

– We Are The Champions.

– God Save The Queen.

– Rock It (Prime Jive).

– Jailhouse Rock.

 

▪️Itinerário

➡️ 28 de Fevereiro/1º de Março – Estádio José Amalfitani, Buenos Aires, Argentina.

➡️ 04 de Março – Estádio José María Minella, Mar del Plata, Argentina.

➡️ 06 de Março – Estádio Mundialista Gigante de Arroyito, Rosário, Argentina.

➡️ 08 de Março – Estádio José Amalfitani, Buenos Aires, Argentina.

➡️ 20/21 de Março – Estádio Cícero Pompeu de Toledo, São Paulo, Brasil.

 

▪️O Queen estava sempre aberto à se apresentar em novos países, com a América do Sul provando ser uma proposta atraente, já que a versão ao vivo de Love Of My Life estava na parada de singles por mais de 12 meses.

▪️Quando o itinerário foi anunciado, fãs e críticos ficaram chocados – Bandas tão grandes quanto o Queen não viajavam para a América do Sul, (embora os Rolling Stones tenha chegado perto em 1975) devido aos pesadelos logísticos envolvidos.

▪️O promotor José Rota, por exemplo, foi abordado pelo Serviço de Inteligência Argentino e apresentado à várias situações hipotéticas, uma das quais envolvia um terrorista passeando no palco, apontando uma arma para a cabeça de Freddie e ordenando que ele dissesse ” Viva Perón ” ! ( que tal ? )

▪️Rota respondeu com um discurso apaixonado, lamentando o fato de que milhares de fãs do Queen não poderão se reunir por algumas horas apenas para curtir um show de Rock. Seu ardil funcionou, e a turnê foi em frente.

Freddie Mercury e John Deacon, na passagem de som no Estádio José María Minella, Mar Del Plata, Argentina, em 4 de Março de 1981 na turnê sul-americana Bites The Dust.

 

▪️Enquanto a Banda estava no Japão, Jim Beach voou para o Rio de Janeiro com Gerry Stickells para organizar tudo.

Não havia ninguém na América do Sul que tivesse a experiência de promover algo tão grande quanto uma turnê do Queen “, explicou Beach em As It Began, ” então eu pessoalmente voei para o Rio e montei um escritório de produção temporário no Rio Sheraton Hotel por três meses. De lá eu poderia facilmente me deslocar até Buenos Aires para ficar de olho nos procedimentos.

 

▪️O Gerente de Produção da Banda, Chris Lamb, voou para a Argentina em Fevereiro e teve suas malas devidamente revistadas na alfândega. Os passes para a turnê foram descobertos – duas jovens nuas, uma japonesa e uma sul-americana, dividindo uma banana em pose sugestiva. ?

▪️Lamb teve que passar as próximas horas cobrindo o peito das mulheres com um marcador preto.

▪️Haviam também problemas de equipamento – voar 20 toneladas transportadas de Tóquio à Buenos Aires era exorbitante em preço e também demorado (quase 36 horas). Além disso, 40 toneladas de equipamentos foram transportados de Miami, bem como grama artificial adicional para cobrir os cobiçados campos de futebol dos países, além de 16 toneladas de andaimes de palco de Los Angeles e cinco toneladas de luzes.

▪️Na pressa do transporte, um contêiner enorme de 40 pés caiu de seu caminhão e permaneceu na rua por 48 horas antes que um guindaste grande o suficiente para acomodar o tamanho do contêiner pudesse ser localizado.

 

▪️Quando o Queen chegou à Argentina em 23 de Fevereiro, o país praticamente explodiu em um frenesi. Quando a Banda emergiu de seu avião, o sistema de som do Aeroporto transmitiu músicas do Queen sem parar, e cada movimento da Banda foi transmitido pela televisão local. Nunca antes um país havia abraçado o Queen tão calorosamente, com a possível exceção do Japão.

▪️Na primeira noite da turnê, no Velez Sarfield, em Buenos Aires, a Banda caiu como uma luva, mas uma menção especial deve ser dada ao público, que cantou tão vociferantemente que Freddie voluntariamente parou de cantar para deixá-los continuar.

▪️No entanto, ninguém estava preparado para a apresentação de Love Of My Life. Os acordes de abertura foram obscurecidos pelo barulho da plateia de 54.000 pessoas aplaudindo e aplaudindo, que rapidamente diminuiu à tempo dos vocais,  para que todos os fãs pudessem cantar cada palavra perfeitamente.

               

 

▪️O set list desta turnê mudou pouco em relação à anterior, embora Somebody To Love tenha sido justamente restabelecido  Apenas apresentações ocasionais de Rock It (Prime Jive) e Jailhouse Rock apimentaram o set list, enquanto Need Your Loving Tonight era comum à todos os sete shows.

               

▪️O show de 1º de Março foi transmitido ao vivo pela televisão nacional, atraindo 35 milhões de espectadores na Argentina e no Brasil. O show em 8 de Março também foi transmitido ao vivo.

▪️Assim como os shows marcados para Córdoba no dia 4 de Março e no Rio de Janeiro no dia 27, um show marcado para Porto Alegre no dia 13 foi cancelado, dando à Banda quase duas semanas de descanso.

▪️Eles foram convidados à conhecer o General Viola, Presidente Designado da Argentina, uma oferta aceita por todos, exceto Roger.

Eu não queria conhecê-lo, porque isso estaria nos colocando em suas mãos. Estávamos tocando para as pessoas. Não fomos lá com venda sobre os olhos. Sabemos perfeitamente como é a situação política em alguns desses países. Mas por um tempo fizemos milhares de pessoas felizes. Certamente isso deve contar para alguma coisa ?

 

Brian May, Freddie Mercury e John Deacon com o General Viola, presidente da Argentina

 

▪️Enquanto a Banda se apresentava para vários milhares de fãs em êxtase, foram as duas datas no Brasil que os viram tocar para seu maior público lá, com capacidade para 130.000 fãs por noite.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

▪️Todos os shows desta turnê foram gravados para o rádio ou filmados para a televisão (ou ambos), transmitidos para os fãs que não puderam comparecer aos shows – incluindo um show cancelado no Rio em 19 de Março.

 

 

Queen – Love Of My Life (Live in Sao Paulo, Brazil ’81)

 

 

 

Queen – Play the Game (Buenos Aires 3/1/1981)

 

 

 

Queen – Love Of My Life (Live in Mar Del Plata / March 4, 1981)

 

 

▪️Abaixo, fotos da carga de equipamentos da turnê Queen America do Sul de um avião de transporte.

▪️Em seguida, o avião à espera dos equipamentos, sendo abastecido.

 

▪️Relatório do Tour América do Sul

– 130 toneladas de equipamento foram usados neste Tour. Os eletricistas instalaram mais de 40 milhas de cabo.

– 25 empresas diferentes estiveram envolvidas na viagem.

– 90 vôos diferentes foram realizados com 25 companhias aéreas diferentes.

– 21 hotéis diferentes receberam o grupo e a tripulação.

– Uma equipe de 47 pessoas foi contratada para a turnê.

– Um avião de carga DC-8 foi usado para trazer o equipamento do Japão.

– O vôo do Japão para a América demorou 36 horas e foi considerada a rota aérea mais longa do mundo.

– 465 luzes suspensas com a potência de 1000 watts cada foram usadas nos shows nos palcos.

– 72 gabinetes de alto-falantes foram usados.

– O equipamento foi segurado por mais de um milhão de libras esterlinas.

– Um novo palco teve que ser construído em cada local para acomodar todo o equipamento especialmente projetado do Queen.

 

Fonte – Queen: Complete Works – Georg Purvis

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *