Scandal
Data de lançamento: 9 de outubro de 1989
Melhor posição nas paradas: 25° lugar na parada britânica.
Lado A: Scandal (Álbum The Miracle)
Lado B: My Life Has Been Saved (Álbum Made in Heaven)
Scandal
– A música é um ataque declarado à imprensa, que sempre perseguiu a banda. Ela foi escrita em 1988, na época que Brian estava se separando da sua primeira esposa.
– Nesta época, os tabloides estavam postando fotos dele e de sua nova namorada, Anita Dobson (com quem ele está casado até hoje).
– Ele não se sentia bem por saber que seus filhos tinham que ouvir sobre a vida privada deles no jornal. Sobre isso ele comentou em 1989:
É algo que nos afetava individualmente e como membros do grupo. È muito estranho porque nós éramos famosos a um bom tempo na Inglaterra, pelo menos nos últimos 15 anos, mas não éramos “presas” deste tipo de tabloides até recentemente.
– E continua dizendo que:
eles não estão interessados no que você faz, eles só querem saber sobre detalhes da sua vida, e se não conseguem, inventam coisas.
– A música não faz abertamente uma declaração contra a imprensa, mas é um rock poderoso com um trabalho espetacular de Brian na guitarra e sintetizadores. Foi o quarto lançamento do álbum The Miracle e atingiu só a 25ª. Posição no Reino Unido.
– O vídeo foi filmado em outubro de 1989 por Rudi Dolezal e Hannes Rossacher (Torpedo Twins) nos Estúdios Pinewood.
– No vídeo, a banda está cantando a música em um palco com recortes de jornais estampados aleatoriamente.
– O vídeo foi lançado no Greatest Video Hits 2 em 2003.
My life has been saved
– Escrita por John e gravada durante as sessões de The Miracle em 1988, ‘My Life Has Been Saved’ foi injustamente relegada ao status de lado B como o outro lado de Scandal em outubro de 1989.
– Com um belo trabalho de teclado e um Brian trabalhador na guitarra, a música é um apreciação pela vida e levar as coisas com calma em um mundo de desordem e confusão.
– No contexto da morte de Freddie, esta parece ser uma escolha estranha para ser revisitado para o álbum Made In Heaven, mas forneceu um vislumbre otimista de esperança para um álbum de baladas sombrias e pessimistas.
– Infelizmente, a versão retrabalhada é mais dominada pelos teclados, com a guitarra de Brian enterrada na mixagem, e o tocante vocal (I make up/I’m blind/I’m blind/I don’t know what’s next to me) removida.
Fontes:
– Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
– Queen: Complete Works (Revised and Updated) – George Purvis