Entrevista de Roger Taylor para a Revista Classic Rock

Recentemente nosso amado baterista Roger Taylor concedeu uma entrevista para a Classic Rock e falou de vários assuntos.

Vejam a entrevista na íntegra.

 

 

Os últimos 18 meses de pandemia e terror existencial foram bons para Roger Taylor. Forçado a uma pausa prolongada de turnês pelo mundo com o Queen, o veterano baterista, compositor e vocalista começou a mexer em seu estúdio em Surrey durante os primeiros dias de confinamento. Em pouco tempo, um álbum solo inteiro começou a tomar forma, Taylor seguiu regras rígidas de distanciamento social tocando quase todos os instrumentos ele mesmo.

Ele explica:

Acho que o confinamento parecia estimular um surto criativo. Eu tinha algumas músicas que surgiram nos últimos três ou quatro anos, e então eu tive uma onda de sangue na cabeça e de repente percebemos que isso daria um bom álbum.

Lançado em outubro com boas críticas, Outsider termina um 2021 tranquilo em uma nota triunfante para Taylor. Seu sexto álbum solo, estreou em 3º lugar na parada britânica, sua maior colocação fora do Queen. Suas reflexões e reflexões sobre mortalidade, arrependimento, amor e os ritmos eternos da natureza claramente atingiram muitas pessoas nesses tempos assombrados pelo vírus.

“Outonal” é uma palavra muito boa para isso. É um pouco nostálgico e melancólico e um pouco mais adulto do que meus últimos álbuns, ele diz.

Por todos os seus motivos de meia-idade, Outsider não está totalmente livre de momentos hard-rocking, com Taylor grunhido lascivamente enquanto ele dá umas pancadas no kit de bateria na música More Kicks.

Oh sim, eu ainda posso bater longe, acredite em mim. Mas eu gosto de pensar que eu bato com mais sutileza nos dias de hoje. Talvez não tenha tanto poder, mas mais técnica. Meu filho Rufus tem todo o poder agora. Ele toca no The Darkness. Ele é possivelmente o baterista mais barulhento do mundo, ele diz com uma risada

Clímax de fora com Journey’s End, uma ambiciosa mini-sinfonia que marca ainda mais tempo do que Bohemian Rhapsody. Exuberante e cinematográfica, a maioria das pinturas sonoras ruminativas do álbum são ricas em ecos de David Bowie, John Lennon e Pink Floyd, mas longe do som do clássico Queen.

Eu não tento parecer com ninguém. Eu não tento soar como Queen ou não soar como Queen, eu só quero que seja eu. Você menciona Pink Floyd, que eu amo e conheço, e Bowie que eu amava e conhecia, e John Lennon, que infelizmente eu não conhecia. Eu não estou tentando soar como qualquer uma dessas pessoas, mas talvez as influências vêm subconscientemente, ele diz.

Falando em Bowie, Taylor prestou homenagem ao seu falecido amigo e colaborador, realizando uma versão cover animadora de Heroes em sua turnê nacional em outubro. Ele recentemente afirmou que se ele pudesse reviver um evento em sua vida, seria o fim de semana que ele e Bowie passaram terminando Under Pressure juntos no estúdio em 1981. A maioria dos fãs do Queen já sabe que Bowie também apareceu em outra música de seu álbum Hot Space, Cool Cat, mas depois pediu que seus vocais de apoio fossem removidos da gravação oficial pouco antes do lançamento.

A versão de Bowie vazou online, inevitavelmente. No entanto, rumores circulam há anos que Bowie e Queen gravaram mais músicas juntos que permanecem inéditas. Empolgante, Taylor confirma que este folclore do rock é meio verdadeiro. Decepcionantemente, a única outra música que ele se lembra de gravar com Bowie foi uma versão áspera de Criminal World pela banda britânica Metro, que Bowie mais tarde retrabalhou em um arranjo de funk-pop para seu álbum de sucesso de 1983 Let’s Dance.

Fiz uma versão com ele de Criminal World, que não era muito boa, na verdade. Eu acho que nós provavelmente bebemos demais. Então ele fez outra versão que saiu em Let’s Dance… Acho que não fizemos mais nada. Está tudo um pouco nebuloso. Não, nada que eu me lembre, de qualquer maneira. Lembre-se, eu continuo ouvindo coisas que eu esqueci que fizemos. Eu adoraria ter feito mais com Davi, porque achei uma alegria, uma delícia e uma pessoa extraordinária, ele completa.

 

Em contraste com sua composição com o Queen, os álbuns solo de Taylor nunca se esquivaram de declarações políticas, músicas de protesto e comentários sociais raivosos.

No Queen, sempre tentamos ser apolíticos.  Mas quando você tem a liberdade de se expressar como uma única pessoa você pode dizer o que diabos você gosta, o que eu sempre tentei fazer, ele explica.

Outsider continua essa tradição com o autoexplicativo Gangsters Are Running This World, que aparece no álbum em dois arranjos diferentes. A letra contundente é dirigida diretamente a ditadores em todo o mundo, de Putin a Lukashenko a Bolsonaro.

Não é nem política, é apenas uma declaração de fato. Porque parece bastante óbvio para mim, tantos gângsteres estão dirigindo países hoje em dia. E eles não são mais do que gângsteres… Estou falando dos Putins, dos Bolsonaros, de todos os países com terríveis ditadores de direita. Eles estão influenciando nossas vidas de muitas maneiras, ele diz. 

É claro que a postura apolítica do Queen saiu pela culatra no passado. Mais notoriamente em 1984, quando aceitaram uma oferta para tocar nove shows no resort Sun City, no estilo de Las Vegas, em Bophuthatswana, uma falsa pátria tribal independente criada pelo regime do apartheid da África do Sul, em grande parte para atrair dólares turísticos.

O Queen estava apenas seguindo os passos de Frank Sinatra, The Beach Boys, Status Quo, Elton John e muitos mais, mas sua visita atraiu muito mais comentários. Eles foram castigados pela União de Músicos das Nações Unidas e do Reino Unido por quebrar o boicote cultural, depois implicitamente envergonhados pelo super-campeão de Little Steven Van Zandt, United Against Apartheid em seu single Sun City de 1985.

Durante anos depois, Queen protestou defensivamente que seus motivos em tocar para multidões racialmente misturadas em Sun City eram totalmente honrosos, e poderia até ter ajudado a apressar o fim do apartheid. Mas hoje, quase quatro décadas depois, talvez com mais retrospectiva Taylor esteja mais disposto a admitir que a viagem da banda à África do Sul foi um erro tático.

Oh merda, nós ficamos tristes por isso. Não havia apartheid onde tocávamos, mas havia apartheid no país. Considero um erro em retrospectiva, mas na época éramos apenas um dos muitos artistas que foram – Elton John, Rod Stewart, Barry Manilow. Eles não conseguiram nada, mas nós conseguimos. Nós fomos com as melhores intenções possíveis, na verdade. Não ganhamos dinheiro com isso. Lembro que Brian foi dar alguns dos prêmios no festival de Soweto. Nós fomos com as melhores intenções, mas eu ainda acho que foi uma espécie de erro.

O ano de 2021 marcou o trigésimo aniversário da morte de Freddie Mercury, e também o décimo aniversário da frutífera parceria do Queen com o cantor Adam Lambert. Olhando para a frente e não para trás, a máquina Queen está atualmente se preparando para um grande ano de retorno em 2022. A etapa europeia da turnê Rhapsody da banda, em espera a partir de fevereiro de 2020, está finalmente indo em frente na próxima primavera e verão, e contará com 10 datas na arena O2 de Londres.

Ficamos muito frustrados por ter que adiar nossa turnê do Queen duas vezes” diz Taylor. A última turnê que tivemos foi no Extremo Oriente, Austrália e Nova Zelândia, e foi alegre. Chegamos a um ponto tão grande, grande produção, ótima gente, foi uma turnê tão feliz. E nós apenas conseguimos sair da Austrália a tempo antes do confinamento, o que foi uma espécie de milagre.

O atual ressurgimento do Queen no terceiro ato foi parcialmente alimentado pelo sucesso fenomenal do filme Bohemian Rhapsody de 2018, que conquistou para a banda uma nova audiência ao vivo.

Absolutamente, diz Taylor, sorrindo. “Vendemos ainda mais ingressos em nossos shows, de repente tínhamos muitos jovens. Porque Brian e eu somos muito mais velhos hoje em dia.

Bohemian Rhapsody sofreu críticas mistas, mas passou a quebrar recordes de bilheteria e ganhar quatro Oscars, incluindo um para a estranha representação de Rami Malek de Freddie Mercury. Mas antes disso, o filme passou por anos de desenvolvimento tortuoso e revisões de roteiro. Tanto Sacha Baron Cohen quanto Ben Wishaw deixaram o projeto após serem escalados como Mercury, seguido pela dramática demissão do diretor Bryan Singer no meio das filmagens. Contra as probabilidades, a produção conturbada tornou-se um sucesso comercial tão grande quanto o próprio Queen, ganhando cerca de um bilhão de dólares até agora.

Foi simplesmente delicioso, diz Taylor. Tudo o que resultou do filme foi tão positivo. Foi fantástico. Eu sinto que quando estávamos olhando para todos os dezessete scripts, nós meio que acertamos no final. O equilíbrio está certo. Queríamos levar as pessoas em uma jornada, fazê-las se sentirem para cima e depois para baixo, depois alegres no final.

Se  Cohen tivesse permanecido no papel principal, então Bohemian Rhapsody teria sido muito diferente. Embora ele oficialmente deixou o filme em boas condições, Taylor não mede suas palavras sobre as habilidades limitadas de atuação da estrela da comédia.

Eu acho que ele teria sido uma merda total! ele diz rindo. “acha é insistente, se nada mais. Ele também é seis polegadas mais alto. Mas eu assisti seus últimos cinco filmes e cheguei à conclusão de que ele não é um ator muito bom. Eu posso estar errado aí, ha! Eu pensei que ele era um comediante subversivo absolutamente brilhante, é nisso que ele é ótimo. De qualquer forma, acho que Rami fez um trabalho brilhante em um papel quase impossível.

Grande parte das críticas dirigidas a Bohemian Rhapsody foi por tirar licença poética excessiva com a história do Queen. O mais controverso, que mudar a data que Mercury disse aos outros membros da banda que ele era HIV positivo para dar uma tensão dramática extra à sua performance no Live Aid, foi uma distorção cínica longe demais para alguns.

Não ficcionalizou a história real, apenas em detalhes” protesta Taylor. Como você disse, isso mexeu com a linha do tempo. Mas quando você está fazendo um filme, que tem aproximadamente cem minutos de duração, você precisa mexer na linha do tempo para fazê-lo funcionar. O filme tem que funcionar, essa é a prioridade um. Mesmo os documentários não seguem a linha do tempo absoluta, todos são espremidos, ajustados e alterados para serem eficazes. É um filme foda! Não está afirmando ser um documentário.

Qualquer um que assistiu à última turnê do Queen + Adam Lambert saberá que esses veteranos do glam-rock ainda levam o espetáculo para 11 e além. Lambert parece um substituto natural do século 21 para Mercury, canalizando o carisma eletrizante do vocalista famoso e extravagante sem recorrer à representação de karaokê. Taylor e May até tentaram gravar novo material em Nashville com seu novo vocalista, que continua incompleto, mas Taylor espera que eles terminem eventualmente.

É uma alegria trabalhar com Adam”, diz Taylor. Minha opinião honesta é que Adam é um dos maiores cantores do mundo, se não o maior. Não conheço ninguém que cante como ele. Para Brian e eu é uma combinação tão alegre. Nunca pensamos que encontraríamos alguém que se aproximasse de Freddie, mas encontramos.

Agora que Charlie Watts infelizmente partiu e Phil Collins é muito frágil para pegar suas varas, Taylor é uma espécie de estadista solitário no rock britânico hoje em dia, o último de uma longa linhagem de veneráveis bateristas cavalheiros. Aos 72 anos, ele reconhece que a aposentadoria é uma opção iminente, mas não uma a ser tomada ainda. Com um álbum solo de sucesso recém-lançado e uma enorme turnê do Queen no horizonte, ele está muito ocupado curtindo um outono ardente para se preocupar com o inverno sombrio.

“Duvido que farei isso por muito mais tempo, mas ainda sou capaz de fazê-lo, então eu realmente abraço isso”, diz ele. “E eu quero que todos aproveitem.”

Fonte: www.loudersound.com

Dica de Fernando Lima do Grupo de WhatsApp Queen Net

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Queen na Capital Gold hoje

Postado por - 11 de março de 2005 0
Só para lembrar, hoje temos Queen na Capital Gold. Ouça pela internet [URL=http://rope.icgo.fimc.net/staticweb/onair_players/onair_capitalgold/player/onair_goldNS.html]Aqui[/URL]Fonte: [URL=http://www.brianmay.com]brianmay.com[/URL]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *