If You Can’t Beat Them – Por Helenita dos Santos Melo

IF YOU CAN’T BEAT THEM

(5ª música do 7º álbum)

– Com seu ar de hino hard rock FM, If You Can’t Beat Them apresenta o Queen na década de 1980 um pouco mais cedo para o resto das bandas. A canção, que conta com uma cor mais moderna que os outros temas do álbum, anuncia o espírito que reinará no trabalho seguinte, The Game, com um pop dominante e coberto de reverberação, um tratamento sonoro típico das realizações da década vindoura.

– O tema está composto por John Deacon, sempre disposto a conseguir um êxito para o Queen. Não vem publicado em single e nem passará à posteridade, mesmo que suas raras versões ao vivo, como no Pavillon de Paris nos dias 28 de fevereiro e 1 de março de 1979, demonstrem que funciona bem entre o público.

– A estrutura da canção, com suas estrofes melódicas e seus estribilhos cantados em coro, parece feita sob medida para a MTV, que veria a luz em 1981. Não resta dúvidas de que um tema como If You Can’t Beat Them abriria a porta para êxitos como We’re Not Gonna Take It de Twisted Sister ou Runaway de Bon Jovi.

– Brian May se encarrega de todas as partes da guitarra, o que parece estranho em uma música assinada por John, já que o baixista costumava tocar em suas composições algumas partes de guitarra, sobretudo a acústica.

– Os coros adquirem um lugar preponderante nos estribilhos. No entanto, mesmo que sejam harmonizados ou em uníssono, parecem simples se são comparados com o trabalho realizado em um álbum como A Night At The Opera.

Brian reconheceria em 1991:

Alguns de nossos coros no álbum ‘Jazz’ tiveram muito sucesso, mas perderam o entusiasmo de nossos inícios.

– Embora o título da música pareça um lema pessoal para Freddie (Se você não pode vencê-los), é um mantra muito semelhante ao que o grupo adotaria antes de subir ao palco em cada concerto:

Blind’em and deafen’ em!  (Cegue-os e ensurdeça-os!).

Enquanto Freddie Mercury optou pelo couro, John Deacon escolheu uma roupa mais… acadêmica para esta época!

 

Vídeo oficial de If You Can’t Beat Them

 

If You Can’t Beat Them (Live in Paris ‘79)

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *