She Makes Me (Stormtrooper In Stilettos) – Por Helenita dos Santos Melo

SHE MAKES ME (STORMTROOPER IN STILETTOS)

(12ª música do 3º álbum)

 

– Quarta composição do guitarrista para o álbum. Com matizes de melancolia, foi composta por um Brian May cuja doença o impede de participar da gravação do novo álbum. Aqui se revela o seu rosto oculto, mostrando a sua tristeza e as suas feridas, numa perfeita continuação de Dear Friends, escrita nas mesmas condições.

– Intui-se que seu autor está preocupado com uma relação sentimental dolorosa, quando ele canta:

I know you are jealous of her/She makes me need

(Eu sei que você está com ciúmes dela/eu preciso dela)

Ou

I know the day I leave her/ I’d love her still

(Eu sei que no dia que eu a abandonar/eu ainda a amaria)

– É evidente que o resultado deste romance não será feliz.

– Talvez devêssemos ver aqui as premissas do tema It’s Late, que trata de seu reencontro com a misteriosa Peaches no clube The Dungeon em Nova Orleans?

– O título também é intrigante. O filme Star Wars ainda não havia sido lançado em 1974, então o termo stormtrooper ainda não se referia às tropas galácticas do imperador Darth Vader. Neste caso, evoca os Sturmtruppen de 1914, tropas de assalto do exército alemão enviadas para as linhas de frente nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial.

– Os stilettos são, ao contrário do traje masculino dos militares do outro lado do Reno, sapatos com salto agulha muito fino e uma altura de pelo menos dez centímetros, sinal de uma feminilidade exacerbada.

– A gente fica imaginando o que passava na cabeça de Brian quando pensou no título dessa música… Talvez a lembrança de uma mulher disfarçada de soldado?

– De fato, esses são os tipos de personagens que eram frequentemente encontrados no clube The Dungeon em meados da década de 1970, um lugar conhecido na época por suas noites malucas e festas à fantasia…

– A voz de Brian é bastante parecida com a de Paul McCartney nesta música folk psicodélica, na qual o espírito do Pink Floyd também é invocado.

– O guitarrista já havia trabalhado nessa estética musical em Some Day One Day.

– O brilho de seu violão de 12 cordas Ovation 1615 Pacemaker (que Brian usará com mais frequência em A Night At The Opera), os backing vocals e o som da bateria reverb reforçam esse efeito.

Brian May e seu violão de doze cordas Ovation 1615 Pacemaker, usado em “She Makes Me (Stormtrooper In Stilettos) e nas famosas ‘39 e Love Of My Life.

 

Vídeo oficial de She Makes Me (Stormtrooper In Stilettos)

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *