Aprenda como Brian May toca sua guitarra

Brian May é um guitarrista ágil e técnico com uma compreensão afiada da harmonia, mas sua abordagem melódica e cantável para riffs e solos significa que qualquer guitarrista pode aprender com seu estilo.

Aqui estamos olhando para a sua interpretação principal – uma mistura diversa de influências dos estilos de blues, metal, clássico e até jazz tradicional. Vamos ver várias  técnicas diferentes. O primeiro revela o lado metálico de Brian, com batidas de uma corda semelhante ao usado em One Vision.

Brian também é conhecido por sua abordagem de palhetada escalonada, ouvida em faixas como A Kind Of Magic, e por seu sentido melódico e cheio de alma, como em Bijou e Who Want To Live Forever, todas entregues com vibrato emotivo e curvas de cordas. Estamos até dando uma olhada no uso de delay por Brian e seus arranjos inspirados em Dixieland e jazz tradicional.

1. Toque

Toque as curvas iniciais com o primeiro e o terceiro dedos usando palhetada alternada e, em seguida, mova a mão de palhetada para a posição para tocar a 17ª casa com o dedo médio. Isso significa que você pode segurar sua palheta (ou moeda!). As notas descendentes são da escala de blues E, então deve funcionar sobre a maioria dos riffs de rock baseados em E.

2. Palhetadas alternadas

Comece com um movimento descendente e use palhetada alternada para marcar o tempo. Se você quiser tocar uma parte da harmonia, use as 3as ou 5as diatônicas na tonalidade de Dó Maior.

3. Bend expressivos

Brian usa muito pre-bends, principalmente no solo da Bohemian Rhapsody. A ideia é que você dobre a corda em um semitom ou um tom antes de tocá-la.

4.  Reverb

Defina um pedal de atraso para adicionar uma ou duas repetições na velocidade de uma semínima. Isso significa que você pode se harmonizar enquanto toca junto com as notas repetidas.

5. Influência do Blues

Este é um padrão de escala de blues B descendente inspirado nos solos de Brian de faixas como Headlong e Dead On Time.

6. Linhas de guitarra Orquestrasdas

Brian é um engenheiro de estúdio habilidoso e levou os estúdios de gravação dos anos 70 ao limite com suas linhas cuidadosamente arranjadas e em camadas. Inspirada em The Millionaire Waltz, com toque barroco, de Freddie Mercury, essa melodia ajudará a orientar você em novas direções musicais e a pensar nas linhas de guitarra como uma orquestração.

7. Escalas

Inspirado em clássicos do Queen, como Bohemian Rhapsody e Bicycle Race – músicas que apresentam corridas em escala longa e sinuosa. Você precisará aprender algumas formas de escala para levar a ideia adiante, mas esta etapa o ajudará a começar. Também o ajudará a melhorar a destreza dos dedos e a desenvolver o ouvido.

8. Tocando com emoção

A forma de tocar de Brian May pode ser incrivelmente emocionante, como você pode ouvir em faixas como Who Want to Live Forever, These Are The Days Of Our Lives ou Bijou. Tente usar pre-bends para recriar a magia de Brian. Tudo o que você precisa fazer é dobrar-se até a nota mostrada entre colchetes antes de escolher a corda. A marcação PB informa em qual traste colocar o dedo.

Com a colaboração de Anderson Gonçalves e Gabriel Falci do grupo de WhatsApp Queen Net.

Fonte: https://www.guitarworld.com

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Promoção Las Palabras de Amor!!!!!

Postado por - 10 de outubro de 2004 0
A Equipe Queen´s Day está fazendo uma promoção. Envie uma foto declarando seu amor à banda com muita criatividade e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *