Elton John apoiando Freddie na doença e outras histórias do seu Assistente

Continuando com a entrevista com Peter Freestone feita por Mercury Roadrunner e divulgada no Queenchat, Peter conta como era a relação de amizade entre Freddie Mercury e Elton John e também a admiração de Freddie por outros artistas.

PS: Nosso próximo tópico é sobre Freddie Mercury e George Michael; Eles estavam juntos na festa de lançamento do álbum “Barcelona” e na festa do 20º aniversário do Queen – você se lembra da interação entre eles?

PF: Eles realmente se encontraram no Live Aid, depois que acabou. Tínhamos que ficar no bar, porque não havia como nenhum carro sair da área do estádio, por causa do trânsito e tudo. E essa foi a primeira vez que eles realmente se conheceram. Freddie o admirava, achava que George tinha um grande talento tanto para escrever quanto para cantar, mas não havia amizade especial, porque Freddie não fazia grandes amizades com outros músicos. Ele preferia, por assim dizer, pessoas normais. E também, gostava de atores e atrizes, sua companhia, mais do que outros músicos, porque o que ele sentia era que a maioria dos músicos só queria falar sobre música e ele tinha muito mais interesses. Então, sim, se Freddie e George estivessem no mesmo lugar, então sim, eles se encontrariam e conversariam sobre o que estava acontecendo em suas vidas, mas a maior parte era sempre sobre trabalho. As conversas deles sempre eram “como foi a turnê” e eles riam, porque faziam piadas sobre o que estavam fazendo. Freddie poderia fazer piada de qualquer situação. Ele não contava anedotas como tais, mas podia ver algo e fazer piada disso.

PS: Como você mencionou que Freddie tinha amigos entre atores e atrizes, você se lembra de alguns deles?

PF: Anita Dobson, Debby Bispo, Carol Wood, Pam Ferris, Susannah York. Uma que ele gostaria de ter conhecido e ela vivia literalmente do outro lado da rua, mas nunca veio, era Diana Rigg. E ele ficou incrivelmente feliz quando eu dei a ele um autógrafo de Honor Blackman. Eu a conheci e disse “Posso me dar um autógrafo, por favor”, ela disse “sim, claro, para quem é?” e eu disse “é só para o meu amigo Freddie”. E ele ficou muito feliz com isso e ele o manteve em sua gaveta de cabeceira.

PS: E quem eram seus atores favoritos?

PF: Franco Nero, James Mason, Laurence Olivier. E ele conseguiu conhecê-lo, então essa foi outra das alegrias absolutas de Freddie. Dave Clark levou Freddie para jantar na casa de Laurence Olivier. Foi quando eles estavam trabalhando no musical “The Time”.

PS: E foi na verdade a última apresentação ao vivo de Freddie, você consegue se lembrar de algo especial sobre isso?

PF: Sim, abril de 1988. Eu só pensava como parecia incrível. Todos nós ouvimos “In my defence” antes, mas quando ele cantou “it’s in every one of us”(“está em cada um de nós”) como um dueto com Cliff que foi absolutamente incrível. Ficamos arrepiados. E então, após a apresentação, fomos para o camarim de Cliff Richard, sentados e conversando lá.

PS: E você disse que Freddie não tinha muitos amigos entre os músicos, mas você poderia se lembrar de algo especial sobre a amizade de Freddie e Elton John?

PF: Eles se conheceram em 74/75, quando o Queen era gerenciado por John Reid e naquela época ambos estavam em turnê constantemente, então raramente podiam se encontrar. Mas de vez em quando o Queen simplesmente fazia o show e Elton se apresentava no dia seguinte, então ele já estava no hotel e nós nos encontrávamos para dar uma volta, ou sentávamos no quarto de Elton para conversar. E então, por cerca de dois anos após o diagnóstico de Freddie, eles não se viram, mas então Freddie contou a Elton sobre sua saúde e, durante o último ano e meio, Elton iria regularmente até Garden Lodge. E nas últimas duas semanas de Freddie, Elton ligava para nós, diria a que horas ele chegaria, para que ele não fosse visto chegando, ele não entrava pela porta da frente, e nós o deixávamos entrar pelo Mews em seu Mini , então ninguém sabia que ele estava lá. Ele teve que ir a Paris para gravar, então ele me deu todos os números: número do hotel, número do estúdio, número do seu celular, número do celular da assistente, todos os números, apenas para avisá-lo quando algo acontecesse a Freddie, porque ele sabia que isso iria acontecer. E na última vez que ele veio para Garden Lodge, ele dirigiu em um de seus Bentleys e estacionou em frente à porta da frente e a imprensa estava correndo até ele perguntando “por que você está aqui?” e Elton apenas se virou e disse “Vim ver meu amigo”. E foi isso, ele simplesmente entrou e eles sentaram e conversaram. E quando Elton vinha, era realmente apenas Freddie e ele na sala, apenas conversando.

PS: E qual foi a história de Freddie ter uma perna machucada em Munique?

PF: Freddie, quando ele tomava alguns drinks, ele pegava as pessoas, apenas levantava do chão, para mostrar o quão forte ele era. Então Freddie pegou alguém e então alguém próximo a ele bateu em seu joelho e os ligamentos se romperam, porque ao invés da maneira que deveria dobrar o joelho, dobrou para o outro lado. Freddie então largou a pessoa que estava carregando, ele estava gritando de dor e tivemos que ir e colocá-lo no lugar. Quando o Queen filmou “It’s A Hard Life” no final do vídeo, você pode vê-lo coma perna engessada.

PS: E como você mencionou o vídeo “It’s A Hard Life”, a amiga de Freddie, Barbara Valentin, estrela este vídeo e ela era uma estrela nos filmes de Rainer Werner Fassbinder – Freddie alguma vez discutiu seus filmes com ela?

PF: Sim, porque ela tinha vídeos deles. Freddie conheceu Fassbinder uma vez. Eles estavam no “Deutsche Eiche”, que era o restaurante favorito de Fassbinder, ele sempre estava em Munique. E Bárbara levava Freddie lá de vez em quando. Então Bárbara os apresentou, eles conversaram um pouco, mas eles estavam lá para almoçar, não era uma reunião planejada ou algo parecido.

PS: E quais diretores de cinema Freddie admirava?

PF: Vincente Minnelli, George Cukor, os diretores dos anos 40-50.

Continua…

 

Acesse aqui as matérias anteriores:

1) Live Aid: Assistente de Freddie Mercury conta histórias dos bastidores

2) Assistente Pessoal de Freddie Mercury conta histórias

3) Freddie Mercury contou por que seu álbum se chamou “Mr. Bad Guy”

4) Freddie Mercury curtia Prince e admirava Madonna e Montserrat Caballé

5) Assistente de Freddie Mercury conta como era conviver com ele

6) Peter Freestone conta os bastidores das gravações de vídeos

Fontes: www.queenchat.boards.net

www.vk.com/queenrocks

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Queen – A Soma Dos 4 !

Postado por - 11 de março de 2023 0
As personalidades contrastantes do Queen ! – Composta por quatro músicos superestrelas, a Banda foi inquestionavelmente liderada pelo vocalista e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *