A lenda de Bicycle Race

Bicycle Race e uma lenda urbana

▪️Em 17 de Setembro de 1978, 65 mulheres nuas protagonizaram um dos clipes mais polêmicos do Queen.

▪️Hoje seria impensável, ou muito improvável, organizar uma corrida de bicicleta com 65 mulheres nuas pedalando ao ritmo de Bicycle Race.

▪️Mas há 44 anos coisas assim aconteceram, e o escândalo foi enorme.

E nada a ver com ciclismo !

▪️Embora não seja um dos singles mais vendidos da carreira do Queen, Bicycle Race está entre as músicas mais conhecidas da Banda. Foi incluída em seu 7° Álbum, intitulado Jazz (1978), e foi escrita por Freddie Mercury.

 

▪️Supostamente, depois de ver uma das etapas do Tour de France de seu quarto de Hotel em Montreux, onde gravavam naqueles dias. Outros fatos relatam que a inspiração veio na França, assistindo o Tour local.

▪️A letra de Bicycle Race contém temas da época, com referências políticas, sociais, religiosas e culturais. Menciona a Guerra do Vietnã, Watergate e personagens como Peter Pan, Frankenstein e Superman. Na verdade, embora a palavra bicicleta seja constantemente mencionada, ela não tem nada a ver com o mundo do ciclismo.

O mito – a troca dos selins das bicicletas –
65 mulheres e 65 bicicletas

▪️Para promover o single Bicycle Race, o Queen teve a idéia de encenar sua própria Corrida de Bicicletas entre 65 mulheres nuas, no Wimbledon Greyhound Stadium, em Londres.

▪️Eles alugaram 65 bicicletas da Halfords (empresa líder de produtos de ciclismo do Reino Unido) para o dia. E também para aquele dia contrataram 65 modelos profissionais ( foram angariadas em várias agências de modelo ) que pedalaram pelo estádio e deram várias voltas antes do diretor Dennis De Vallance e sua equipe de filmagem chegarem.

▪️A Banda, infelizmente, não estava presente no momento.

▪️Reza a lenda que quando a Banda devolveu as bicicletas que haviam alugado para gravar o vídeo, a Halfords exigiu novos selins para substituir os usados ​​pelas meninas.

Mas não foi assim …

▪️Terry Harris, então trabalhando no escritório de vendas e produção da Halfords, explicou no site BikeBiz.com –

As bicicletas usadas eram do modelo Halfords International. Aí fui ao estádio para deixá-las. Encontrei todas aquelas modelos em roupões de banho, depois os tiraram e montaram em suas bicicletas.

 

▪️Ao contrário do mito urbano difundido, ele esclarece – As bicicletas chegaram de volta à fábrica, foram verificadas e repostas novamente em estoque.

 

▪️A história também foi confirmada em várias ocasiões, pelo falecido David Duffield, que trabalhou por muitos anos como comentarista do Eurosport e em 1978 foi gerente de marketing da Halfords. Também foi uma anedota favorita dele durante os comentários na TV.

▪️Foi ele quem forneceu as 65 bicicletas para a filmagem.

▪️Enquanto isso, nas lojas de bicicletas das cidades em que o Queen atuava, os fãs esgotavam o estoque de sinos. Eles os compraram para levar ao show, e fazê-los soar durante a música.

 

Link do vídeo

 

▪️Abaixo, o modelo da bicicleta usada – Halfords International.

 

Fontes – Bikebiz e Los40

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *