Pioneiros do delay: Brian May entre os 10 músicos mais inovadores que transformaram o “tom da guitarra” usando pedais de eco e delay

O pedal de delay é uma pedaleira essencial se você está procurando adicionar uma sensação de espaço e textura multidimensional ao timbre de sua guitarra elétrica.

Como seu bom amigo reverb, o delay pode transformar sua sala acusticamente morta em Sun Studios Memphis, um lugar onde a mágica pode acontecer, onde o tom de sua guitarra parece maior, mais musical, mais fácil de trabalhar.

O atraso pode adicionar brilho, engrossando seu ritmo de execução; pode fazer um bom tom principal ótimo, e um som de guitarra solitário épico. Também pode ser a plataforma de lançamento para abordagens artisticamente ousadas de tocar guitarra.

Dentre os 10 escolhidos, impossível não ter a presença do guitarrista do Queen, Brian May, juntamente com a sua Red Special.

O “tom” utilizado pelo guitarrista do Queen é um dos fenômenos mais instantaneamente reconhecíveis na música rock. Há uma grandeza nisso, uma textura quase orquestral, mas quando ele envolve seu Maestro Echoplex, é como se este ícone do rock astrofísico estivesse de fato hackeando o espaço-tempo para nosso entretenimento.

Em nenhum lugar isso é mais espetacular do que em “Brighton Rock”, que apresenta uma peça central de solo de guitarra hiper-cinética que quase vê o Red Special de May falar em línguas estranhas.

May conseguiu esse efeito rodando duas unidades Echoplex que foram modificadas para que ele pudesse definir o atraso pelo tempo que quisesse, com uma saída de amplificador de guitarra independente para cada uma, mantendo o sinal limpo.

Fonte: https://www.musicradar.com/

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *