Queen Greatest Live – Episodio 1 – Ensaios – Parte 1

Queen The Greatest Live

A série The Greatest retorna com uma celebração de um ano com Queen Live.

Uma série de 50 semanas no YouTube que mostra os bastidores para revelar o que é necessário para criar um show do Queen, apresentando momentos de apresentações icônicas e demonstrando por que a banda é considerada a melhor apresentação ao vivo.

 

Queen The Greatest Live Episódio 1 – Ensaios – Parte 1

Este primeiro episódio apresenta uma entrevista nova e exclusiva com Brian May e Roger Taylor, enquanto eles revelam seus segredos de ensaio.

Eles chamam isso de Kaizen no Japão; você melhora pequenas coisas ao longo do caminho e de repente o todo mostra uma melhora. E é por isso que o show é tão bom, eu acho. Quero dizer, espero que seja bom. As pessoas dizem que é bom. Brian May

 

Normalmente tocamos uma música e vemos se achamos que vai funcionar ao vivo. Eles nem sempre trabalham ao vivo. Portanto, há algumas músicas que nunca tocamos ao vivo que estão em álbuns e provavelmente por um bom motivo.  Roger Taylor.

 

Desde seus primeiros shows tocando para várias centenas no famoso Marquee Club de Londres em 1973 até shows mais recentes realizados para mais de 70.000 em Sydney, Austrália, a única constante na história do Queen tem sido o compromisso da banda com o que eles consideram o aspecto mais crucial de um sucesso. Performance da Queen: os ensaios.

Agora em seu triunfante segundo ano, a popular série de vídeos do YouTube Queen The Greatest retorna nesta sexta-feira, 13 de janeiro.

Este primeiro episódio de 2023 dá início a uma programação de 50 vídeos de 12 meses que trará aos fãs imagens ao vivo de arquivo mais raras, performances contemporâneas e entrevistas nos bastidores das cinco décadas do Queen.

Complementado pelos visuais meticulosamente montados do colaborador multimídia de longa data Simon Lupton, Queen The Greatest Live promete continuar a informar e encantar o fã mais hardcore, muitos dos quais podem ficar emocionados ao perceber que o retorno da série agora apresenta uma nova música tema de abertura. – criado especialmente por Brian May de We Are The Champions.

Do Live Aid ao Rock In Rio, os lendários shows do Queen sempre foram o clímax de meses de meticulosa preparação. Como Brian e Roger explicam aqui no Episódio 1, o processo de ensaio e passagem de som é uma parte vital da mágica noturna que acontece no palco, não apenas ajudando o Queen a esculpir seu famoso som épico, mas também a fazer as complicadas mudanças musicais e até mesmo tirar o pó de músicas que raramente aparecem no setlist.

E se funcionar bem na passagem de som, você coloca na noite seguinte, observa Brian.

Intercalado com as novas entrevistas, o Episódio 1 também oferece filmagens dos bastidores das turnês do Queen no passado e no presente. Nos tempos modernos, vemos Roger colocar seu kit à prova e o vocalista Adam Lambert testando a acústica do estádio. Mas este último vídeo também mergulha fundo nos arquivos, trazendo-nos cenas da passagem de som da era do News Of The World, com Freddie Mercury cantando Tie Your Mother Down para fileiras de assentos vazios enquanto Brian mexe em sua pedaleira.

Nossa jornada começa com uma nova e exclusiva entrevista com Brian May e Roger Taylor para descobrir a importância do primeiro e crucial aspecto de qualquer turnê de sucesso do Queen. Os ensaios.

Brian May

Ensaiar antes da turnê é sempre uma surpresa, porque você não sabe o quanto vai se lembrar e não sabe se ainda vai parecer o mesmo. Mas é surpreendente como as coisas voltam para você, para suas veias quando você começa a chutar as coisas.

 

Roger Taylor:

Normalmente tocamos uma música e vemos se funciona, se achamos que vai funcionar ao vivo, e nem sempre funcionam ao vivo. Alguns deles simplesmente não são adequados para uma performance emocionante ou envolvente, envolvente, uma performance ao vivo. Então, provavelmente, há algumas músicas que nunca tocamos ao vivo que estão em álbuns e provavelmente por um bom motivo.

 

Brian May:

Vamos tentar um monte de coisas e, muitas vezes, vamos dizer: ‘Oh, bem, fizemos isso da última vez. Bem, talvez façamos isso’, e você monta um conjunto bruto muito rapidamente. É sobre muitas coisas. Trata-se também de olhar para o som e garantir que tudo está no lugar para as pessoas que estão na frente. Trata-se de olhar para o sistema de monitoramento, certificando-se de que podemos ser ouvidos entre si, como posso ouvir Rog, ele pode me ouvir, etc., etc..

 

Brian May:

É também sobre as luzes, toda a produção. Então você tem muito o que fazer nesse período de ensaio. E é fácil que as coisas, eu acho, fiquem inacabadas. Então você sabe que vai sair em turnê na primeira noite e não vai acabar. Haverá trabalho em andamento, mas essa é a natureza do jogo. Você não pode ser perfeito. Você não pode atingir o solo perfeito. Você caiu no chão, ok? E você evolui para o lugar onde espera estar. Então, quando você chega ao final da turnê, você é muito bom.

 

Para garantir que essa evolução continue ao longo de uma turnê do Queen, algumas horas preciosas em cada dia de show se tornam de vital importância.

Brian May:

A checagem de som é o verdadeiro tipo de linha de base da turnê, na verdade. Se você não fizer a passagem de som enquanto estiver em turnê, ficará estático e meio que morto. Esse é o meu sentimento. Eu sei que é o sentimento de Roger também.

Roger Taylor:

Nós simplesmente não nos sentiríamos felizes a menos que sentíssemos que sabíamos exatamente onde tudo estava – a configuração do som, mesmo que estivéssemos fazendo várias noites em um só lugar. Você quer ir no dia seguinte e certificar-se de que tudo está soando bem. Está sintonizado certo. Tudo está certo… E pode ter havido algo com o qual você não estava feliz na noite anterior. Você quer corrigi-lo, você sabe. E então podemos apenas mudar uma música, e então vamos ensaiar uma nova música para colocar e apenas experimentar as coisas, realmente. Mas acho que Brian e eu certamente não estamos felizes em passar frio. Gostamos de saber que está tudo certo e que, com sorte, nada vai dar errado.

Roger Taylor:

A passagem de som. Normalmente às 4 horas, eu vou primeiro com o conhecimento seguro de que Brian vai demorar muito, então posso fazer o meu rapidamente. E então eu vou desocupar o palco e os outros caras estarão lá, ritmo, baixo, teclas e eles estarão repassando coisas, tecnicamente, harmonias, coisas assim. E então Brian virá para obter seu som e então nos reuniremos como uma unidade e tocaremos em conjunto. Sim, é assim que funciona normalmente. Sim.

Brian May:

Chamamos isso de passagem de som, mas parte dela é verificar o som e é sempre necessário, mas o resto é apenas experimentar coisas, mesmo que sejam apenas alguns compassos. Como ‘O que aconteceu ontem à noite? Ah, isso aconteceu. E se fizermos isso? ‘ E você gradualmente, gradualmente evoluindo o show, descobrindo pequenas partes que não funcionaram tão bem quanto poderiam. Talvez eles possam ser melhorados. ‘Ah, vamos tentar. Nós não tentamos essa música por muito tempo. Talvez possamos tentar isso? ‘ E se funcionar bem na passagem de som, você coloca na noite seguinte.

Brian May:

Mas pode ser todo tipo de coisas pequenas, pequenas, minúsculas. Tipo ‘se eu fizer isso, sabe, geralmente você faz aquilo que entra em conflito, sabe, então talvez a gente… Ah sim, tudo bem, vou fazer isso’. E você ajusta essas pequenas coisas que melhoram. Eles chamam isso de Kaizen no Japão e você melhora pequenas coisas ao longo do caminho e de repente o todo mostra uma melhora. E é por isso que o show é tão bom, eu acho. Quero dizer, espero que seja bom. As pessoas dizem que é bom.

 

Veja o link da lista de reprodução no YouTube aqui

Semana que vem: Ensaios – Parte 2: Preparando-se para o maior show de todos os tempos.

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Brian no 3D Awards 2011

Postado por - 14 de fevereiro de 2011 0
Na semana passada Brian participou da International 3D Society 2nd Annual 3D Creative Arts Awards no Hollywood’s Chinese Theatre, em 09 de fevereiro, que foi apresentado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *