Don´t Stop Me Now – a música mais feliz da história

Dont´t stop Me Now

Data de lançamento: 26 de janeiro de 1979

Álbum: Jazz

Melhor posição nas paradas: 9° lugar na parada britânica; 86° lugar na parada americana

Lado A: Dont´t stop Me Now (Freddie Mercury)

Lado B: In Only Seven Days (John Deacon)

 

Ficha técnica

Freddie Mercury: vocal principal, backing vocal, piano

Brian May: guitarra, backing vocal

John Deacon: baixo

Roger Taylor: bateria, pandeiro, backing vocal

Produtores: Queen, Roy Thomas Baker

– Don´t Stop Me Now é uma das músicas mais famosas da banda e é também muito querida pelos fãs.

– Representa o momento vivido por Freddie, com desregramento em relação à sexo e uso de substâncias. Nessa época, o frontman levava uma vida sem regras, com muitos parceiros românticos e constante consumo de drogas.

– Este estilo de vida o fez se distanciar do resto da banda. Seus companheiros de banda estavam muito preocupados com o que esse estilo de vida poderia provocar na vida dele.

– A música é carregada pelos vocais e piano de Mercury, com o ritmo sendo imposto pelo pandeiro de Roger Taylor nos refrões. O solo icônico de Brian May ainda é considerado um dos mais conhecidos e amados da história da banda. É um solo muito recriado por uma geração de guitarristas iniciantes que tentam imitar o som conseguido pela famosa guitarra Red Special do músico.

– Na música, Freddie Mercury faz uma referência explícita a Lady Godiva, uma personagem clássica da Idade Média britânica. Ela foi uma nobre do século XI, casada com o conde de Mércia, chamado Leofrico. Diz a lenda que ela implorou a seu marido para retirar os altos impostos cobrados do povo de Coventry. Ele concordou com uma condição: que ela cavalgasse nua pelas ruas de Coventry. Ela aceitou a proposta e seu marido mandou que todos os moradores da cidade fechassem as janelas das casas até que ela passasse. No final de tudo, Leofrico manteve a sua palavra e retirou os impostos.

Lady Godiva http://www.artuk.org/artworks/godiva-55279

– A música é carregada pelos vocais e piano de Mercury. Roger Taylor impõe o ritmo, soltando seu pandeiro nos refrões, que contam com backing vocals extremamente eficazes. O solo de Brian May foi conseguido desfasando os microfones usados para gravar sua Red Special.

– Em uma pesquisa realizada com 2.000 pessoas pelo neurocientista Jacob Jolijr da Universidade de Groningen (Holanda), Don´t Stop Me Now foi considerada a música mais feliz da história.

– A pesquisa foi realizada a pedido da Alba, uma empresa britânica que produz produtos eletrônicos.

– O cientista considera que existem três aspectos que estão sempre presentes em canções que são consideradas alegres: um ritmo rápido (150 batidas por minuto), letras positivas e acordes maiores.

 

 

 

In Only Seven Days

Ficha técnica

Freddie Mercury: vocais, piano

Brian May: guitarra

John Deacon: baixo, violão

Roger Taylor: bateria

Produtores: Queen, Roy Thomas Baker

Engenheiro de som: Geoff Workman

Assistente de engenheiro de som: John Etchells

– In Only Seven Days é a segunda contribuição de John para o Jazz.

– É uma doce balada com uma letra ingênua.

– A música, que é uma simples faixa de piano simples e otimista, conta a história das férias do narrador e a sua repentina paixão por uma pessoa que ele conhece nas férias.

– A música termina com o fim da viagem e a volta do narrador à sua solidão.

 

Fontes:

Queen all The Songs: The Story Behind Every Track – Bernoît Clerc

Queen: Complete Works. George Purvis

Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Site: Queen Vault

Catracalivre.com.br

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *