Queen The Greatest – Episódio 24 – Under Pressure

“Queen The Greatest”: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora.

Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os momentos-chave da história do Queen nos lembrando porque o Queen e sua música continuam a ser amados em todo o mundo.

Celebrando o que é, para muitos, a maior colaboração da história do rock. A história de como o Queen se juntou em Montreux, Suíça, com David Bowie, e uma noite de brincadeira no estúdio de gravação resultou em um single número um.

O Queen The Greatest desta semana celebra uma das maiores colaborações da história do rock, Queen e David Bowie em Under Pressure. Brian May e Roger Taylor falam em entrevistas recentes sobre aquela noite memorável e como aquele riff famoso foi quase perdido, com cenas adicionais raramente vistas de Bowie falando sobre como ele se lembrava (“era peculiar”!).

Em 1981, o Queen comprou o famoso Mountain Studios em Montreux – e foi durante uma sessão de gravação lá que o engenheiro do estúdio, Dave Richards, fez um telefonema improvisado.

David Bowie: Eles estavam gravando lá e, David (Richards) sabia que eu estava na cidade, e me ligou e perguntou se eu poderia descer e ver o que estava acontecendo. Então eu desci e essas coisas acontecem, sabe, de repente vocês estão escrevendo algo juntos e foi totalmente espontâneo, certamente não foi planejado. Foi peculiar! 

Roger Taylor: Bem, acho que o processo foi quando estávamos todos bêbados e no estúdio, e estávamos apenas nos divertindo tocando todos os tipos de músicas antigas. Lembro-me de algumas canções antigas do Cream, e tudo o que veio em nossas cabeças e acho que David disse, “olha, espere um minuto, por que não escrevemos uma de nossa própria?

Freddie Mercury: Estávamos brincando e então meio que improvisando com as faixas e de repente dissemos ‘por que não vemos o que podemos fazer no calor do momento?

Produtor Reinhold Mack: Então há a pressão de sua majestade, David, estar lá, e todos queriam parecer suaves e rápidos com ideias e outras coisas.

Brian May: Deacy, é claro, veio com esse riff, ding, ding, ding, de de, ding, ding.

Mack: Bom, bom, bom, de, de, dah, dah.

Roger Taylor: Ding, ding, ding, de de, ding, ding.

Mack: Ele continuou tocando isso indefinidamente.

Roger Taylor: E depois fomos comer uma pizza e ele esqueceu! Escapou completamente de sua mente. Voltamos e eu me lembrei. 

Brian May: E, claro, estamos acostumados a tocar juntos, e agora temos esse outro cara lá, que também está dando entrada, dando entrada, dando entrada.

Roger Taylor: A ideia de David de colocar todos esses cliques e palmas, e então, o tipo de faixa cresceu.

Brian May: E naquela época David estava muito apaixonado por isso e ele teve uma visão em sua cabeça, eu acho. É um processo bastante difícil e alguém tem que recuar e, na verdade, eu recuei, o que é incomum para mim. 

O resultado daquela longa noite foi Under Pressure, e quando lançado em outubro de 1981, deu ao Queen seu segundo número 1 no Reino Unido, e se tornou um grande sucesso em todo o mundo.

Devido aos compromissos de turnê, a banda não conseguiu fazer um vídeo promocional – então o diretor David Mallet capturou a essência da faixa em uma montagem lindamente trabalhada de filmagens de arquivo.

A música se tornou um recurso permanente nos shows subsequentes do Queen e foi um dos momentos de destaque no show Freddie Mercury Tribute em 20 de abril de 1992, onde David Bowie e Annie Lennox se juntaram a Roger, Brian e John para uma performance verdadeiramente arrepiante.

Sem dúvida, um dos maiores sucessos do Queen, e não foi surpresa quando os leitores da revista Rolling Stone recentemente votaram nele como uma das maiores colaborações musicais de todos os tempos.

Próxima semana: Vídeos de sucesso de bilheteria do Queen.

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *