Led Zeppelin e a Influência no Queen

Queen e Led Zeppelin! – Legado, significado cultural e influência para o Queen.

O Led foi o líder da mudança da era psicodélica da década de 60 para o rock sexualmente orientado, baseado na masculinidade e num movimento mais centralizado.

Essa mudança levou à sensação rock ‘n roll que temos hoje. Eram muitas coisas, mas tudo o que faziam era artístico.

Led Zeppelin foi incluído no Hall da Fama do Rock ‘n Roll em 1995 e ganhou inúmeros prêmios, incluindo um Grammy pelo conjunto de sua obra neste mesmo ano de 1995.

Cada membro da Banda é considerado um dos, senão o maior, na área.

Eles venderam mais de 200 milhões de Álbuns em todo o mundo e estão em uma categoria de elite, com os Beatles e Garth Brooks como estatisticamente os maiores artistas de todos os tempos.

A Banda é o epítome do branding e mudou a forma como a música era criada para o rádio e até mesmo a forma como os empresários operavam.

 

Essa mudança ocorreu junto com a mudança na história dos Estados Unidos. O movimento da contracultura atingiu o auge e a mudança estava por vir. A música do Led Zeppelin representou um período de mudança e atividade.

O Led Zeppelin deixou um legado impressionante, e até Jimmy Page se orgulha do fato de que sua música inspirou alguns dos maiores músicos da atualidade a perseguir seus sonhos.

Levaria muito tempo para listar as diversas Bandas que admitiram ser influenciadas pelo Led Zeppelin, que incluem Metallica, Madonna, Red Hot ChiliPeppers, Audioslave, Alice Cooper e Beastie Boys, para citar alguns.

O Led Zeppelin também teve um grande impacto na moda e na definição de Cool . A Banda exalava sexualidade e machismo e todos queriam transmitir essa vibração.

Eles até começaram a moda dos cabelos grandes na década de 80.

O Led Zeppelin definiu o rock e o estilo de vida do rock e eles não são apenas adorados pelos fãs, mas também respeitados por músicos famosos.

 

Mas vamos nos concentrar no Queen!

Brian May chegou a dizer que o Led Zeppelin criou o projeto geral de uma Banda de rock.

May disse que os membros do Queen estavam preocupados por terem perdido o barco para o sucesso quando ouviram o Led Zeppelin pela primeira vez.

 

A Banda de Jimmy Page foi formada dois anos antes do Queen, mas em uma entrevista para a Total Guitar, May refletiu que poderia muito bem ter sido uma vida inteira do ponto de vista do grupo mais jovem.

Esses caras não estavam muito à nossa frente em idade, mas a primeira vez que ouvimos o Zeppelin, pensamos -‘ Oh, meu Deus, é aqui que estamos tentando chegar, e eles já estão lá! 

Então, de certa forma, houveram momentos em que sentimos como se tivéssemos perdido o barco. Como se não pudéssemos colocar nossas coisas lá fora. Mas nossa visão era um pouco diferente do Zeppelin, musicalmente.

É mais harmônico e melódico, suponho …

Mas eu nunca teria vergonha de dizer que o Zeppelin foi uma grande influência para nós, não apenas musicalmente, mas também na forma como eles se comportaram no negócio, sem comprometer. A forma como lidaram com a sua imagem, a integridade, a forma como construíram o seu espetáculo – tantas coisas. Suponho que entre o Zeppelin, os Beatles e o Who, você veria de onde viemos. Esse foi o tipo de plataforma que rebatemos … 

 

Brian também concordou que a música Now I’m Here  do Queen foi fortemente influenciada por Black Dog  do Zeppelin.

 

▪️Black Dog

 

▪️Now I’m Here

 Devo muito à Jimmy Page, é claro – o mestre do riff e o mestre em se perder deliberadamente em compassos.Acho que essa música foi inspirada, definitivamente, no espírito do Zeppelin. Todas aquelas coisas maravilhosas que acontecem quando Bonzo lança coisas que soam como se estivessem em um compasso diferente – essas coisas sempre me fascinaram.

 

▪️Notas

Bonzo à que Brian se refere é John Bonham, baterista do Led Zeppelin.

John Bonham foi o motor rítmico do Led Zeppelin. Com Page, Plant e Jones, ele alcançou fama e fortuna.

Dividido entre a saudade da família e os excessos da estrada, Bonzo encontrava conforto na bebida.

O alcoolismo cobrou seu preço em Setembro de 1980, quando o baterista foi encontrado morto pelos companheiros de Banda.

Ele foi achado morto por asfixia no próprio vômito, após consumir mais de quarenta doses de vodca, com apenas 32 anos.

 

▪️O single do Queen que foi inspirado em uma música do Led Zeppelin.

Apresentando a entrega vocal arrebatadora de Freddie Mercury e os ganchos de guitarra bem enrolados de Brian May – Innuendo – acompanha as melhores faixas que o Queen lançou durante sua gestão.

Ao longo de seis minutos, a música vai e vem, especialmente na forma como a bateria ressoa durante o processo, cada tom-tom e preenchimento destinado à grandeza, parando apenas para deixar o público desfrutar de um suspiro eufórico.

Entre os riffs intensos e os vocais altíssimos, surge o som de uma guitarra flamenca mais silenciosa e agradável, trazendo novas texturas sonoras para a órbita cada vez mais ampla da Banda. É o som de Steve Howe, o vigoroso guitarrista e diretor musical do Yes, agora mais determinado do que nunca a mostrar sua versatilidade como músico acústico.

A música foi uma das composições mais sinceras de Roger Taylor, questionando a necessidade incessante do homem de criar guerra quando estava cercado por tanto esplendor e beleza. Ele foi sem dúvida inspirado pela condição debilitada de Freddie Mercury, mas é possível discernir na faixa alguns dos sabores da obra-prima com sabor oriental do Led Zeppelin – Kashmir.

Foi o primeiro e único aceno de reconhecimento do Queen ao chamado gênero de rock progressivo.

 Acho que Innuendo foi uma daquelas coisas que poderia ser grande – ou nada. Tínhamos os mesmos sentimentos sobre Bohemian Rhapsody. É um risco porque muita gente diz – ‘ É muito longo, é muito complicado e não queremos tocar no rádio … ‘ Acho que isso pode ser um problema e, nesse caso, morrerá. Ou pode acontecer que as pessoas digam ‘ Isto é interessante, novo e diferente ’, e nós arriscaremos … – Brian May.

Na verdade, o público deleitou-se com o perigo, e o banger conquistou o hit número um mais improvável de sua carreira.

Mas não houve maior sentimento de realização para a Banda quando foi anunciado que o vocalista do Led Zeppelin – Robert Plant – havia concordado em cantar Innuendo em Wembley com eles, no Tributo à Freddie Mercury, em 1992.

Reconhecendo a influência que teve no grupo, Plant adicionou alguns versos de Kashmir  à mixagem, o épico do Zeppelin que inspirou a faixa do Queen. Não combinou com a música, seja por falta de ensaio ou por nervosismo por parte de Plant, e o cantor sentiu certo constrangimento pelo esforço. Sua aparição foi omitida do lançamento do DVD na década de 2000, à seu pedido.

 

 

É uma pena que ele tenha uma opinião tão forte sobre o desempenho, especialmente considerando algumas das performances ruins da noite.

 

O Álbum Innuendo é o último Álbum de estúdio do Queen. Através da bucólica beleza, vemos o som de quatro homens tentando desesperadamente mostrar o quanto queriam. E embora soubessem que seu trabalho nunca sairia do estúdio, as gravações mostram um quarteto tocando como se suas vidas dependessem disso.

E com a faixa-título, Queen mostrou que eles eram uma Banda de rock progressivo tão viável quanto Led Zeppelin era.

 

Innuendo (Vídeo oficial)

 

Innuendo (Tributo a Freddie Mercury)

 

Via Far Out Magazine Co.Uk

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *