Larry Lurex – o Queen com outro nome

Larry Lurex And The Voles From Venus – O Queen, em outro nome!

 

O produtor Robin Geoffrey Cable, que morreu em Janeiro de 2020, nunca foi famoso ou mesmo infame.

No entanto, aqueles que trabalharam com Cable no Trident Studios no início dos anos 70, lembram-se dele como um mago do som, tendo os melhores ouvidos do mercado.

E Robin Geoffrey Cable também produziu o primeiro single não oficial do Queen.

No Outono de 1972, Cable estava mexendo com uma versão cover do sucesso dos Beach Boys – I Can Hear Music. A música foi co-escrita por Phil Spector – o herói de produção de Cable – e Cable estava obcecado em reproduzir a assinatura de Spector – Wall of Sound.

▪️Nota – Wall of Sound, também chamado de Spector Sound, é uma fórmula de produção para gravações de música Pop e Rock desenvolvida por Phil Spector na década de 1960.

 

O Queen estava fazendo seu primeiro Álbum na época, o que significava que eles costumavam vagar pelo Trident esperando que um estúdio ficasse vago. Cable ficou impressionado com Freddie Mercury e pediu à ele que cantasse em seu cover de I Can Hear Music.

Demorou 10 minutos para Freddie começar à tentar assumir o projeto …

Em seguida, Brian May estava tocando um solo de guitarra e Roger Taylor estava sacudindo um pandeiro e maracas.

No entanto, John Deacon não foi encontrado em lugar algum …

 

Depois, Freddie voltou sozinho para cantar o lado B – um cover de Goin’ Back de Gerry Goffin e Carole King – anteriormente um sucesso para Byrds e Dusty Springfield, entre outros.

Desta vez, Brian e Roger foram substituídos por músicos de estúdio.

Cable conseguiu uma réplica justa do som panorâmico de Spector. Ele então acelerou a voz de Freddie para fazê-lo soar mais jovem, mais feminina e mais parecido com os protegidos de Spector, os Ronettes, que gravaram a canção original.

Assim, 3/4 do Queen tinham acabado de gravar seu single de estreia sem querer, mas foi arquivado até que a Banda assinou com a EMI.

 

O primeiro single oficial do Queen – Keep Yourself Alive – deveria ser lançado em Junho de 1973, então Cable inventou um pseudônimo para seu projeto secreto – Larry Lurex And Thee Voles From Venus. O nome foi inspirado no Glam-Rocker Gary Glitter e na Banda de apoio alienígena de David Bowie – The Spiders From Mars – do início dos anos 70.

 

 

O nome da Banda Larry Lurex And The Voles From Venus foi escrito à mão em um acetato antigo, mas depois abreviado para apenas Larry Lurex no Álbum final, que foi lançado apenas 02 semanas antes de Keep Yourself Alive.

 

Apesar da Record Mirror se entusiasmar com a voz aguda de Larry indo como os badalos, o single sumiu sem deixar vestígios.

 

Curiosidades 

▪️Robin Geoffrey Cable reviveria seu som de Phil Spector para a música Funny How Love Is no Queen II.

▪️Ele também produziria discos para Carly Simon e Dana Gillespie antes de sofrer um acidente de carro que mudou sua vida. Cable perdeu alguma função cerebral e sofreu perda de memória de curto prazo depois disso …

▪️Passaram-se meses antes que ele pudesse se lembrar de qualquer um dos artistas com quem trabalhou.

▪️Cable eventualmente retomou sua carreira de produtor, mas nunca mais trabalhou com o Queen.

▪️Larry Lurex (com ou sem Voles From Venus) logo foi esquecido. Mas cópias de seu single ainda circulam nas lojas de discos online, uma lembrança permanente do Queen antes do Queen.

 

Goin’ Back e Mother Love. A primeira e a última música de Freddie juntas.

 

Quando Brian comparou o clipe de Goin’ Back com peças de performances do Queen, voltando no tempo, tudo se encaixou perfeitamente. Como Goin’ Back é sobre os mesmos anseios de infância, ele sabia que sua escolha para o final, com Mother Love, era para acontecer.

 

Abaixo, as palavras de Brian –

▪️Foi apropriado que a primeira música gravada de Freddie tenha sido usada como palavra final em sua última música …  ‘Acho que estou voltando às coisas que aprendi tão bem na minha juventude ! –

 

▪️Ouça aqui Mother Love e perceba algumas palavras de Going Back no final, aceleradas por uma máquina de fita e trituradas. Elas combinam no final com amostras do famoso eh-oh!, de interlúdios vocais com a multidão de Live At Wembley 1986, a introdução do sintetizador para One Vision e Tie Your Mother Down, além de uma amostra de seu primeiro single – Going Back – em 1972, encerrando a música com um choro de bebê, enfatizando assim o final da carreira de Freddie.

 

 

Going Back

 

 

– I Can Hear Music.

 

▪️E no vídeo abaixo, um pouco de nostalgia …

 

▪️Neste vídeo de 70 vemos a Loja Biba onde Freddie e Mary se conheceram. Podemos ver Bárbara Hulanick, a proprietária, chegando ao trabalho, desenhando suas coleções e preparando as modelos para fotos.

▪️Biba ficava perto da lojinha do Freddie e Roger, por isso os dois iam muitas vezes, atraídos por aquela atmosfera misteriosa e sensual de tonalidades escuras nas paredes, a reverberação suave da luz.

▪️Muitas vezes, Brian se juntava à eles, encantado pelos chamados orientais, misturadas com elementos de decoração da Belle Epoque.

▪️Tudo contribuía para criar um ambiente exótico, fora do tempo, mas também contemporâneo e extravagante, e, acima de tudo, cheio de garotas bonitas.

▪️Tudo isso ao som de Going Back cantado por Larry Lurex, o pseudônimo de Freddie, em 1972.

 

Fonte –

Magnífico !

The A To Z Of Queen

Mark Blake

 

Créditos do vídeo –

Farrokh Bulsara che divenne Freddie Mercury Libro

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *