Queen The Greatest Episódio 26 – Queen 1984: Radio Ga Ga

Queen The Greatest ”: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora.

Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os principais momentos da história do Queen, lembrando-nos porque o Queen e sua música continuam sendo amados em todo o mundo.

Queen The Greatest Episódio 26. Queen 1984: Radio Ga Ga

Comemorando mais um clássico do Queen, desta vez composto por Roger Taylor, que não foi apenas um single de sucesso mundial, mas também o vídeo mais marcante da banda, bem como um ano depois no Live Aid, tornando-se um dos momentos mais memoráveis ​​do história da música ao vivo. Apesar de alguma reação inicial inesperada…

Comemorando uma música que não foi apenas um single de sucesso com um vídeo icônico, mas que também levou a um dos momentos ao vivo mais memoráveis ​​da banda, o Queen The Greatest desta semana se concentra na escrita de Roger Taylor com Radio Ga Ga.

Inspirado por ouvir seu filho bebê pronunciar as palavras ‘radio ka-ka’ em uma música ruim no rádio, a música de Taylor viria a fornecer ao Queen um de seus maiores sucessos, alcançando o primeiro lugar em 19 países. O sucesso da música consolidaria o lugar de Taylor como um dos principais compositores de sucesso da banda.

Apresentado no álbum do Queen de 1984, The Works, Radio Ga Ga foi um exemplo perfeito de como as responsabilidades de composição dentro da banda evoluíram ao longo dos primeiros 13 anos …

John Deacon:

“No início, eram Brian e Freddie que costumavam escrever a maior parte do material, mas nos últimos cinco anos, Roger e eu começamos a contribuir mais”.

Freddie Mercury:

“Acho que chegou a hora em que, na verdade, na composição, estamos completamente equilibrados. Roger virá com algo como Radio Ga Ga, e é perfeito. ”

Roger Taylor:

“Em uma tarde de domingo, meu filho Felix chegou e ele era muito jovem, e ele meio que disse‘ ah, Radio Ka Ka ’,‘ porque ele é meio francês. E então eu pensei, ‘isso é muito bom’. Você sabe.

“Eu meio que coloquei a faixa de apoio e apresentei para Freddie, que realmente amou.”

A música subiu nas paradas britânicas e se tornou um sucesso mundial, sem surpresa, atraindo um grande número de músicas nas rádios. Porém, ironicamente pelo tema da música, foi o vídeo, dirigido mais uma vez pelo brilhante David Mallet, que chamou a atenção da geração da MTV e, ao mesmo tempo, recebeu uma reação inesperada.

Roger Taylor:

“Tínhamos um vídeo matador, no qual trabalhamos muito. E a coisa toda parecia boa e parecia de seu tempo e parecia um pouco diferente. Parecia moderno e muito fresco. ”

Inevitavelmente, alguns membros da imprensa britânica queriam um motivo para rejeitá-lo e acusaram o Queen de incorporar imagens fascistas – uma noção que Roger achou mais divertida do que irritante … ”

Roger Taylor:

“Isso foi tão absurdo, quero dizer, na verdade era para ser sobre o filme, você sabe que era para espelhar a‘ Metrópole ’de Fritz Lang, e os trabalhadores oprimidos e etc. E a coisa nazista é realmente ridícula. As pessoas sempre encontrarão um modo, se precisarem. É uma peça de entretenimento, você sabe, simples assim. ”

Se o sucesso do vídeo e do single não bastasse, a Radio Ga Ga teve um impacto ainda maior quando se tratou dos shows ao vivo do Queen

Brian May:

“Uma das grandes contribuições de David Mallet, claro, é quando o refrão chega, você ganha palmas. Foi repetido eletronicamente, no disco, e soou como uma dupla palmas. E Mallet meio que agarrou isso e deu uma palmada dupla feita pelo público, e se tornou algo tão…. Bem, acho que se tornou uma das primeiras grandes provas do poder da televisão. A primeira vez que tocamos isso, para um público que não era do Queen no Live Aid, todos sabiam o que fazer naquele momento, o que é realmente surpreendente, então esse deve ser o poder do vídeo. ”

Crédito: Fotografia de Simon Fowler. © Queen Productions Ltd.

Próxima semana – Freddie Mercury “Ay-Oh”

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *