Innuendo – Cai O Pano

Innuendo – Cai o pano …

– Uma noite, o Queen estava jantando em Montreux, quando Freddie Mercury mostrou seu pé lesionado à Brian.

– Foi nesse momento que Brian percebeu o pouco tempo que restava ao amigo.

– Nem Brian, nem Roger Taylor conversaram com a imprensa quando Freddie os informou que tinha AIDS. Ambos adivinharam a verdade, mas Freddie optou por não divulgar sua condição por algum tempo.

– Os médicos de Freddie aparentemente sugeriram que ele não viveria para ver o lançamento do décimo terceiro Álbum do Queen – The Miracle – em Maio de 1989, então ele pediu à Banda que continuassem fazendo música pelo tempo que pudessem.

– O Queen começou seu Álbum seguinte – Innuendo – antes mesmo de seu antecessor ser lançado.

– O Queen se escondeu no Mountain Studios, de Montreux, no início de 1989 com o co-produtor David Richards. Eles estavam longe de olhares indiscretos e da imprensa britânica. A Banda trabalhou por três semanas de cada vez, com uma pausa de quinze dias no meio. Várias músicas das sessões de The Miracle foram revisitadas, outras saíram de longas jams no estúdio.

– Tudo foi mais uma vez creditado ao Queen. Depois de anos discutindo sobre os créditos da escrita, eles alcançaram um estado de democracia harmoniosa, pelos padrões do Queen.

Eu sei que é difícil para as pessoas acreditarem, mas na verdade foi uma época feliz. Freddie estava em estado terminal, mas não afetou seu senso de humor, disse Brian.

 Ele estava rindo e brincando !  Ele não queria pena, não queria que ninguém sentisse pena dele, confirmou Roger.

 

– Havia algo de libertador em Innuendo. Era como se todas as apostas tivessem dado errado, embora o senso de negócios do Queen não os tivesse abandonado e o Álbum incluísse cinco sucessos futuros.

– A faixa-título e o primeiro single do Álbum foram originalmente uma criação de Freddie e Roger.

– Em Innuendo, o Queen fundiu elementos da grande sonoridade de Kashmir do Led Zeppelin com o Bolero de Ravel e a Quinta de Beethoven.

 

Kashmir – Led Zeppelin

 

– Até mesmo os ooh, ooh’s de abertura de Freddie foram direto do guia vocal do vocalista do Led Zeppelin – Robert Plant – embora Plant mais tarde tenha cantado a música no Freddie Mercury Tribute Concert e combinou.

– Innuendo também interrompe no meio para um interlúdio de guitarra flamenca que lembra o intervalo instrumental de Oh Well  do Fleetwood Mac. (Banda de Rock dos anos 60).

 

 

– O envolvimento de Steve Howe do Yes na música foi outro aceno para o passado. Smile e Queen abriram para o Yes em uma vida anterior.

– Enquanto Innuendo sugeria pestilência bíblica e continentes inteiros sendo engolidos pelo oceano, o Queen imediatamente difundiu o drama com seu single seguinte – I’m Going Slightly Mad.

– O vídeo que acompanhava mostrava a Banda brincando em chapéus e máscaras de comédia, com um extra pesado em um traje de gorila. Freddie usava uma peruca e várias camadas de enchimento para disfarçar o quão magro ele havia se tornado.

– Ele e seu amigo, o cantor e ator Peter Straker, ficaram acordados a noite toda compondo letras espirituosas como:  Estou tricotando com apenas uma agulha.

– Mas havia algo melancólico nisso tudo. As faculdades mentais de Freddie estavam se deteriorando e ele agora estava tendo apagões. Sua performance vocal foi inigualável, porém.

– Brian compôs Headlong para seu próximo Álbum solo, mas se tornou o terceiro single de Innuendo.

Às vezes é doloroso entregar o bebê , ele admitiu.

– Foi vendido com um vídeo de performance em que o Queen tentou voltar no tempo. Quase funcionou …. Em uma cena, Freddie tocou seu suporte de microfone serrado como uma guitarra. Em outra, ele caiu de joelhos prestes à fazer uma flexão, aparentemente desafiando qualquer um que ousasse questionar sua saúde.

– Os dois últimos singles do Innuendo abordaram a situação do Queen indiretamente. These Are the Days of Our Lives, de Roger, era uma música pop delicada. The Show Must Go On, de Brian, uma balada arrasadora.

– Como na maioria dos Álbuns do Queen após 1980, os singles superaram o resto do Álbum. Isso foi uma benção no caso de Delilah – a canção de amor de Freddie para sua gata favorita. A faixa incluía um solo de guitarra no qual Brian imitava um miaow ‘felino, presumivelmente sob grande pressão.

Não é o melhor trabalho de Freddie – disse Roger.

– As outras contribuições de Freddie foram da balada contemplativa Don’t Try So Hard, ao dueto Bijou, em que Brian tocou os versos e Freddie cantou no lugar de onde normalmente estaria o solo de guitarra.

– Freddie também forneceu os curiosos versos valsa gospel de All God’s People e o Heavy Metal uivante de The Hitman.

– Innuendo foi completado por Ride the Wild Wind de Roger e I Can’t Live with You de Brian.

– A música de Roger sugeria filme de perseguição de carro. Pense: um homem mal-humorado e bonito conduz seu carro por uma longa faixa de estrada deserta.

( Inspiração em James Dean ).

– Embora a música não tenha chegado à grandes paradas, foi redimida por um solo de guitarra animado.

– I Can’t Live with You foi outro das canções de amor torturadas de Brian. A Red Special ajudou à transmitir sua angústia, e sugeriu que a vida com a ex-estrela de novelas Anita Dobson não era corações e flores o tempo todo.

– Innuendo foi precedido por sua faixa-título em Janeiro de 1991.

É um pouco arriscado, mas você ganha tudo ou perde tudo ! , disse Brian.

 – Innuendo, o single menos comercial do Queen desde Bohemian Rhapsody, foi o número um no Reino Unido.

– O Álbum também se tornaria o terceiro consecutivo do Queen no Reino Unido. Mas a Banda não pôde fazer uma turnê.

Freddie acha difícil, física e mentalmente “, disse Brian na época. ” Um frontman suporta muita pressão.

– Enquanto isso, a administração do Queen os negociou de seu acordo americano com a Capitol Records para uma nova gravadora. Há rumores de que a Hollywood Records pagou 10 milhões de libras pelo Queen, uma quantia extraordinária para um grupo que não tinha um Álbum entre os vinte primeiros ou um single entre os dez primeiros desde 1980, e cujo vocalista se recusou à dar entrevistas ou fazer turnê.

– Quando Innuendo chegou ao número trinta na parada dos EUA, a decisão de negócios da Hollywood Records parecia falha.

No entanto, a gravadora também adquiriu os direitos do catálogo antigo do Queen, o que, com a crescente popularidade do CD, permitiria à Hollywood reembalar a música do Queen em um novo formato.

– Anos depois, o Presidente da Hollywood Records – Peter Paterno – discutiu o acordo com mais detalhes, alegando que o chefe executivo da gravadora – , Michael Eisner – se opôs à contratação do Queen com base em suas baixas vendas nos EUA e rumores sobre a saúde de Freddie.

– Eisner até queria incluir uma cláusula no contrato sobre o que aconteceria se Freddie morresse, ao que Paterno respondeu –

Se ele morrer, por mais mórbido que pareça, isso também vende discos … 

– A morte de Freddie Mercury estava se aproximando rapidamente, mas sua vida comercial, após a morte, estava prestes à começar …

 

 

– Fonte – Magnífico ! – The A To Z Of Queen – Mark Blake

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *