Algumas demos de Freddie Mercury !
▪️Nota –
Demo tape ou fita demo é uma gravação musical demonstrativa amadora, feita em estúdio ou não, sem vínculo com gravadoras, para estudos musicais, ou primeiras propostas do que futuramente pode vir a ser um Álbum de música.
1️) Gazelle
19 de Abril de 1984 –
▪️Freddie grava a Demo Gazelle no Musicland Studios em Munique, Alemanha.
▪️Esta é uma Demo do Álbum Mr Bad Guy, porém não lançada, mas aproveitada no The Freddie Mercury Solo Collection, de 2000 – The Rarities Disc 1.
▪️Esta Demo foi gravada no início das sessões de Mr. Bad Guy. É uma faixa simples, escrita por Freddie. Uma divertida e única experimentação de bateria eletrônica com “ Freddie’s ” multi-track engajados em vocalizações e gritos repetidos da faixa-título.
▪️A faixa Gazelle mostra Freddie experimentando ideias para uma música que não passou dessa Demo. É curta e doce ( apenas 1:18 min. ) com uma boa faixa de apoio que é inteiramente camadas de percussão e baixo.
▪️Freddie está com a voz muito boa também, em uma faixa muito boa.
▪️Ele fornece os vocais, toca piano e opera a bateria eletrônica. Foi produzida por Reinhold Mack.
2️) Barcelona – Freddie’s Demo Vocal
▪️Em 28 de Abril de 1987, Freddie e Mike Moran estão no Town House Studios em Londres, onde começam à trabalhar numa música de excelência, o que para Freddie será o desafio de toda a sua carreira artística – Barcelona – Freddie’s Demo Vocal.
▪️Descrever essa Demo é difícil, gera todo tipo de emoção.
▪️Ela contém todos os vocais de Freddie, as letras ainda eram incompletas e o falsete, mesmo que fosse apenas uma faixa guia para Montserrat, é emocionante, podemos ouvir todo o seu poder musical e ao mesmo tempo a delicadeza e controle que Freddie tinha em sua voz.
▪️Ninguém jamais diria, ao ouvi-la, que foi cantada por um roqueiro, um homem, aliás, não em sua plena forma física.
3️) Barcelona – Freddie’s Vocal Slave
▪️Nesse mesmo dia, Freddie e Mike gravaram uma segunda versão, uma mistura mais refinada – Freddie’s Vocal Slave – omitindo o falsete e focando nos vocais reais, e nesta versão podemos ouvir a bela voz de Freddie no início da música conversando com Mike.
▪️São 02 pequenas obras-primas criadas com paixão, amor, sentimento, criadas por um homem que colocou toda a sua reputação musical em risco, ao cantar em nível operístico.
4) When This Old Tired Body Wants to Sing !
Quando este velho corpo cansado quer cantar !
▪️A demo foi gravada no Mountain Studios, Montreux, em 22 de Junho de 1987, com Mike Moran ao piano, durante uma jam session, tarde da noite para o Álbum Barcelona.
▪️Esta foi uma jam improvisada e, como tal, muitas palavras são improvisadas e indecifráveis.
▪️Partes do riff de piano mais tarde seríam trabalhadas na faixa – Overture Piccante.
Curiosidades –
▪️Os vocais ‘let’s go , go baby e when this old tired body wants to sing foram usados mais tarde para a faixa de 2015 – Little Freddie Goes To School – de Stuart Leathem, com Esther Trousdale. 👇
▪️Na demo, você pode ouvir ao fundo Mike Moran rindo da extrema explosão de poder e energia de Freddie.
▪️Provavelmente, Freddie estava um pouco bêbado, tornando isso muito divertido.
▪️A faixa está disponível apenas na caixa Solo 10CD/2DVD, como faixa 18 do CD Rarities 2 – The Barcelona Sessions.
Overture Piccante
5) La Marcha Del Otoño – 1988 – Demo rara
▪️Freddie com Mike Moran ao piano, brincando no estúdio com uma ideia para o Álbum Barcelona.
▪️Eles tentaram isso muitas vezes, mas abandonaram …
▪️A Demo se chamou La Marcha Del Otoño.
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.bilibili.com/video/BV1iA411V7zG&ved=2ahUKEwj_3YSPnMn6AhWWRLgEHT1DAsMQo7QBegQICBAB&usg=AOvVaw0DeMUKVqBC14kvG47K5Sgt
Fontes –
– Queen Romênia
– Queenpedia
– Queen Online
– Queen Vault
– How Can I Go On
– Ultimate Queen
– Queen Concerts