B-sides – Parte 1/18 – See What a Fool I´ve Been

B-SIDES 1/18

See What A Fool I’ve Been

Autor: Brian May

B-side de Seven Seas Of Rhye, 1974

 

– Esta música, que não encontrou lugar na primeira edição do Queen II, contentando-se em acompanhar o single Seven Seas Of Rhye como lado B rumo à glória das paradas, é uma incursão no blues assinada por Brian May e concebida na época do Smile.

É a autocomiseração queixosa de um homem deixado por uma mulher, evidentemente negligenciada por muito tempo.

 

– Uma ideia de Brian, dissemos, mas no início foi decidido publicar See What A Fool I’ve Been creditada como Traditional – arr. May, porque o próprio guitarrista não lembrava exatamente de onde havia tirado sua inspiração:

 

Eu peguei emprestada a ideia da música de uma performance que vi na TV, só não conseguia lembrar quem era. Só me lembrava de uma sequência de acordes e de alguns versos que eu tinha jogado em uma música, e não tinha a menor ideia de transformar uma peça blues em uma versão mais heavy.

 

– A busca pela faixa inspiradora acabou sendo bastante complexa e, algum tempo depois, foi um ávido fã do Queen que descobriu qual música era a certa. Ele apontou para Brian, que confirmou com entusiasmo:

 

Sim, é essa mesma!

 

– Tratava-se de That’s How I Feel, de Sonny Terry & Brownie McGhee.

– Mas a música de May permaneceu devidamente creditada a May, porque a música original nada mais era do que uma rodada de blues muito tradicional.

– As duas versões de See What A Fool I’ve Been distinguem-se claramente por duas peculiaridades: a do lado B do single é uma interpretação teatral de Freddie Mercury, que se identifica com o personagem até beirando o cabaré, mais do que em qualquer de suas outras performances; ao contrário, na versão gravada no Langham 1 Studio em Londres para a BBC, sua voz é menos alegre e, de fato, muito vigorosa.

– A qualidade do tratamento sonoro também é muito diferente e pende fortemente a favor da gravação gravada na segunda sessão da BBC de 23 de julho de 1973, publicada oficialmente pela primeira vez na habitual edição Deluxe do álbum datado de 2011.

   

Single Seven Seas Of Rhye / See What A Fool I’ve Been (by discogs)

 

See What A Fool I’ve Been

 

See What A Fool I’ve Been, no Hammersmith ‘75

 

That’s How I Feel, de Sonny Terry & Brownie McGhee

 

Fonte: Queen Opera Omnia – Le Storie Dietro le Canzoni, de Roberto De Ponti

Pesquisa e Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Um pouco mais sobre b-sides

O que são “B-Sides”?

 

Quanto valem e o que são B-sides? – Por Sheila Pauka

 

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *